Você se lembra do filme “Antes de partir”, lançado em 2007 e estrelado por Jack Nicholson e Morgan Freeman? O título original, em inglês, se chama The Bucket List, e algumas pessoas acreditam que a expressão bucket list tenha sua origem justamente nesse sucesso do cinema.

No filme, os dois protagonistas são pacientes terminais que dividem um quarto de hospital, e que decidem escrever uma lista com todas as coisas que eles querem fazer antes de morrer – e em seguida fogem do hospital para fazê-las.

Deixando de lado a parte cênica, uma bucket list é exatamente isto: uma lista de aspirações e realizações que uma pessoa pretende viver e/ou alcançar durante a sua vida, com o propósito de maximizar as experiências vividas.

Origem do termo bucket list

Apesar de muitos acreditarem que a expressão nasceu há 16 anos atrás, com o lançamento do filme homônimo, há evidências de que essa terminologia já existia antes disso – o hábito de fazer esse tipo de lista, com certeza é bem mais antigo.

A expressão faria referência às execuções por enforcamento na Idade Média, quando o executor iria “chutar o balde” – em inglês, “kick the bucket” – que apoiava os pés (e a vida) dos condenados. Ou seja, é uma lista de metas a serem cumpridas antes de ser o seu “balde chutado”

5 passos para fazer a sua bucket list

  1. Dê um nome para sua bucket list

Muitas pessoas familiarizadas com o termo e com a referência acima não são, digamos, estoicas o suficiente para lidarem com a própria mortalidade e, portanto, preferem dar outro título para a lista. Então, sinta-se livre para chamar como quiser:

  • Lista de vida
  • Meus sonhos
  • Aspirações de vida
  • Minhas metas de vida
  • Coisas a conquistar
  • Plano de vida
  • entre tantos outros.
  1. Escolha um local para guardar sua bucket list

Armazenar sua lista é um dos passos mais importantes, porque identifica o seu comprometimento com a empreitada, uma forma de transformar suas metas e aspirações em algo tangível, mensurável e arquivável.

Estudos comprovam que as pessoas têm um terço mais de chance de conquistar suas metas quando elas as escrevem, compartilham e atualizam.

Portanto, é essencial que você mantenha sua bucket list em um local acessível e que sirva de lembrete a você de tudo aquilo que você quer realizar. Há inclusive algumas ferramentas online que podem incentivá-lo, tais como:

  • A BucketList.net – uma comunidade online onde você faz sua bucket list, compartilha ideias e ainda pode pedir ajuda aos outros membros para atingir alguns itens da lista.
  • O iWish App – um aplicativo que lhe ajuda a descobrir seus desejos dentre as centenas opções apresentadas e depois o ajuda a conquistá-los, priorizando metas, fazendo lembretes e até construindo seu mapa de visão. 
  1. Defina o tamanho da sua bucket list

Não existe um número exato de itens para sua lista e você pode – e deve – ir atualizando-a sempre que um novo desejo surgir no caminho. Mas é interessante que a sua bucket list comece com pelo menos umas 25 linhas, com diferentes níveis de complexidade.

Inclua algumas metas de curto prazo também, para que você consiga ir completando algumas coisas e se mantenha motivado para aquelas de longo prazo. Mas não precisa estabelecer deadlines para as metas, afinal, são objetivos e sonhos de vida mesmo. 

  1. Busque inspiração para preencher sua bucket list

Com certeza, haverá alguns tópicos imediatos para sua bucket list, aqueles desejos e metas que irão saltar para o papel (ou o documento, app etc.) assim que você sentar para escrever sua lista. Mas muito provavelmente depois de você anotar esses 10 ou 12 itens, você se pegará sem ideias extras.

Uma solução para o momento do apagão é dividir a sua lista em categorias que você julga fundamentais e associar cinco metas a cada uma. Aqui vão alguns exemplos de categorias para ajudar você:

  • Aventura e desafios
  • Carreira e finanças
  • Caridade e voluntariado
  • Educação
  • Entretenimento e Eventos
  • Família
  • Comida  e bebida
  • Crescimento pessoal
  • Natureza
  • Esportes
  • Viagem

Outro método valioso é responder as 20 perguntas abaixo, retiradas do site Bucket List Journey. Porém, lembre-se que suas respostas não podem contar medo ou receio. Sua bucket list é o lugar para sonhar grande.

  1. Que lugar(es) do mundo você quer visitar?
  2. Se você tivesse um mês de vida, o que você faria?
  3. Que novos alimentos você quer experimentar?
  4. Quais tradições culturais lhe interessam?
  5. Existe alguma atividade ou esporte que você gostaria de experimentar?
  6. De quais eventos você quer participar?
  7. Qual sempre foi o seu maior sonho na vida?
  8. Que aulas você sempre pensou em fazer?
  9. Se dinheiro e medo não fossem um problema, o que você faria hoje?
  10. Quem você sempre quis conhecer pessoalmente?
  11. O que você gostaria de fazer com a família e amigos?
  12. De que maneira você quer melhorar fisicamente, mentalmente ou espiritualmente?
  13. Que habilidades você almeja aprender?
  14. Existe uma instituição de caridade que você sempre quis apoiar?
  15. Qual era o seu sonho de infância – ainda é relevante hoje?
  16. Se você ganhasse na loteria hoje, o que você faria?
  17. Se você estivesse em seu leito de morte, quais seriam seus arrependimentos?
  18. Que histórias de viagem você gostaria de compartilhar com seus netos?
  19. Se você tivesse três desejos, quais seriam?
  20. Existe algum lugar para onde você sempre quis levar seu cônjuge, melhor amigo, pais e filhos?

5. Finalmente, faça sua bucket list!

Lembre-se: não existe certo e errado ao fazer sua bucket list. Não há fórmulas ou prescrições. É sua jornada pessoal e deve refletir os seus desejos pessoais, aquilo que tem significado para você e que vai impulsioná-lo a sair da cama todas as manhãs.

Por isso mesmo, não confunda sua bucket list com a sua to-do list. Reformar a varanda, por exemplo, entra no seu planejamento anual ou na sua agenda semanal, não na sua lista de desejos para a vida, certo?

Por fim, não exclua da lista os tópicos que parecerem desafiadores demais, nem aquelas coisas simples e rápidas, mas que agregarão valor à sua experiência. Os desafios lhe empurrarão para fora da sua zona de conforto, enquanto o cumprimento das pequenas coisas de grande significado lhe darão aquele efeito do progresso iniciado. 

Seja realista sim, mas não duvide do que você é capaz de alcançar. 

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta