Um assunto que acaba tendo bem menos holofotes do que deveria é o da inclusão social de pessoas com algum tipo de deficiência. Felizmente vez ou outra vemos iniciativas bem maneiras que tem o objetivo de mudar esse cenário e é por isso mesmo que hoje falaremos um pouco mais da organização inclusiva.

Para isso conversei com a Livia Moreira, uma das co-fundadoras da Conceito Organizer, empresa com especialização em organização inclusiva tanto para espaços residenciais como corporativos.

livia moreira conceito organizer

A Lívia (na direita na foto acima) é turismóloga (que nem eu) e atua como profissional de organização há mais de 5 anos junto com a Luciane (a da esquerda) que é professora e profissional da área de qualidade.

Então vamos começar mais uma entrevista por aqui:

Conhecendo um pouco mais da Conceito Organizer

Me conte a história de vocês duas, como se conheceram/encontraram?

Nos conhecemos em um curso de organização. E nosso caso não foi amizade a primeira vista não. Nem fomos com a cara uma da outra. Mas as diferenças que nos completam fizeram uma parceria incrível profissional e pra vida. Hoje nem imaginamos como seria uma sem a outra.

Como começaram no mundo da organização inclusiva?

Começamos sem a pretensão de organizar para pessoas com deficiência.  Inicialmente organizaríamos uma instituição que atende pessoas com deficiência visual.  A coordenadora do lugar foi quem propôs que organizássemos a casa dos deficientes visuais.  Aceitamos o desafio e fizemos dessa oportunidade um projeto social que se chama organizando os sentidos. Deu tão certo que de um projeto virou um nicho de mercado.

Me fale da Conceito Organizer e de como ela chegou onde está hoje

Acho que acabei antecipando a pergunta na resposta anterior né?! Rsrsrs.
Bom, esse projeto começou em 2016. De lá pra cá foram anos de pesquisas, projetos, erros e acertos e muita, muita dedicação e confiança em um propósito.  No começo a ideia era organizar para pessoas com deficiência visual. Mas nessa trajetória vimos que as pessoas tinham múltiplas deficiências. Então foi necessário ampliar técnicas e estudos para atendermos mais deficiências.

O estudo é constante e não dá pra pensar que já conhecemos tudo. Não temos muito essa percepção de onde chegamos. Pra nós a busca por levar a organização inclusiva pelo mundo será constante. E por isso nos preocupamos em ensinar outras profissionais a fazerem o mesmo.  De forma correta e ciente da responsabilidade de ser um profissional com olhar acessível. Então, ainda não chegamos… Estamos levando a Conceito através do conhecimento de outras profissionais que estão ultrapassando fronteiras através dos nossos cursos.

Tem algum outro projeto além da Conceito? Se sim, qual?

Essa proposta de levar um novo conceito de organização através da acessibilidade e da inclusão já nos toma todo o tempo. Além dos projetos de organização clássica (que é  como chamamos a organização para pessoas sem deficiência). Mas se eu pudesse dizer qual seria nosso outro projeto, seria nossa família.  Tentar não deixar nenhum lado sobrecarregado.

Mundo Produtivo

O que é produtividade para você?

É trabalhar o que a pessoa com deficiência consegue fazer sozinha levando em conta sua prioridades, para que ela possa investir seu tempo com o que realmente importa.  Elencar prioridades, dentro das suas possibilidades para melhor uso do seu tempo.

Como é um dia ideal de trabalho para você?

É aquele que as soluções apresentadas para o cliente funcionaram como o previsto

Qual o principal desafio relacionado à produtividade no seu trabalho hoje? E o que tem feito para superá-lo?

Nosso principal desafio tem sido com os recursos de acessibilidade.  Legendar vídeos com mais eficiência,  conseguir recursos de acessibilidade a um bom custo benefício.  A superação vem com a cara de pau de negociar, de se apresentar pras pessoas e conhecer tantas outras. E a partir daí fazer parcerias que beneficiem a todos, principalmente nossos clientes.

Usa alguma técnica ou método para ser mais produtivo e se organizar?

Planejamento e metas possíveis.  Essas são nossas técnicas de produtividade.

Recomendações

O que você está lendo ou que livro(s) recomenda?

Estamos lendo Inteligência Emocional de Daniel Goleman, e Maria de Rodas. Delícias e desafios na maternidade de mulheres cadeirantes. De Carolina Ignarra, Flavia Cintra e Tatiana Rolim.

Indique 3 ferramentas (apps, softwares ou gadgets – online ou offline) que você não pode viver sem.

Canva, Trello, Movavi video

Quem você adoraria ver respondendo essas mesmas perguntas?

Andrea Marreiros, personal organizer. @organizandrea

Quer adicionar algo para os leitores do Sua Produtividade?

Queremos deixar a sementinha da acessibilidade.  Pra isso vamos terminar com uma frase de Paulo Freire, que adoramos. “Se aprende com as diferenças, não com as igualdades.”

Conclusão

Desde as minhas aulas de educação especial na faculdade de Tursimo (e lá se vão quase 15 anos disso) eu entendo a importância de pensarmos na acessibilidade como um item obrigatório de prédios, casas e espaços como um todo, mas a verdade é que a realidade está bem longe disso e vemos exemplos todos os dias.

Por isso, conhecer um pouco mais da história delas e das ideias que elas tem em relação à produtividade é muito legal.

Se curtiu essa, vale a pena dar uma olhada nas outras entrevistas que pintaram por aqui com:

Se você curtiu a entrevista da Caótica Suave, vale conferir outras entrevista que já rolaram por aqui:

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta