Hoje o papo é com o Luan Dutra, que atualmente toca a Cardume Branding. Essa é a segunda entrevista que eu faço com alguém fora do universo da organização e da produtividade e a minha ideia é trazer visões e opiniões mais diversas de outras áreas que complementem o que tenho falado por aqui.

O Luan trabalhou comigo na LUZ Planilhas há muitos anos atrás quando estava começando a trilhar a trajetória dele no mundo do design. De lá pra cá ele se aventurou em diversas iniciativas empreendedoras (que ele vai explicar mais abaixo).

luan dutra cardume branding entrevista sua produtividade

Mais recentemente até me deu uma mão para colocar o próprio Sua Produtividade no ar. Sou muito grato por isso e feliz por poder trocar uma ideia aqui com ele. Então vamos lá:

Conhecendo um pouco mais do Luan Dutra, da Cardume Branding

Me conte um pouco da sua história, da Cardume e de como chegou onde está hoje.
Eu sou daqueles que faz de um tudo e desde sempre busco meu lugar. Passei a vida pedindo demissão e iniciando ideias de negócio, sempre buscando algo que fizesse sentido pra minha vida.

Eu estava decidido a atuar com planejamento de carreira e ajudar pessoas a alinharem suas vidas profissionais ao que de fato amam fazer. Pedi demissão do meu último trabalho e quando comecei a engrenar essa jornada, a Pandemia começou e virou tudo de cabeça pra baixo.

Durante a pandemia fui morar com meu namorado e a gente fazia alguns trabalhos juntos para a empresa que ele trabalhava. Ele trabalha com produção, assessoria de comunicação e estratégia. Quando notamos que duplamos muito bem e que poderíamos desenvolver  um trabalho completo de uma agência, resolvemos abrir a Cardume.

Hoje a gente está com 5 meses de negócio e já conseguimos pegar alguns clientes grandes. Empreender é uma montanha russa, a gente trabalha muito mais que quando é funcionário e tem muito perrengue, mas vale muito a pena criar nosso próprio norte e estar alinhado ao que acredita.

Dos serviços da Cardume, qual te motiva mais a se envolver?

Me motivo muuuuito quando entregamos estratégia e construção de marca. Sou apaixonado por psicologia, e essa é a parte do trabalho que mais envolve ajudar alguém a se conhecer e estabelecer objetivos, valores e limites claros pra sua marca.

Acredito que o Branding  faz o cliente se sentir confortável com o seu negócio, ciente do que é importante pra ele nesse mundo e o que orienta cada passo de uma jornada de sucesso.

O que você acha mais importante na construção de marca de um novo negócio?

Alinhamento aos valores do empreendedor. Eu sou um ”pedidor de demissão em série”. Já deixei chefes incríveis e trabalhos incríveis, achando que precisava de algo a mais que naquela empresa eu não teria como conseguir. No começo era mais “inconsciente” dos porquês, mas hoje eu consigo entender exatamente o que não me satisfaz e o motivo pelo qual não consigo transformar essa condição naquele lugar.
Isso faz com que empreender com felicidade seja, necessariamente, o alinhamento entre o que o empreendedor faz bem, o que ele ama fazer, o que o mundo precisa e o que ele pode ganhar para fazer, daí a importância de alinhar a construção de uma marca aos valores reais do empreendedor por trás delas.

Na sua opinião, qual tipo de investimento vale mais a pena hoje em dia para uma empresa?

Investimento em educação e desenvolvimento de profissionais. Eu sempre fiz muitos cursos em várias áreas e isso me tornou um multipotencial. Hoje eu consigo associar ideias de campos completamente diferentes para chegar a soluções criativas para os clientes.

Talvez eu nunca use o curso de DJ que eu fiz na adolescência para algo, é verdade, mas ele contribui para muitas construções que tive desde então. Geri o marketing de um dos principais DJ’s de Funk do Brasil, então tudo que se investe em educação se reverte em maiores possibilidades profissionais.

O problema é que nem todo mundo quer ou pode investir em educação, então é lindo quando um negócio consegue investir na educação do seu time.

Tem algum outro projeto além da Cardume? Se sim, qual?

Ainda não, mas pretendemos atuar na área da educação de alguma forma. Gosto muito da possibilidade de empreender e acho que muitos empreendedores são forjados pela vida, quando precisam se virar e criar soluções com as condições que têm, mas que por falta de alguns conhecimentos específicos acabam não conseguindo avançar tanto.

Quando pegava trem para a faculdade achava os camelôs a coisa mais incrível. Eles davam aulas de marketing a cada vagão, sabe? Eu sempre me pergunto: e se esses caras tivessem mais conhecimento sobre algumas coisas relacionadas a negócios e comunicação?

Vida Produtiva

O que é produtividade para você?

Conseguir realizar suas tarefas otimizando o tempo e conseguindo aproveitar a vida ao máximo. Quanto mais produtivo e organizado você é, mais tempo sobra para fazer outras coisas que te dão prazer.

Como é um dia ideal de trabalho na Cardume para você?

Eu criei a minha rotina particular, que envolve exercícios, passeios com o cachorro, trabalho e estudo. Dentro dessa rotina, divido o trabalho da Cardume em dois blocos de três horas. Esse é um dia ideal: conseguir trabalhar apenas esses dois blocos.

A realidade é que o segundo bloco quase sempre extrapola e chegamos a trabalhar mais de 10 horas por dia. Isso é um dos motivos para deixar quase tudo de pessoal para fazer antes de começar a trabalhar. Sei que se deixasse para depois, acabaria não fazendo e trabalhando no lugar.

Qual o principal desafio relacionado à produtividade na Cardume?

Somos praticamente casados e sócios, morando no mesmo lugar que trabalhamos, completamente quarentenados desde março, então o principal desafio é respeitar horários estabelecidos para trabalhar e aproveitar o tempo livre fazendo outras coisas.

E o que tem feito para superá-lo?

A gente começou a estabelecer que teríamos finais de semana há um ou dois meses, começamos a tentar estabelecer limites para o trabalho nos momentos de “vida pessoal”. Tem sido bem difícil, até porque amamos muito o que fazemos e não consideramos trabalhar algo ruim, mas temos conseguido evoluir e curtir outras coisas.

Usa alguma técnica ou método para ser mais produtivo e se organizar?

Eu programei meu dia todo com despertadores. Eles dizem a hora que acordo, que saio com o cachorro, que me exercito, que tomo café, que trabalho, que descanso, que estudo, que faço atividades domésticas, que tenho tempo livre e tudo mais. Tem funcionado muito bem e me dá o ritmo de rotina que o home office da quarentena tinha bagunçado.

É importante pensar estrategicamente nesses pontos. Antes eu acordava, fazia exercício e depois passeava com o cachorro, mas ele ficava agitado pulando em mim e eu precisava tomar banho duas vezes (antes e depois de ir passear com ele, para não ir fedido do exercício). Troquei a ordem e agora quando faço exercício ele está exausto do passeio, deixando de pular em mim durante o exercício, e eu só tomo banho no final do exercício, porque vou à rua antes de ficar fedendo a suor.

Recomendações

O que você está lendo ou que livro(s) recomenda?

Eu estou lendo “O dia em que disse Sim”, da Shonda Rhimes, mas eu recomendo “Manual para Sonhadores” também. Foi um livro determinante nas minhas principais viradas de chave empreendedoras.

Indique 3 ferramentas (apps, softwares ou gadgets – online ou offline) que você não pode viver sem.

Udemy, para assistir cursos do mundo inteiro; Splitwise para organizar as finanças; Mapa mental para organizar as ideias no papel.

Quem você adoraria ver respondendo essas mesmas perguntas?

A Bia, da Barkus. Ela e o Marden são muito brabos e são uma das minhas referências em organização, produtividade e foco.

Quer adicionar algo para os leitores do Sua Produtividade?

Ah, eu diria que o tempo é nosso principal recurso na vida, então devemos estar sempre onde queremos estar, fazendo o que queremos fazer. Perder tempo com coisas que não nos geram felicidade, realização e prazer não me parece adequado. Se tiver que fazer algo, faça integralmente e aproveite ao máximo!

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta