A maioria de nós está acostumado a expressar gratidão ao dizer “obrigado” a quem nos tenha feito um favor ou de quem tenhamos recebido um presente. No entanto, do ponto de vista científico, ser e estar agradecido não se limita à ação de agradecer uma benfeitoria.

banner planilha roda da vida

Muito mais do que isso, trata-se de uma emoção positiva, com um propósito biológico. Algumas pesquisas têm demonstrado que há razões neurológicas pelas quais podemos nos beneficiar ao expressar agradecimento em nossas vida. Por isso mesmo, vamos entender um pouco mais de como ter o seu momento de agradecimento pode te gerar resultados positivos.

O que é gratidão?

A palavra gratidão vem do latim gratia, que significa graça, graciosidade ou agradecimento e, em última análise, abrange basicamente todos os significados juntos.

Segundo a Harvard Medical School, “gratidão é um agradecimento pelo que um indivíduo recebe, seja tangível ou intangível. Com gratidão, as pessoas reconhecem a bondade em suas vidas [e] que a fonte dessa bondade está, pelo menos parcialmente, fora de si mesmas. Como resultado, a gratidão também ajuda as pessoas a se conectarem a algo maior do que elas mesmas como indivíduos – seja a outras pessoas, à natureza ou a um poder superior.”

Robert Emmons, talvez o maior expert sobre o assunto no mundo, concorda com essa definição, quando explica que a gratidão nasce quando alguém percebe que recebeu algo valioso, que não foi necessariamente conquistado ou merecido. E acrescenta que é, ao mesmo tempo, “uma emoção, uma virtude, um sentimento moral, um motivo, um mecanismo de enfrentamento, uma habilidade e uma atitude. Tudo isso junto.”

Essa é, portanto, uma emoção espontânea, que fortalece as relações e está profundamente enraizada em nossa evolução como seres humanos, visto que a nossa sobrevivência sempre dependeu de ajudarmos uns aos outros.

Inclusive, diversos estudos têm mostrado que áreas específicas do nosso cérebro estão envolvidas no processo de sentir e expressar gratidão.

Benefícios da gratidão (comprovados cientificamente)

Agora, só te falar que agradecer é bom e que vai te fazer bem talvez não seja o suficiente para te convencer disso. Por isso, acho que vale a pena explorarmos um pouco mais os principais benefícios comprovados que ter esse sentimento pode gerar para você. Essa lista de benefícios não é pequena e resolvi separar ela em alguns tópicos mais importantes:

  • Melhora a saúde mental
  • Promove relacionamentos
  • Melhora a saúde físifca
  • Promove empatia
  • Reduz a agressividade
  • Melhora o sono
  • Fortalece a mente

Veja uma imagem que resume esses grupos de benefícios.

poder da gratidão benefícios de agradecer possibilidades

Agora deixa eu explorar cada um deles:

A gratidão melhora a saúde mental

A Universidade de Berkeley, na Califórnia, recebia diversos alunos buscando aconselhamento por questões de saúde mental, como depressão e ansiedade. Então, a instituição fez uma pesquisa que envolveu 300 adultos, na maioria estudantes, que foram divididos em três grupos.

Além das sessões de aconselhamento, o primeiro grupo deveria também escrever uma carta de agradecimento para outra pessoa por semana, durante três semanas. O segundo grupo, deveria escrever sobre suas experiências negativas. E o terceiro, apenas participar das sessões.

banner planilha roda da vida

A pesquisa mostrou que o primeiro grupo foi aquele que mais rapidamente reportou uma melhora na saúde mental. Os textos (cartas de agradecimento) continham menos palavras negativas do que as redações do segundo grupo, o que sugere que nossa saúde mental progride quando nos desviamos de emoções negativas, como rancor e inveja. Quando agradecemos pelas coisas boas, sobra menos tempo para ficarmos remoendo as coisas ruins.

Uma outra coisa legal é que esses participantes do estudo de Berkeley não precisavam entregar as cartas de agradecimento – e 77% deles não as enviaram. No entanto, todos sentiram os mesmos benefícios em escrevê-las.

Ou seja, a gratidão não depende de ser comunicada a outra pessoa. O mero ato de vivenciá-la permite que valorizemos as bênçãos em nossas vidas e tiremos o foco dos pensamentos negativos.

A Universidade de Berkeley também executou uma experiência para verificar como essas pessoas experenciavam esse sentimento e, para registro, usaram um scanner que verificava a atividade cerebral durante o processo.

Quando as pessoas se sentiam gratas, elas apresentavam maior ativação no córtex pré-frontal medial. E o mais surpreendente é que essa experiência foi realizada três meses depois que as redações das cartas haviam iniciado.

Isso sugere que praticar a gratidão pode “treinar” nosso cérebro a ser mais sensível à gratidão no futuro, contribuindo para nossa saúde mental ao longo do tempo.

A gratidão promove relacionamentos

Um estudo conduzido pela UNSW Austrália envolveu 70 estudantes universitários que iriam aconselhar alunos do ensino médio, quanto a uma redação. Em resposta, os mentores recebiam uma nota escrita à mão de seus mentorados.

Cerca de metade dos recados incluíam expressões de gratidão. Os universitários que receberam agradecimentos foram mais propensos a fornecer seus dados de contato do que aqueles que não foram agradecidos e seus pupilos foram considerados mais calorosos.

As vezes a gente não pensa tanto sobre isso, mas você prefere estar perto de pessoas positivas ou negativas? Pra mim a resposta parece um pouco óbvia. Eu pelo menos me sinto bem melhor ao lado de quem pensa de forma propositiva, tentando encontrar soluções e sendo grato pelo que temos.

A gratidão melhora a saúde física

Um outro estudo publicado em 2012 também comprovou que pessoas gratas sentem menos dores e se sentem mais saudáveis do que as outras. Além disso, elas também são mais propensas a cuidarem de sua saúde, se exercitam e vão ao médico com mais regularidade e, dessa forma, vivem mais.

Olhando mais uma vez para a minha experiência, gosto muito de usar as minhas afirmações positivas e agradecimento diário como motivação para manter minhas atividades físicas na minha rotina e, consequentemente, me manter o mais saudável possível.

A gratidão promove a empatia e reduz a agressividade

Acho que deu para você entender que tudo que eu estou falando foi embasado em pesquisas sérias, não tem nada de papo iluminado que tem gente que pode torcer o nariz. São estudos que mostram exemplos reais que indicam esses benefícios.

Continuando a nossa saga de coisas boas relacionadas à gratidão, uma outra pesquisa da Universidade do Kentucky, chegou à conclusão que as pessoas gratas são mais gentis e menos agressivas. Esse sentimento foi motivado por, ao ter consciência sobre as próprias bênçãos, as pessoas sentem mais empatia e expressam maior preocupação com os outros. O estudo comprovou que a gratidão pode ser considerada, inclusive, um antídoto para a agressão.

Pessoas gratas dormem melhor

Hoje em dia tenho visto tantas pessoas com problemas de sono, ansiedade e a cabeça explodindo de ideias antes de dormir e com uso do celular na cama.

O estudo Applied Psychology: Health and Well-Being mostrou que as pessoas que escrevem um diário de gratidão antes de dormir, dormem melhor. Basta passar 15 minutos anotando tudo de bom que você tem a agradecer e o resultado será uma noite de sono mais tranquila.

Confesso que ainda não aderi a essa prática, pois eu costumo agradecer no meu ritual matinal e não tenho problemas com meu sono, mas me parece uma boa também é vejo muitas pessoas fazendo suas listas de agradecimento como parte do ritual noturno.

A gratidão fortalece a mente

Para fechar os benefícios da gratidão, vale comentar o estudo de 2003 publicado no Journal of Personality and Social Psychology concluiu que a gratidão foi um dos aspectos mais fortes a manter os americanos resilientes após os ataques terroristas em 11 de setembro.

Três anos mais tarde, um outro estudo publicado na Behavior Research and Therapy também confirmou que veteranos da Guerra do Vietnã que costumavam praticar a gratidão experenciaram taxas mais baixas de transtorno de estresse pós-traumático.

Esses benefícios estão intimamente ligados à forma como você enxerga o mundo. É aquela velha história de ver o copo meio cheio ou meio vazio.

Como cultivar a gratidão

Se você se convenceu agora e acha que vale a pena dar uma chance para o agradecimento como um hábito no seu dia dia, existem algumas maneiras bastante simples de cultivar a gratidão.

Abaixo segue uma lista com 6 possibilidades que acredito serem fáceis de se implementar e que podem trazer resultados expressivos para você:

poder da gratidão benefícios de agradecer como cultivar

São elas:

  1. Escreva um bilhete de agradecimento para uma pessoa: agradecer, demonstrando o impacto que uma pessoa teve na sua vida é uma das melhores maneiras de estreitar relações com alguém. Crie o hábito de enviar ao menos uma “carta de gratidão” por mês. E, de vez em quando, escreva uma para si mesmo. Caso você tenha vergonha, só ter o hábito de agradecer pelas pessoas à sua volta já é um exercício bem legal.
  2. Agradeça mentalmente: se você não tem tempo para escrever a carta ou acha que não faz sentido naquele momento, então que tal agradecer mentalmente o que essa pessoa fez por você? Você pode praticar esse agradecimento em qualquer local e em qualquer horário.
  3. Mantenha um diário da gratidão: anote e agradeça todas as bençãos que você recebe diariamente. Já vi pessoas que indicam ser grato por 3 coisas todos os dias. Particularmente eu costumo fazer um agradecimento que considero relevante pelo app Gratitude (que falarei mais abaixo)
  4. Conte suas bênçãos: separe um momento toda semana para sentar-se e escrever sobre as coisas boas que aconteceram com você. Lembre-se de especificar como se sentiu quando essas “dádivas” aconteceram com você.
  5. Ore: Essa é mais para quem é religioso e, se for o seu caso, use o poder da oração para cultivar a gratidão. Já cansei de ver pessoas que só rezam quando precisam pedir algo. Apesar de não ter certo ou errado quando o assunto é a fé de cada um, pra mim faz mais sentido agradecer muito e pedir pouco do que o contrário.
  6. Medite: Por fim, o ato de meditar tem muita relação com o foco no momento presente e acaba te afastando do ressentimento pelo que passou ou na ansiedade do que está por vir. Esse comportamento por si só, já vai te ajudar, mas aprofundando um pouco mais, você pode usar o mindfulness (atenção plena) para realmente se dedicar aos seus momentos de gratidão.

Melhores frases de gratidão e agradecimento para se motivar

Se você chegou até aqui e leu o que eu escrevi, deve ter percebido os inúmeros benefícios que a gratidão pode te proporcionar e ter entendido o que fazer, mas queria te mostrar também algumas frases que considero interessantes e podem servir para te motivar:

  • “Eu diria que agradecimento é a forma mais elevada de pensamento, e que gratidão é felicidade duplicada pela admiração.” — Gilbert K. Chesterton
  • “A gratidão é a mais saudável de todas as emoções humanas. Quanto mais você expressar gratidão pelo que tem, maior a probabilidade de ter ainda mais por que expressar gratidão.” — Zig Ziglar
  • “Ame a vida que você tem, enquanto cria a vida dos seus sonhos.” — Hal Elrod
  • “Seja grato pelo que você tem; você vai acabar tendo mais. Se você se concentrar no que você não tem, nunca terá o suficiente.” — Oprah Winfrey
  • “’Obrigado ’é a melhor oração que alguém poderia dizer. Eu digo muito. ‘Obrigado’ expressa extrema gratidão, humildade, compreensão.” — Alice Walker
  • “Agradecer é o começo da gratidão. Gratidão é a completude do agradecimento. Agradecer pode consistir apenas em palavras. A gratidão é mostrada em atos.” — Henri Frederic Amiel
  • “Aproveite as pequenas coisas, pois um dia você pode olhar para trás e perceber que elas eram as grandes coisas.” — Robert Brault
  • “Quando comecei a contar minhas bênçãos, toda minha vida mudou.” — Willie Nelson
  • “As raízes de toda bondade estão no solo do apreço pela bondade.” — Dalai Lama
  • “Existem apenas duas maneiras de viver sua vida. Uma é como se nada fosse um milagre. A outra é como se tudo fosse um milagre.” — Albert Einstein
  • “Reflita sobre suas bênçãos presentes, as quais todo homem tem em abundância; não sobre seus infortúnios passados, os quais todos os homens têm alguns.” — Charles Dickens
  • “Ninguém é mais pobre do que aquele que não tem gratidão. A gratidão é uma moeda que podemos cunhar para nós mesmos e gastar sem medo de falência.” — Fred De Witt Van Amburgh
  • “Algumas pessoas reclamam que as rosas têm espinhos; sou grato pelos espinhos terem rosas.” — Alphonse Karr

Como agradecer diariamente com o app Gratitude

Até agora eu tava te contando sobre como agradecer e ser grato de uma forma um pouco mais “teórica”. Agora deixa eu te contar como eu tenho meu momento de gratidão diariamente usando o app Gratitude.

Esse aplicativo foi criado por Pritesh Sankhe, um ex-engenheiro do Facebook para as pessoas que sofrem de depressão e ansiedade, a fim de melhorar sua saúde mental, ao mudar nossa percepção sobre a vida.

poder da gratidão agradecer app gratitude exemplo

Usualmente todas as manhãs eu abro o aplicativo e escrevo um grande motivo pelo qual sou grato. Quase sempre tem relação com alguma coisa que ocorreu no dia anterior.

Além disso, leio a minha lista de afirmações positivas que mantenho escritas e separadas lá.

Entre os recursos do Gratitude, estão:

  • Parágrafos do diário e afirmações positivas ilimitados;
  • Privacidade total – o app é inacessível a outros;
  • Lembretes para você não esquecer do diário e das afirmações;
  • Customização com cores e imagens;
  • Proteção por código ou digital;
  • Frases motivacionais diárias.

Conclusão

A partir do momento em que eu comecei a praticar o meu momento de gratidão, senti que além de passar a ser mais positivo em relação a tudo que ocorre comigo, também passei a me preocupar mais com as pessoas ao meu redor.

Pessoalmente isso tem feito com que eu me sinta bem melhor no meu dia a dia e muito mais próximo dos meus amigos e familiares. Em resumo, me faz muito bem!

banner planilha roda da vida

Incluir a prática da gratidão em nossa rotina matinal ou noturna cria emoções positivas, como alegria, amor e empatia, enquanto nos afasta de sentimentos tóxicos, como ansiedade, pessimismo e ressentimento.

Então, que tipo de pessoa você quer ser e quais sentimentos quer nutrir diariamente?

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

7 Comentários

  • Ivone disse:

    Gratidão, Rafael…beijim pra tu.

  • Socorro Dias disse:

    Muito obrigada Rafael Avila, você me fez ver como somos ingratos no dia-a-dia, que tudo que nos vem são bênçãos, milagres. Depois que li tudo que você explicou sobre gratidão, me reacendeu uma luz de esperança, dando-me mais motivação , valorizar e agradecer tudo que tenho.
    a partir de hoje serei mais grata por tudo, vou fazer a prática da gratidão, embora tenha lido e visto vídeos sobre o poder da gratidão, não sentia motivação , mais hoje sentir uma vontade enorme de mudar a minha vida e a maneira de ver a vida e procurar ser uma pessoa melhor, ter mais empatia com relação ao próximo e procurar minha forma de viver a vida , com leveza, pois só assim serei curada da ansiedade e de alguns problemas físicos. Muito obrigada mesmo, você não tem dimensão do bem que fez e faz a muitas pessoas com seu depoimento e explicação sobre gratidão. Deus te abençoe, te ilumine para ajudar mais pessoas e lhe muito mais sabedoria.

    • Rafael Avila disse:

      Oi Socorro, tudo bom? Você não sabe o quanto essa sua mensagem deixou o meu coração quentinho 😉

      a gratidão é um dos hábitos que eu realmente não abro mão. Considero super importante e tem me feito muito bem. Fico feliz desse post ter te dado essa esperança e força para lidar com seus sentimentos. Conta comigo para o que precisar, um grande beijo e sucesso na sua jornada!

  • Excelente, parabéns pela pesquisa e pelo artigo, muito enriquecedor.

Deixe uma resposta