Essa é a segunda entrevista dessa nova categoria que eu criei por aqui (se você se gostou do tema, veja a primeira com o Tiago Amorim da Wish Planner aqui). Como falei por lá, minha ideia é te mostrar a rotina de pessoas incríveis que tenham um olhar legal sobre a produtividade.

A bola da vez é o Magapo (Pablo Magalhães), fundador do O Cara do PPT e do blog sobre vida nômade e produtividade e co-fundador do Nomad Like a Local.

Vamos pra entrevista então, que como padrão, é dividida em 3 partes:

Conhecendo um pouco mais do Magapo

Me conte um pouco da sua história, dos seus projetos e de como chegou onde está hoje

Difícil dizer onde tudo começou, porque eu faço muito aquele exercício de tentar conectar os pontos e sempre encontro algo no passado que justifique minhas decisões no presente. Partindo de um ponto de vista mais recente, eu era um consultor de gestão que havia saído da consultoria para trabalhar num fundo de investimento em energia renovável no Brasil que acabou tendo uma crise de ansiedade e TOC por não mais se sentir feliz fazendo o que fazia há anos.

Eu buscava na fotografia e, nos anos mais recentes, na edição de vídeo, uma maneira diferente de me expressar e até de ganhar dinheiro. Comecei fotografando casais e gestantes, depois mulheres e lugares (viagens) até que num experimento de fotografia documental, fui num campo de refugiados na fronteira da Sérvia com a Hungria e voltei de lá querendo mergulhar de vez no mundo pra poder entender toda a sua complexidade.

Por sorte nessa época eu já tinha conhecido a Barbs que hoje é a minha noiva. No auge dos meus surtos de ansiedade e TOC, no final de 2018, a gente pensou no “cenário onde tudo daria errado” e percebemos que tínhamos uma reserva financeira para começar a viajar o mundo, buscando um lugar que a gente pudesse se conectar, ficar e criar novas raízes. Vendi ou doei tudo o que tinha no meu apartamento alugado há 7 anos em Botafogo no Rio e parti pro mundo junto com ela. Acabou que o próprio exercício da busca em si virou o nosso projeto principal e o nomadismo virou o modo de vida ideal pra gente.

Nesse ano de 2020 comecei a dar dicas de tudo o que eu sabia para ajudar as pessoas que estavam tendo dificuldades de organização e produtividade por conta da pandemia e do isolamento social. Fiz os meus posts no PowerPoint, software que uso desde criança, e muita gente não acreditava. Comecei a mostrar os bastidores, como eu fazia as postagens e descobri que tinha um público muito interessado em PPT. Em maio criei uma conta só pra falar disso (@ocaradoppt) e as coisas começaram a crescer bem rápido, tanto que em 3 meses eu já tinha lançado o primeiro módulo do meu curso e hoje esse negócio que era um hobby tá virando o meu projeto mais lucrativo.

Tem algum outro projeto além do O Cara do PPT? Se sim, qual?

O meu principal projeto é o Nomad Like a Local (@nomadlikealocal) onde minha noiva e eu vamos mostrando as nossas vivências como viajantes slow travel, a nossa filosofia de vida e o lado real da vida nômade que normalmente é muito romantizada. Pra esse projeto a gente cria vídeo, textos, ilustrações e até podcast.

Onde você mora atualmente?

No momento estou em Niterói – RJ, mas sou nômade e não sei por quanto tempo vou ficar por aqui hehe.

Mundo Produtivo

O que é produtividade para você?

É atingir resultados materiais e tangíveis (vendas, lançamento de produtos, tarefas e etc.) com a menor quantidade de recursos possíveis (dinheiro, tempo, pessoal, material e etc.).

Como é um dia ideal de trabalho para você?

Acordar descansado antes do sol nascer, escrever qualquer coisa antes do café, fazer exercícios pela manhã, cozinhar pro almoço, trabalhar na parte da tarde e ter um momento de qualidade pessoal à noite (social, filme/série, videogame, um longo jantar, leitura de livro, ou não fazer nada e ficar olhando pra parede vazia).

Qual o principal desafio relacionado à produtividade no seu trabalho hoje? E o que tem feito para superá-lo?

Saber identificar quais dos meus projetos vai me trazer a viabilidade financeira para que eu possa continuar a vida nômade e trabalho remoto. Eu tenho investido muito tempo estruturando o meu processo comercial para que as vendas sejam automatizadas e eu tenha tempo livre para criar e ter momentos de qualidade pessoal. O software Notion tem me ajudado a deixar tudo no mesmo local, desse jeito eu não preciso ficar catando uma referência, tarefa ou ideia em cada lugar diferente a cada instante.

Fale um pouco mais sobre como vocês criou o seu primeiro produto

Meu primeiro produto mesmo foi o curso de PowerPoint.

A pesquisa

Comecei fazendo uma pesquisa de interessados, criei uma lista de “me avisa do lançamento do curso” quando ele era só uma ideia que eu tinha lançado nos Stories e quando a lista de espera chegou a 50 pessoas eu senti que tinha um produto viável.

A produção

Como eu não tenho muito tempo para planejar, criar, gravar, editar e lançar o curso inteiro, resolvi fazer um lançamento por módulos e a cada módulo eu aumento o preço do curso. Desse jeito eu tenho um bando de gente que quer comprar logo porque sabe que o curso vai aumentar e também vou me organizando na agenda para que a cada mês, mais ou menos, eu tenha um novo módulo.

Meu cunhado sabe editar vídeos e embora eu também saiba, preferi terceirizar essa parte para ganhar mais tempo. Ele ganha 25% de tudo o que vendo e acaba se estimulando também para que as vendas aconteçam cada vez mais, inclusive agora ele está estudando marketing digital e tráfego pago para que o alcance da conta seja cada vez maior e eficiente.

Os módulos seguintes são construídos e pensados de acordo com o feedback das pessoas que fazem ele. O módulo de produtividade, atalhos e organização no PPT, por exemplo, eu já queria fazer, mas não sabia se o público se interessaria, mas eles mesmos começaram a pedir isso e acabou casando bem com a minha intenção.

Eu não tinha site e só comecei a investir dinheiro no curso depois que eu já tinha ganhado alguma coisa com ele. A lista de espera eu criei gratuitamente no Mailchimp e a Hotmart não cobra nada antes da venda do curso. As primeiras vendas foram direcionadas para tráfego e comecei a criar um ciclo de investimento e retorno que está aumentando cada vez mais.

O marketing

Eu preferi não investir em um desses cursos de marketing “fórmula de lançamento” por não simpatizar com a linguagem de vendas que vejo sendo utilizada, então preferi procurar uma abordagem mais humanista e foi aí que o trabalho de um amigo, o Lucas Morello do Bota na Rua acabou caindo bem. Por sorte ele estava iniciando uma turma de mentoria, entrei logo na primeira leva e os ensinamentos do curso estão me ajudando bastante a pensar o marketing de forma autêntica e orgânica.

Usa alguma técnica ou método para ser mais produtivo e se organizar?

Por ter sido consultor da Falconi por anos, o método PDCA está intrínseco na minha vida mesmo que de forma inconsciente. Por isso uso muitas vezes principalmente pra planejar um projeto ou resolver um problema.

Quando tenho problema de foco eu utilizo o Pomodoro pra poder me motivar e o app Forest me ajuda muito a não me deixar mexer no celular enquanto rolam os 25 ou 50 minutos.

Recomendações

O que você está lendo ou que livro(s) recomenda?

No momento estou lendo Tribos do Seth Godin pra entender mais sobre o poder de um nicho, um grupo que goste de um tema específico ou conjunto de interseção de temas específicos, como é o meu caso. O livro “Roube Como Um Artista” me influenciou muito no processo de criação de conteúdo e “Trabalhe 4h por semana” me ajudou a abrir a cabeça de como eu poderia trabalhar de forma remota e eficiente.

Indique 3 ferramentas (apps, softwares ou gadgets – online ou offline) que você não pode viver sem

Estou num processo de migração de gestão de projetos e rotina para o Notion e espero que ele seja, à princípio, meu único app de gerenciamento pessoal e profissional. Além dele o Forest, que já comentei, me ajuda a me manter focado e tem uma das mais belas e calmas interfaces que já vi nessa vida digital. Por último eu gosto de usar o “Todoist” pra me organizar em termos de tarefa do dia ou uma lista de coisas que preciso fazer e não necessariamente linkar com projetos pessoais e profissionais.

Quem você adoraria ver respondendo essas mesmas perguntas?

Certamente o Thiago André, do podcast História Preta.

Quer adicionar algo para os leitores do Sua Produtividade?

Certa vez ouvi de alguém, acho que o Matt D’avella que organização e produtividade devem ser consideradas como se fossem o afinar de um violão. Não tenham receio de adotar novas técnicas ou abandonar aquelas que durante anos serviram pra você, mas hoje não mais. Pro violão continuar tocando ele precisa ser afinado várias vezes. Quanto mais você toca (executa), mais precisa afinar (planejar) de novo. Por último: um violão afinado que não é tocado, não serve pra nada. De nada adianta saber todas as ferramentas e técnicas se você não executar. Divirtam-se, façam a sua música.

Conclusão

Curti muito as dicas e conhecer um pouco mais do Magapo. Tomara que eu consiga continuar com esse ritmo, afinal de contas, conhecer um pouco mais da história de quem tem a produtividade no sangue me ajuda e me motiva (espero que funcione assim para você também)!

Se tiver a indicação de alguém que você adoraria ver respondendo essas perguntas e que tenha a ver com o mundo da produtividade, coloque o nome da pessoa aqui nos comentários (e de preferência o contato) que vai ser um prazer bater esse papo com ela.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

2 Comentários

Deixe uma resposta