Hoje chegamos à quarta entrevista do Sua Produtividade e hoje tenho o imenso prazer de receber as respostas e palavras da Thais Godinho, uma pessoa que acredita que dá para descansar e trabalhar com equilíbrio e que é a fundadora do Vida Organizada, blog que existe desde 2006 e que tem MUITA informação.

thaisgodinho-inverno2020

Ela foi uma recomendação da Alice Santos, que participou desse bate papo na semana passada. Se quiser acompanhar as entrevistas anteriores, seguem os links:

Ainda teremos boas novidades nas próximas semanas e mais entrevistas inspiradoras, mas vamos ao que interessa agora:

Conhecendo um pouco mais da Thais e do Vida Organizada

Me conte um pouco da sua história, da Vida Organizada e de como chegou onde está hoje

Bem, eu sou publicitária por formação, com algumas especializações na área da Comunicação (a última foi meu mestrado). Em determinado momento nessa trajetória, eu percebi como o meio publicitário é caracterizado pela sobrecarga de trabalho. Eu mesma cheguei a ter problemas de saúde por conta do estresse.

Em um momento crítico da minha carreira, conciliando TCC da faculdade e uma promoção a um cargo de coordenação na agência onde eu trabalhava, comecei a pesquisa sobre produtividade e organização pessoal. Fiquei tão apaixonada pelo assunto e pelas mudanças que estava criando na minha vida (para melhor) que resolvi criar um blog para compartilhá-las.

Com o passar do tempo, fui percebendo que meu propósito estava ligado a isso, a ensinar as pessoas a terem uma rotina mais tranquila através da organização pessoal, e fiz uma “transição” (entre aspas porque ainda trabalho com Comunicação!) para trabalhar com o Vida Organizada exclusivamente. Hoje minha abordagem é de uma produtividade compassiva que, em poucas palavras, é uma produtividade que não te “atropela” nem “atropela” os outros.

Como se iniciou e como tem sido a sua exploração espiritual? 

Em algum momento eu li o livro “Vagabundos Iluminados”, do Jack Kerouac, que imediatamente se tornou o meu escritor preferido. E, nesse livro, ele se refere a um dos personagens como “um bodissatva”. Indo atrás do significado do termo, cheguei ao Budismo, e nunca mais saí. Sempre me atraiu muito a ideia do desenvolvimento da calma mental para ficar bem.

Como esse processo de autoconhecimento e descoberta tem influenciado você e o Vida Organizada?

Foi determinante para o desenvolvimento da tese de produtividade compassiva, que hoje é a base do meu trabalho.

Quais são as suas principais fontes de receitas?

90% do faturamento da minha empresa vem dos cursos online. 5% da venda de livros e os outros 5% vêm de ações comerciais com marcas, como conteúdo patrocinado, muito ocasionalmente.

Tem algum outro projeto além da Vida Organizada? Se sim, qual?

Dou suporte como consultora à franquia brasileira do método GTD (Getting Things Done), a Call Daniel. Tenho formação na David Allen Co., então fico responsável pela certificação dos instrutores e serviços esparsos relacionados à tradução de textos do David ou revisão técnica de materiais.

Mundo Produtivo

O que é produtividade para você?

Aproveitar o tempo que você tem da melhor maneira possível.

Me fale sobre o termo produtividade compassiva. 

Quando a gente busca soluções para problemas de produtividade, anti-estresse e coisas do tipo, entramos em um verdadeiro caminho de boas práticas e atenção.

Esse caminho pode ser comparado ao do caminho espiritual, frequentemente descrito com o “subir a montanha”. Você precisa escalar a montanha, leva tempo, é árduo e íngreme o caminho. No entanto, quando você chega lá em cima, percebe que está sozinho. Para trás, ficaram as pessoas com seus problemas. Uma amiga com depressão, um irmão com algum tipo de vício, seu chefe estressado.

O verdadeiro caminho não é o da subida, mas o da descida. De, agora que descobriu como fazer, voltar e ajudar. Essa analogia com a montanha é feita por uma monja budista chamada Pema Chodron, e acho maravilhosa. Ela não fala sobre produtividade – ela fala sobre o caminho espiritual no Budismo mesmo. Mas eu acho que é a mesma coisa.

A gente vive em um mundo muito difícil, 24/7, com sobrecarga de atividades e informações. O nosso processo pessoal para chegar a um estado de mente tranquilo é árduo por si só mas, uma vez alcançado, é natural querer ajudar os outros. Porque senão a gente se fecha e acaba criando uma muralha ao nosso redor. No Budismo, acredita-se que só uma coisa perfure essa muralha. Essa coisa é a compaixão.

Como é um dia ideal de trabalho?

Uma mesma pessoa pode mudar de um dia para o outro, estar em fases diferentes da vida, querer coisas diferentes. A consistência na rotina deve estar nessa habilidade de entender as suas circunstâncias atuais e formatar seu dia da melhor maneira para si. Esse é o dia ideal.

Qual o principal desafio relacionado à produtividade no seu trabalho hoje? E o que tem feito para superá-lo?

Sem dúvida, é o fato de que não existem regras quando se fala em comunicação. Para uma pessoa, é normal enviar uma mensagem pelo What’sApp depois das 20h e ligar cobrando uma resposta. Para outra, pode ser ok sequer olhar o aplicativo durante dias. Isso acaba causando problemas de comunicação, brigas, até demissões.

Acredito que cada um deva ter seus próprios limites pessoais, mas também é necessário comunicá-los para que todos saibam e, claro, sempre renegociar alguma questão se for necessária. A gente não vive em uma bolha, mas se não colocar limite acabará se prejudicando mais do que se atendesse a todas as demandas em todos os lugares.

Usa alguma técnica ou método para ser mais produtivo e se organizar

Meditação e revisões regulares do meu sistema.

Recomendações

O que você está lendo ou que livro(s) recomenda?

No momento estou lendo “Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política”. 

Indique 3 ferramentas (apps, softwares ou gadgets – online ou offline) que você não pode viver sem

Um bloco simples de papel para anotações ao longo do dia. Se só puder ter uma coisa, tenha esta. Evernote, para digitalizar papelada, organizar arquivos e tudo o mais. Todoist para gerenciamento de listas. E uma agenda para o que não entra nas listas (uso a agenda do Google, mas pode ser qualquer outra).

Quem você adoraria ver respondendo essas mesmas perguntas?

Sabrina Fernandes do Tese Onze. 

Quer adicionar algo para os leitores do Sua Produtividade?

Foco não é algo que acontece. É uma escolha. Você escolhe focar em algo momento a momento.

Conclusão

Não sei vocês, mas eu sou apaixonado por entender um pouco mais dos caminhos trilhados por outras pessoas. Costuma me inspirar, me ajuda a refletir mais e, por vezes, me leva a novos caminhos para a minha própria vida.

Ler essas respostas da Thais me fez pensar ainda mais no equilíbrio entre vida pessoal e trabalho que eu tanto valorizo no meu dia a dia e saber que ela tem se aprofundado na produtividade compassiva é genial.

Se quiser se aprofundar mais no Vida Organizada, a própria Thais sugere que você comece aqui, se quiser ver a essência do que ela ensina, veja mais nos Clássicos da Thais e se curte o Instagram, veja o @vidaorganizadaoficial.

E se quiser ver outras entrevistas que já rolaram por aqui, vá em

Se você curtiu a entrevista da Caótica Suave, vale conferir outras entrevista que já rolaram por aqui:

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

3 Comentários

Deixe uma resposta