Skip to main content

Chegamos à terceira entrevista aqui na categoria Vida Produtiva. Se quiser lembrar da primeira com o Tiago da Wish Planner ou da segunda com o Pablo, do Nomad Like a Local e do Cara do PPT basta clicar nos links.

Sigo conversando com pessoas que me inspiram para te mostrar a história delas, como chegaram onde chegaram e o que fazem para turbinar sua produtividade.

Hoje tenho o grande prazer de bater um papo com a Alice Santos, Profissional de Organização e fundadora da Avesso do Caos.

Avesso ao caos (alta)-29

Então vamos pra entrevista:

Conhecendo um pouco mais da Alice e da Avesso

Me conte um pouco da sua história, da Avesso do Caos e de como chegou onde está hoje

Eu sou baiana e moro no Rio de Janeiro desde 2009, sou casada, tenho 37 anos, uma filha de 7. Sou formada em Ciência da Computação e trabalhei por mais de 12 anos no mundo corporativo com gerenciamento de projetos de tecnologia e processos de negócio, liderando equipes e controlando cronogramas de desenvolvimento de sistemas.

Depois do nascimento da minha filha comecei a repensar minhas prioridades e o uso do meu tempo. Já não estava muito satisfeita com algumas questões no mundo corporativo e acabei procurando outras fontes de prazer e realização. Fiz um curso de empreendedorismo e descobri que a organização era o meu “ponto doce” e comecei a investir nisso, estudar, ler, fazer cursos (sou meio nerd) e criei a Avesso do Caos na época (início de 2015) inicialmente para compartilhar conhecimento e conteúdo, como válvula de escape e exercício de criatividade, sabe?

Aos poucos aquilo foi dando certo, crescendo organicamente e me dando mais prazer do que o trabalho formal então eu passei a planejar a minha transição de carreira. Fui também criando minha metodologia unindo as técnicas e ferramentas do coaching com as de gerenciamento de projetos e administração do tempo e criando as consultorias personalizadas.

Em 2018, após uma fratura no tornozelo esquerdo e 4 meses afastada, consegui alinhar os planos e passei então a me dedicar completamente ao meu negócio. Fiz um post falando um pouco sobre essa história, caso a galera tenha interesse em aprofundar mais.

Quais são as suas principais fontes de receitas?

Atualmente é a Avesso do Caos com as consultorias individuais de organização (SOS Vida nos Eixos e SOS Negócio nos Eixos) e os dois cursos online Conteúdo Top (organização do processo de produção de conteúdo para empreendedores) e Vida Leve No Seu Tempo (um pontapé inicial na produtividade pessoal, rotina e objetivos).

Estou reformulando e criando algumas coisas novas para 2021 mas no momento essas são as opções disponíveis.

Tem algum outro projeto além da Avesso do Caos? Se sim, qual?

Tenho com duas amigas também profissionais de organização Halorna Dias e Claudia Gray a 3D Ordem uma parceria para complementar a capacitação de profissionais de organização. Uma maneira de contribuir para o mercado em que estamos inseridas e espalhar a organização por aí do jeito que a gente acredita.

Mundo Produtivo

O que é produtividade para você?

Produtividade pra mim é um conceito subjetivo que cada um deve mergulhar em si mesmo para entender. Em linhas gerais, tem a ver com gerenciar o tempo de uma maneira tal que você consiga dar conta do que importa para você no seu dia a dia e ao mesmo tempo te mantenha em direção aos seus objetivos e desenvolvimento pessoal.

Parece complexo porque envolve autoconhecimento, mas no final das contas é simples porque é a expressão mais pura da sua autenticidade. É pena que muita gente ainda use um conceito ultrapassado relacionado a performance da época da revolução industrial, bem pouco alinhado com os objetivos que é o que realmente importa.

Como é um dia ideal de trabalho para você?

É um dia que mescle atendimentos online e produção de conteúdo equilibrado tal que eu consiga chegar ao final do dia tendo cumprido as atividades planejadas sem sobrecarga, com a oportunidade de me cuidar, ler, interagir com as pessoas. Um dia leve.

Qual o principal desafio relacionado à produtividade no seu trabalho hoje? E o que tem feito para superá-lo?

A vida de mãe em quarentena. As distrações e interrupções que estar em casa com marido e filha representam na rotina de trabalho. Nos mantemos em isolamento todos estudando e trabalhando de casa e lidar com as diferentes rotinas e realidades é um desafio.

O que a gente tem feito é delimitar espaços e estruturar rotinas individuais e conjuntas, distribuindo tarefas. Assim todo mundo sabe quando pode ou não interromper, o que precisa fazer, as responsabilidades e acaba fluindo melhor. Mas ninguém é de ferro e perfeição não existe, então é meio inevitável que o caos faça parte da rotina, por isso, tento deixar espaços entre as atividades para otimizar o tempo.

Usa alguma técnica ou método para ser mais produtivo e se organizar

Eu uso uma mistura de técnicas e métodos, eu criei o meu sistema pessoal e sugiro que cada um encontre o seu. No meu tem um misto de GTD com listas de ações por contexto, momentos de tirar tudo da cabeça e esclarecimento, com Eat that frog onde eu começo pelo mais difícil ou chato ou importante pra tirar logo da frente e também Blocos de tempo para estruturar a rotina. Reviso também periodicamente meus objetivos usando a Roda da vida, uma ferramenta muito interessante vinda do coaching.

Recomendações

O que você está lendo ou que livro(s) recomenda?

Nossa, essa é a pergunta mais difícil de todas! Eu sou uma leitora voraz, ler é um prazer pra mim e tô sempre lendo alguma coisa. Atualmente tô lendo dois livros: “Zen para distraídos” da Monja Coen e “Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital” de Dale Carnegie e Associados. Bem eclético hehehehehe.

Já os livros que eu recomendo, eu fiz outro dia um post sobre os que mais me influenciaram que é um bom ponto de partida. Olhando para os que eu li esse ano e que estão relacionados ao contexto da produtividade, eu indicaria “O Fim da procrastinação” e “Hiperfoco” 

Indique 3 ferramentas (apps, softwares ou gadgets – online ou offline) que você não pode viver sem

Evernote, Trello e Calendly+Google Calendar. O Evernote é minha caixa de entrada onde eu registro praticamente todas as informações que coleto e crio. O Trello eu uso para gerir minha lista de ações, projetos e pendências além de servir como apoio ao processo de consultoria. O Google Calendar junto com o meu WishPlanner (sim, eu sou mista, adoro um papel) para organizar meus compromissos, planejar e acompanhar minha semana. O Calendly para o agendamento das sessões de consultoria. Acho que eu roubei e falei mais do que 3, tá valendo? (vale sim =])

Quem você adoraria ver respondendo essas mesmas perguntas?

A Thais Godinho do Vida Organizada que é a minha maior referência em Produtividade aqui no Brasil.

Quer adicionar algo para os leitores do Sua Produtividade?

Eu quero agradecer esse espaço e o convite e convidar a galera a acompanhar meu conteúdo nas redes sociais (principalmente Instagram e Youtube) e no blog.

Conclusão

Achei bem foda conhecer a trajetória da Alice e me vi em diversos momentos conforme ia lendo a entrevista dela, principalmente em relação a pegar uma paixão e ir desenvolvendo ela passo a passo (é o que tenho feito por aqui hehe).

Além disso, gostei muito do sistema produtivo que ela usa, misturando o método GTD com o Eat That Frog! (fiz um resumo do livro aqui), separação de blocos de tempo (que podem ser feitos com a técnica Pomodoro) e uso da Roda da Vida para para revisar os objetivos. Se parece bastante com o que eu considero ideal.

Por hoje é só e se quiser se aprofundar mais no tema ou tiver algum outro interesse, me conta aqui nos comentários!

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

5 Comments

Leave a Reply