A roda da vida é um método que é usado para fazer avaliações pessoais e é uma excelente ferramenta de autoconhecimento.

banner planilha roda da vida

O que é a roda da vida

Esse é um método que pode te ajudar a ser exatamente o tipo de pessoa que você quer ser, pois te direciona a fazer uma reflexão sobre o que existe de mais fundamental que influencia a sua vida, que são as áreas:

  • Pessoal
  • Profissional
  • Relacionamentos
  • Qualidade de vida

A roda da vida foi criada por Paul J. Meyer, um empreendedor e palestrante motivacional que sempre se concentrou em um único objetivo: Motivar as pessoas para todo o seu potencial. Ele ficou conhecido por frases como:

“Não importa quem você é ou qual é sua idade: se quiser conquistar sucesso permanente e sustentável, sua motivação precisa vir de dentro”,

Essa ferramenta que ele desenvolveu ao longo da sua carreira (mais precisamente perto da década de 60) é representada por um círculo dividido inicialmente em 4 grandes áreas. Veja:

roda da vida - 4 áreas

Normalmente essas 4 áreas possuem 3 sub-áreas cada, fazendo com que a Roda da Vida tenha um total de 12 fatias:

roda da vida - 12 áreas

Não fique preso a essas áreas

Apesar de eu gostar dessa divisão que eu sugeri para você aqui em cima, não necessariamente ela vai se adequar ao que você mais valoriza.

Por isso, se sentir necessidade, modifique uma área inteira ou ajuste as sub-áreas para se adequar melhor à sua realidade e ao que você valoriza. Veja um exemplo de uma roda da vida com 10 áreas:

roda da vida - exemplo

Se você fizer buscas, verá que existem diversas variações da roda da vida e organizar o que te infliencia depende única e exclusivamente do que você quer e valoriza.

Para fazer uma Roda da Vida que reflita exatamente quem você é e as coisas em que acredita, comece listando até 12 dimensões da vida que são realmente importantes para você.

Pense sempre no que você valoriza e separe essa abordagem em:

  • Papéis que você desempenha: na sua família, no seu trabalho e em círculos sociais (esportes, comunidade, instituições de ensino)
  • Áreas da vida que te interessam: Arte, educação, finanças, esportes, carreira, games, viagens, etc.

Separe essas dimensões em grandes grupos (e seus respectivos sub-grupos) e organize a sua própria Roda da Vida.

Se quiser entrar em mais um nível de profundidade, ainda é possível analisar sub-tópicos dentro de cada sub-área. Por exemplo dentro da sub-área de Saúde e Condição Física, você pode listar o que acha interessante avaliar dentro desse contexto:

  • Condições crônicas
  • Facilidade de ficar doente
  • Qualidade do sono
  • Energia
  • Disposição
  • Condicionamento físico
  • Qualidade de alimentação
  • Gordura no corpo

Como avaliar a sua Roda da Vida

Agora que você já conheceu a Roda da Vida, o ideal é que consiga avaliar cada uma dessas áreas para entender se elas estão equilibradas ou não.

Eu gosto de seguir esse passo a passo para fazer uma boa avaliação:

  1. Desenhar a Roda da Vida em Excel (ou imprimir em um folha)
  2. Adicionar categorias (não precisa seguir o modelo)
  3. Preencher pontuações para cada área (de 0 a 10)
  4. Identificar onde você está bem e o que precisa de atenção
  5. Definir ações e hábitos que você vai perseguir para melhorar
  6. Acompanhar a execução dessas atividades
  7. Refazer a Roda da Vida periodicamente (mensalmente)

O resultado vai ser uma representação visual bem didática de como está a sua vida.

Então vamos analisar e entender cada uma das áreas mais importantes, para ver o que é possível fazer para melhorar e alcançar uma vida mais equilibrada.

banner post blog - produtividade sincera

As 12 áreas da Roda da vida

Não existe uma ordem de análise ou de uso da Roda da Vida. Em tese, todas as áreas possuem peso igual na sua avaliação e entendimento. Até por isso, seu principal objetivo é ter um equilíbrio entre elas.

Pessoal

Inclui as sub-áreas de saúde e condição física, desenvolvimento intelectual e equilíbrio emocional:

roda da vida - area pessoal - saúde, emoções e intelecto

1. Saúde e Condição Física

Essa parte da roda da vida está relacionada ao seu bem estar e à sua saúde física de maneira geral. Esse setor leva em consideração os seus níveis de energia ao longo dia, a qualidade do seu sono, sua motivação e avaliações sobre sua saúde e físico.

Dicas: Fazer exercícios físicos diariamente, fazer um check up anual com seu médico e se alimentar bem. Se quiser um incentivo, aqui vão 5 documentários do Netflix que vão fazer você repensar o que você come.

2. Desenvolvimento intelectual

Nessa área você deverá fazer uma reflexão sobre o seu nível de conhecimento e o quanto você tem aprendido. Nesse setor da roda da vida você deve avaliar a forma e constância de aprendizado, o quão aberto você está para outras opiniões e a conexão com outras pessoas que te agregam mais ideias.

Dicas: Ler diariamente, fazer cursos (presenciais ou online) em assuntos que te interessam e se enxergar como um lifelong learner. Quando o assunto é aprender, eu gosto de acompanhar o Alex Bretas, que fala muito sobre a auto disciplina na aprendizagem.

3. Equilíbrio emocional

Como o próprio nome já diz, esse setor da Roda da Vida avalia como estão suas emoções. Você tem mais emoções positivas ou negativas? Tem controle sobre como se sente ao longo do dia?

Dicas: Duas coisas que funcionam muito bem para me manter sempre em um estado positivo é ter um momento de gratidão e ler minhas afirmações positivas diariamente. Outra opção que funciona para muita gente é a meditação. Se for tentar, sugiro usar o Headspace.

Profissional

Inclui as sub-áreas de realização e propósito, saúde financeira e contribuição social:

roda da vida - area profissional - propostio, finanças e social

4. Realização e propósito

Nessa área você vai avaliar como está se sentindo em relação à sua carreira. Você está feliz com o seu emprego atual? O ramo de atuação é o que você deseja mesmo? O seu propósito de vida está alinhado com o que você faz?

Dicas: Eu gosto bastante do Life Canvas que propõe uma reflexão sobre propósito que eu acho super importante. Você já refletiu sobre buscar uma carreira relacionada a algo que você ame fazer, que seja muito bom fazendo, que pague bem e que ajude o mundo? Eu uso o diagrama abaixo para me ajudar a pensar:

roda da vida - razão de ser

5. Saúde financeira

Esse parte da roda da vida está ligada às suas finanças. Você está ganhando dinheiro suficiente para manter o padrão de vida que você deseja? Veja, não é sobre ganhar mais dinheiro, é sobre ter o suficiente para bancar o que você almeja. Para refletir mais sobre esse assunto te indico o documentário Minimalismo: Um Doc sobre as Coisas Importantes, do Netflix.

Dicas: Particularmente eu sempre foquei em ganhar o suficiente para pagar as minhas contas e economizar de 20% a 40% da minha renda para ter um fundo de reserva e para viajar. Se você precisa de uma força em relação à educação financeira, sugiro o canal Me Poupe! da Natália Arcuri.

6. Contribuição social

Esse é o momento de refletir sobre o quanto você contribui para tornar a o mundo um lugar melhor. Além do mais óbvio que seria responder se você ajuda uma causa (ONG ou projeto social), gosto de pensar nas pequenas atitudes como a forma como você trata as pessoas à sua volta, a honestidade e tudo mais que você entrega para a sociedade à sua volta.

Dicas: Acho que a forma de contribuir é muito pessoal. Falando um pouco de mim, além de ações esporádicas, participo de uma ONG chamada Mar Adentro (que foca no conhecimento e proteção de ambientes aquáticos) e contribuo para o Gerando Falcões que atua em periferias e favelas.

Relacionamentos

Inclui as sub-áreas de família, relacionamento amoroso e vida social/amizades:

roda da vida - area relacionamentos - família, amigos, amor

7. Família

Essa seção do círculo se destina para a avaliação de como está o seu relacionamento com os seus familiares. Sugiro que você seja crítico aqui e avalie se você conversa e está presente tanto quanto você gostaria com seus avós, pais, irmãos, filhos, tios/tias, primos/primas.

Dicas: Se interesse pelos seus familiares, entenda o momento que eles estão passando, esteja presente em eventos familiares e se esforce para não “esquecer” de ninguém. Se tiver perdido um pouco esse laço, leia essas frases do bem sobre famílias que podem te ajudar a se reconectar.

8. Relacionamento amoroso

Agora você vai analisar como está o seu relacionamento amoroso com sua esposa/marido, noiva/noivo, namorada/namorado. Vocês se dão bem? Brigas são frequentes ou exceções? Essa pessoa te completa, estimula a se desenvolver e apoia?

Dicas: Não deixe seu relacionamento cair na monotonia. Acho que uma das coisas que mais acontece é parecer que a relação “está garantida”. Aqui vão 14 dicas para cultivar um bom relacionamento que podem ajudar.

9. Vida social e amizades

Essa é a área da Roda da Vida separada para a avaliação da sua satisfação com as amizades que possui. Você tem dedicado tempo suficiente para os amigos? O tempo que passa com eles é de qualidade? Tem algum amigo ou grupo de amigos que está um pouco esquecido?

Dicas: Acho que uma das coisas mais gratificantes é ter amigos de verdade para te apoiar e serem apoiados por você quando precisarem. Por isso, separe tempo intencionalmente para encontrá-los, entender como estão e apoiar como for possível.

Qualidade de Vida

Inclui as sub-áreas de lazer, hobbies e diversão, plenitude e felicidade e espiritualidade:

roda da vida - area qualidade de vida - lazer, felicidade, espiritualidade

10. Lazer, hobbies e diversão

Nessa área você vai avaliar se tem tempo para fazer as coisas que gostaria de fazer no seu tempo livre. Não gosto de colocar regras, afinal de contas, cada pessoa tem seus gostos. O importante é se questionar se está aproveitando seu tempo da maneira que gostaria.

Dicas: A principal dica é nunca esquecer de separar tempo no seu dia a dia, por mais corrido que ele esteja, para se divertir. Por exemplo, eu separo uma noite da semana para jogar video games e jogos de tabuleiro (sim, sou um pouco nerd) com meu irmão e alguns amigos. Procuro sempre juntar dinheiro para viajar nos períodos de férias e tento jogar meu futebol aos domingos de manhã. E você, o que gostaria de fazer mas está sem tempo?

11. Plenitude e felicidade

Esse é o setor da Roda da Vida onde você deve avaliar se a sua vida está sendo vivida da maneira como gostaria. Sua vida é plena? Você é feliz? Está faltando alguma coisa? Se sim, você já está buscando?

Dicas: Tome cuidado com a síndrome da “grama do vizinho é sempre mais verde”. Olhar demais para os outros pode significar que você está olhando de menos para sua própria vida. Eu vejo o ato de ser grato pelo que eu sou e pelo que eu tenho (uma das minhas afirmações positivas) como primordiais para me manter feliz e pleno.

12. Espiritualidade

A espiritualidade pode ser definida como uma “propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio. Ela não precisa estar, necessariamente, ligada à religião (apesar dela poder ser considerada uma forma de espiritualidade).

Dicas: Eu acredito (em algum nível pelo menos) no pensamento positivo e em ser otimista. Em uma época tão complexa e difícil, tento ao máximo não ser pessimista com tudo, pois acho que não ajuda em muita coisa de forma prática e, por isso, penso com carinho na Lei da Atração.

Como tirar o melhor da roda da vida

Depois de fazer a avaliação de cada uma das áreas da sua Roda da Vida, sugiro que você responda essas 10 perguntas que podem te ajudar a refletir em um nível mais profundo sobre o que você acabou da fazer:

  • Como você se sente sobre sua vida ao olhar para sua Roda da Vida?
  • Há alguma surpresa para você?
  • Como está dividido o seu tempo para cada uma dessas áreas?
  • Como você gostaria que o tempo dessas áreas estivesse dividido?
  • O que faria você chegar em uma pontuação 10?
  • Qual dessas categorias você mais gostaria de melhorar?
  • Como você pode abrir espaço para essas mudanças em sua vida?
  • Que ajuda você pode precisar de outras pessoas para fazer mudanças
  • Que mudança você quer fazer primeiro?
  • Se houvesse uma hábito que começaria a equilibrar tudo, qual seria?

Pra mim, tudo começou quando passei a pensar mais no meu desenvolvimento pessoal e nas coisas que eu realmente valorizava. Quando me perguntei o que deveria fazer para evoluir diariamente, encontrei na minha rotina matinal a resposta para muitas dessas perguntas.

Conclusão

A Roda da Vida é uma ferramenta excelente para você entender como sua vida está e como você está equilibrando suas áreas mais importantes. Gosto dela principalmente por estimular a nossa reflexão sobre nós mesmos.

banner planilha roda da vida

Se tiver ficado alguma dúvida de como usar essa ferramenta basta me perguntar aqui nos comentários. Se você já usa a Roda da Vida, me diz se fez alguma alteração ou se usa de forma diferente de como eu sugeri.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

2 Comentários

Deixe uma resposta