O Sistema Ativador Reticular (SAR) ou Sistema Ativador Reticular Ascentende (SARA) é responsável por organizar bilhões de informações que passam pela nossa mente o tempo todo. Esse é o tipo de função que você provavelmente desconhece, mas que se passar a entender um pouco mais, poderá tirar proveito para ser mais produtivo. Fica comigo por aqui que eu vou te explicar como.

Antes de mais nada, eu sei que esse post pode parecer um pouco científico demais, mas eu te garanto que se você ler ele até o final, vai descobrir 4 dicas bem úteis que podem alterar a sua produtividade por completo. Vamos lá?

O que é o Sistema Ativador Reticular

Antes de iniciar, vale reforçar que eu não tenho formação em nenhuma área que me dê um conhecimento aprofundado sobre o SAR. Por isso, tudo que vou escrever abaixo foi fruto de alguma pesquisa e análise. Também vale dizer que vou tentar simplificar as explicações para ficar mais palatável pra você e isso pode me afastar da definição técnica científica específica.

Começando com um pouco de ciência, vale saber que o sistema ativador reticular (ou SAR) é um feixe de nervos em nosso tronco cerebral que filtra as informações desnecessárias deixando passar somente o que é importante. É o caminho por onde entram todos os seus sentidos, com exceção do olfato (que vai direto ao centro emocional de seu cérebro).

sistema ativador reticular ascendente (SARA) capa

Trata-se de uma das partes mais primitivas de nosso cérebro, e é responsável pelas nossas funções cardiovasculares, a percepção da dor, o ciclo do sono, e é quem modula a atividade de praticamente todos os outros sistemas do cérebro.

O sistema ativador reticular (SAR) começa acima da medula espinhal e tem cerca de cinco centímetros de comprimento e a largura de um lápis. E o que ele faz é basicamente conectar aquela parte subconsciente do nosso cérebro com a parte consciente.

O papel fundamental do sistema ativador reticular é controlar as transições sono-vigília, luta-ou-fuga, e a percepção consciente dos estímulos sensoriais. Ou seja, em palavras simples, serve para nos ajudar a responder ao mundo ao nosso redor.

Beleza, se você entendeu o que ele é, agora é momento de entender de forma mais prática o funcionamento e os benefícios do Sistema Ativador Reticular (SAR).

Como o Sistema Ativador Reticular funciona

O sistema ativador reticular é quem permite que você estabeleça um foco e crie um filtro ao redor desse foco. Ele, então, elimina todos os dados que não são importantes e apresenta somente o que é válido para o seu interesse. Tudo isso acontece sem que você perceba. É uma espécie de programação automática a seu favor, sem que você precise realizar nada, ativamente.

Quando você está em um ambiente cheio de gente, como um restaurante, por exemplo, é o sistema ativador reticular que permite que você desligue de todas as vozes ao seu redor e preste atenção somente à pessoa que está sentada à sua frente. Se não fosse por esse “porteiro mental”, seu cérebro ficaria inundado de informações sensoriais.

Curiosamente, o sistema ativador reticular também busca informações em seu ambiente que sejam úteis para validar as suas crenças. Isto é, ele promove uma filtragem do mundo sob a ótica dos parâmetros que você mesmo cria.

É por isso que às vezes acontecem fenômenos que nos chamam a atenção, como quando você decide que quer comprar um determinado automóvel e, então, esse carro começa a aparecer em seu caminho o tempo todo. Ou se você é mulher e resolve que quer ser mãe, e passa a enxergar gestantes e bebês em todo lugar. É o sistema ativador reticular que traz essa informação ao seu consciente. Esse “fenômeno” também é chamado de percepção seletiva.

O mais interessante desse recurso do sistema ativador reticular é que, já que ele responde às nossas crenças e paradigmas, existe uma maneira de você “tirar vantagem” disso. Se você acreditar que trabalhará de maneira eficiente, por exemplo, seu sistema vai organizar toda a informação para que isso, de fato, aconteça. Ele ajuda a ver o que você quer ver, assim, influenciando suas ações.

Benefícios do Sistema Ativador Reticular

Seguindo a linha de raciocínio acima, muitos estudiosos sugerem que você pode “treinar” seu sistema ativador reticular, de forma a fazer com que seu subconsciente trabalhe em conjunto com o seu consciente.

Isso significa que, se você focar sua atenção em suas metas, seu sistema ativador reticular irá lhe mostrar as pessoas, informações e oportunidades que o ajudarão a alcançá-las.

Sob essa ótica, a Lei da Atração não parece uma coisa tão mística, não é mesmo? Coloque sua atenção nas coisas ruins e veja a negatividade tomar conta da sua vida. Volte a sua energia para as coisas boas e perceba a sua vida entrando nos eixos. Não é mágica, é apenas o seu cérebro lapidando o mundo ao seu redor.

Como treinar o seu Sistema Ativador Reticular

Uma maneira simples e prática de “treinar” o seu sistema ativador reticular para que ele responda aos seus interesses é composto por apenas três passos:

sistema ativador reticular ascendente (SARA) como treinar
  1. Pense na meta que você quer alcançar ou na situação que você quer mudar.
  2. Então, imagine a experiência ou o resultado que virá com a realização do que você pensou no passo 1.
  3. Crie um filme mental da situação ou do resultado no futuro. Visualize os sons, as conversas, os ambientes e tantos detalhes quanto for possível. Repita isso na sua mente, com bastante frequência.

É claro que nada vai acontecer como um passe de mágica, do tipo ter seus desejos atendidos imediatamente. Mas é sobre visualizar o que você quer, e deixar que seu consciente e subconsciente trabalhem juntos para fazer acontecer.

Confesso que fui muito cético em relação às visualizações por algum tempo, mas tenho cada vez mais me deixado experimentar essa prática e acredito que minha visão de mundo tem se tornado cada vez mais positiva.

Dicas de como exercitar seu sistema ativador reticular

Como falei acima, o sistema ativador reticular é quem regula sua atenção, modula seu ciclo do sono e lhe proporciona uma melhor consciência do mundo ao seu redor. Então, como mantê-lo ativo, a fim de garantir mais foco e produtividade?

Separei 4 práticas aqui que talvez façam sentido pra você também:

  • Alinhe sua coluna
  • Exercite sua visão
  • Medite
  • Visualize o que você quer

Alinhe sua coluna

O desalinhamento de sua espinha cervical por causar compressão no tronco cerebral e afetar a inervação do crânio, diminuindo o fluxo sanguíneo e impedindo que o sistema ativador reticular funcione em sua capacidade ideal.

Portanto, mantenha sempre uma postura adequada, com a coluna ereta e, caso, necessário, fale como um especialista (fisioterapeuta, quiropraxista ou educador físico, por exemplo) para ajudá-lo com isso.

Exercite sua visão

O sistema ativador reticular está conectado ao nosso ouvido interno e nosso sistema visual. Um bom exercício é manter um dedo diante de seus olhos e, focando sempre na ponta do dedo, mover a cabeça de um lado para o outro, depois subir e descer e mover-se na diagonal.

Medite

A meditação é talvez uma das maneiras mais bem-sucedidas de usar seus sentidos para aprimorar sua experiência imediata e filtrar tudo o que for desnecessário. Ela ajuda a trazer clareza e foco – especialmente por meio do mindfulness. Mas, claro, trata-se de uma prática que precisa ser adquirida e cultivada. Uma boa forma de começar é através da meditação guiada.

Visualize o que você quer

A sua visualização deve ser o mais precisa possível. Se você quer uma casa com varanda e cerca azul, comece a imaginar o formato dessa varanda e o tom de azul que irá pintar essa cerca. Se você pensa que não pode, então essas crenças limitantes o distraem do objetivo final.

Quando você foca no que não fez ou não consegue fazer, você perde a atenção de tudo aquilo que deseja. Portanto, comece já a pensar sobre o que você quer em sua vida e use esse pensamento como uma forma de realmente direcionar o seu comportamento consciente para juntar-se ao subconsciente na realização do seus desejos.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

15 Comentários

  • Andreia Lopes disse:

    Que Texto maravilhoso!!! Gratidão

    • Rafael Avila disse:

      Oi Andreia, eu que agradeço seu comentário. Sempre bom saber que o conteúdo aqui foi útil e bom para você. Aproveito para deixar o espaço aberto aqui para sugestões de temas que te interessam.

  • Letícia disse:

    Perfeito, gratidão por compartilhar seu conhecimento!

  • Ricardo Masstalerz disse:

    Excelente conteúdo Rafael Ávila. Compartilhei em meu stories no Instagram @RicardoMasstalerz. Obrigado por esta generosa oferta pública de conhecimento. Agora é praticar. Gratidão 🙏

    • Rafael Avila disse:

      Valeu Ricardo! Fico feliz de saber que você curtiu o conteúdo e parabéns pelo seu Instagram e iniciativas (não cheguei a ver esse stories), mas legal você trabalhar com foco em automação. Abraços

  • Sérgio Panzenhagen disse:

    Olá… Rafael muito bom o conteúdo sobre sistema de ativação reticular.
    Pretendo aplicar em forma de treinamento ou curso para os colaboradores da Empresa.
    Sempre estou em busca de produtividade e foco e melhorias no processo produtivo e bem estar de todo.
    Mais estou conseguindo muito pouco assunto sobre o tema, caso você tenha artigo ou livros para indicar ficaria muito grato.

    Atenciosamente: Sérgio Panzenhagen

    • Rafael Avila disse:

      Fala Sérgio! Obrigado pelo elogio, quando escrevi esse artigo fiz mais buscas no Google e fui lendo uma mescla de artigos com uma pegada mais científica e outros com uma pegada mais para os hábitos. Lembro de ter visto um vídeo legal do Cristian Barbosa sobre o assunto, mas não li em nenhum livro não. Se tiver alguma dúvida pontual que eu possa ajudar é só mandar. Abraços

  • Marcus Mathias disse:

    Parabéns pelo conteúdo e pela didática ao abordar todas as questões propostas Rafael.
    Obrigado pela contribuição é muito sucesso!

    • Rafael Avila disse:

      Eu que agradeço o comentário Marcus! Fico sempre feliz de saber que os posts aqui estão contribuindo. Se tiver ideias ou sugestões de outros temas que te interessem é só me falar

  • Claudia disse:

    Muito bom texto!

  • Luiz A. Barroso disse:

    Valeu Rafael pelas ideias super educativas, agradeço por compartilhar este conteudo. Com ctz vale a pena repassar aos meus filhos e amigos.
    Grato!

    • Rafael Avila disse:

      Obrigado Luiz! Fiquei bem feliz de ler o seu comentário. É sempre muito bom saber que o conteúdo que eu compartilho por aqui está ajudando. Se tiver algum assunto de interesse é só me falar que adoro explorar ideias que meus leitores tem ou estão buscando!

  • Marcos Moraes disse:

    Bom dia Rafael.
    Texto ótimo. Sua iniciativa de expor esse conhecimento não tem preço.
    Religiões a parte, a “técnica” de utilização do SAR está presente em várias correntes filosóficas mundo afora, e o interessante é que, cientificamente falando, as pessoas não sabem disso. Imagina se esse conhecimento for metodicamente ensinado desde a escola pueril?

Deixe uma resposta