O Organizando com a Deusa é uma iniciativa sensacional criada pela Rebeca Rosa. Essa foi uma indicação da Marina Minassian, a @caoticasuave (que eu entrevistei aqui e já falou sobre consumo consciente aqui).

rebeca rosa organizando com a deusa foto

Ela fala bastante sobre planejamento pessoal, organização e hábitos a partir de uma visão afrocêntrica. Particularmente, fiquei bem feliz de poder dar um pouquinho mais de voz para o Organizando com a Deusa, afinal de contas esse é um trabalho muito legal e importante para a sociedade tão desigual que vivemos. Então vamos ao que interessa:

Conhecendo um pouco mais da Rebeca Rosa e o Organizando com a Deusa

Me conte um pouco mais da sua história, do Organizando com a Deusa e de como chegou a onde está hoje?

Eu sempre gostei de me organizar. Desde muito pequena eu sempre pedia como presente aos meus pais agendas e livros.

Quando entrei no Ensino Médio, percebi que as pessoas ao meu redor não tinham essa relação harmoniosa com planejamento e por conta disso, e pela minha vontade de passar em uma universidade pública aos 17 anos, em 2017 eu comecei a estudar de maneira aprofundada métodos e ferramentas que nos ajudassem sair do 3° ano com uma vaga garantida na faculdade dos nossos sonhos.

Em agosto de 2018 quando eu estava cursando o segundo semestre do curso de História, eu abri uma conta no instagram com intenção de compartilhar um pouco mais sobre meu curso e organização de estudos, mas as pessoas estavam mais interessadas em como eu organizava meu dia e como conseguia dar conta das minhas demandas.

Então, no fim de 2019 passei a trazer alguns conteúdos de teste sobre organização pessoal e quando virou o ano eu decidi mudar de nicho já que aquele assunto era prazeroso para mim e meus seguidores. Em agosto de 2020 eu mudei o nome do instagram e o transformei no ‘’Organizando com a Deusa’’ pois logo em seguida lançaria meu primeiro info-produto, ‘’Manual de como ser uma deusa organizada’’ e gostaria de ter um nome marcante estampado nele.

Em seguida, muitas pessoas começaram a me procurar para saber se eu realizava consultoria, mentoria e workshop, e foi então que passei a oferecer esses serviços. De lá para cá, já fui consultora de mais de 10 mulheres e mais de 100 pessoas passaram pelas três turmas de workshops que eu abri sobre rotina para autônomos e planejamento
anual.

Por conta de tudo isso, eu consegui sair da casa da minha mãe, comprei meu notebook, decorei meu quarto do jeitinho que sempre sonhei e sou independente financeiramente. Hoje eu realizo meus sonhos ajudando as pessoas a realizarem os seus.

Para você qual é o vínculo mais forte que existe entre a sua formação (história) e a organização?

Meu pai tem formação em Direito, então eu sempre enxerguei a vida através de um viés político, pois desde pequena ele instigava que eu pensasse o contexto mundial a partir da história. Então, eu sempre li os acontecimentos como consequências de fatos históricos e hoje não é diferente.

É muito nítido para mim que a forma como a população preta e indígena é disposta na sociedade advém desse passado escravocrata. Então, eu sempre me pergunto:

  • Quem são as pessoas mais encarceradas e assassinadas?
  • Quem são as pessoas em piores condições de emprego?
  • Quem são as pessoas com os menores índices de alfabetização
  • Quem são as pessoas com os menores índices de educação?
  • Quem são as pessoas com os menores índices de nutrição?
  • Quem são as pessoas com as menores condições de moradia?

A população preta e indígena. Toda essa desgraça coletiva faz com que as pessoas pretas não acreditem no seu potencial e muito menos no poder que elas têm de transformar a sua vida e ao seu redor através da organização.

Eu ensino sobre organização e planejamento pessoal para que a gente crie consciência de que se não conseguirmos organizar nossas agendas e nossas casas, será impossível organizar uma sociedade de maneira justa.

De onde veio a inspiração para explorar mais o tema da organização focado em pessoas pretas?

Eu acompanho esse mercado desde muito pequena, como já disse. Mas só depois que comecei a ter uma consciência racial mais profunda que percebi que não existiam pessoas pretas falando sobre organização de uma maneira consciente.

Por isso, decidi juntar o útil ao agradável. Criei uma página que depois se tornou uma empresa que tem como foco transmitir a visão que pessoas pretas não só podem se organizar, mas como historicamente essa foi a forma que nossos ancestrais se emanciparam.

Então, meu foco não é apresentar a organização como algo bonito e fofo, mas um caminho para emancipação e libertação efetiva do meu povo.

Para alguém branco, como eu, mas que gostaria de entender mais sobre o assunto (de racismo, injustiças históricas, ações afirmativas, etc), que filme, obra, livro, série ou página você recomenda?

Tenho duas indicações:

  1. Livro: Branquitude – Estudos Sobre A Identidade Branca No Brasil
  2. Curso online: Pensando a Branquitude

Tem algum outro projeto além do Organizando com a Deusa? Se sim, qual?

Me manter saudável no meio de uma pandemia e me formar em História rs.

Vida Produtiva

O que é produtividade para você?

Fazer todas as atividades que preciso fazer e terminar o dia bem, me sentindo satisfeita e com a cabeça no lugar.

Como é um dia ideal de trabalho para você?

Acordar às 7h, tomar café da manhã com minha namorada, arrumar a casa e meu quarto. Começar trabalhar às 9h, parar para almoçar 12h, voltar a trabalhar às 14h e encerrar o expediente às 17h para dar tempo de ver o pôr do sol com meu amor.

Qual o principal desafio relacionado à produtividade no seu trabalho hoje?

Estar bem para trabalhar. Todo o contexto que estamos vivendo afeta 100% minha saúde mental e me faz não querer levantar da cama.

E o que tem feito para superá-lo?

Com ajuda das pessoas que me amam, minha psicóloga e uma rotina que não inclui apenas trabalho, eu tenho conseguido ser produtiva, pois percebi que precisava me alimentar bem, dormir bastante, fazer exercícios, estudar coisas que amo e estar perto de quem amo para conseguir manter minha produtividade.

Usa alguma técnica ou método para ser mais produtivo e se organizar?

Sempre que estou empacada uso o Método Pomodoro para executar minhas tarefas. E por sofrer recorrentemente com ansiedade, eu desenvolvi uma estratégia. Toda vez que minha lista de tarefas está crescendo demais e eu não consigo sair do lugar, eu pego um post it (pode ser qualquer pedaço de papel) e escrevo as tarefas urgentes.

Em regra, assim que você faz as atividades que estão te dando dor de cabeça o resto flui, e se não fluir, pelo menos você já fez o que era obrigatório no dia.

O que você está lendo ou que livro(s) recomenda?

  1. Uma conversa de presente – Suellen Coutinho
  2. Mude seus horários, mude sua vida
  3. Etiópia: E a origem da civilização – John G. Jackson

Indique 3 ferramentas (apps, softwares ou gadgets – online ou offline) que você não pode viver sem

  1. Trello
  2. Planner
  3. Quadro físico de planejamento semanal

Quem você adoraria ver respondendo essas mesmas perguntas?

Isis Almeida do @seorganiza.bonita que é uma grande inspiração para mim.

Quer adicionar algo para os leitores do Sua Produtividade?,

Gostaria de fazer um convite para o Workshop: Nunca fiz uma Rotina!

O workshop que iremos propor neste mês de março está 100% relacionado com o caos que estamos vivendo agora no Brasil. Por conta do cenário de saúde atual do nosso país, nós ainda não sabemos quando será seguro sair de casa, mas também não aguentamos mais ficar em isolamento. Essa
realidade afeta a forma como vemos nossos dias e consequentemente nossas rotinas, pois é natural pensar que não vale a pena ter uma rotina quando não sabemos como será o dia de amanhã.

A falta de controle das nossas vidas faz com que a construção de um planejamento pareça inútil. Porém, eu lhe convido a fazer a lógica inversa. Se está sendo difícil se manter produtivo e ativo com uma rotina, imagina sem ela?

Por isso, resolvi criar um workshop que ensinasse como criar uma rotina moldável, justamente para se adaptar a qualquer contexto dentro ou fora de uma pandemia. Então, minha intenção não é apresentar um modelo para as pessoas seguirem, mas partilhar vários conhecimentos que vim adquirindo durante minhas pesquisas pessoais de saúde holística em conjunto com as minhas tentativas de acertos e erros de rotinas em
meio ao isolamento social, para que ninguém tente se moldar a uma padrão de vida perfeito, mas adeque sua vida a algum estilo de rotina que lhe ajude a manter sua vitalidade mesmo com todo caos.

Se alguém se interessar por essa proposta, basta clicar aqui.

Outras Entrevistas

Veja outras entrevistas que já rolaram por aqui:

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

2 Comentários

Deixe uma resposta