Desde o finalzinho do ano passado eu estava tentando fazer a entrevista com a Marina, a Caótica Suave. Ela foi uma indicação da Ana, da Eu Organizado e se tem uma coisa que me chamou a atenção foi a forma leve e autoral dela falar sobre consumo consciente e organização.

entrevista marina minassian caótica suave foto

Então vamos dar uma olhada no papo que tive com a Caótica Suave (online):

Conhecendo um pouco mais da Marina Minassian, a Caótica Suave

Me conte um pouco da sua história, do Caótica Suave e de como chegou onde está hoje

Caótica Suave é onde meus dois mundos convergem: caos&criação em harmonia com ordem&otimização – o que antes eu achava ser impossível. Vim da Comunicação Social, trabalhei por 5 anos em agências de publicidade em São Paulo capital, onde eu nasci. Aquele clichê da desordem, tanto no ambiente de trabalho quanto ao redor dele porque né, São Paulo.

Na época julguei como escapismo, mas hoje vejo que busquei por uma formação na área de Organização Profissional para me reconectar com aquela Marina que, mesmo jovem-publicitária-descoladex curtia ordem, planejamento, rotina. Zelava por seus pertences e enxergava na organização um processo de higiene mental, de filtro.

Em 2017 me especializei, em alguns meses dei um tchau aliviado pra minha última agência e segui como Redatora e Produtora de Conteúdo autônoma e, paralelamente, criei a Caótica Suave. É um projeto que já me permitiu conversar com grande audiências no Twitter, Festival Path e até no Rio de Janeiro, onde lancei o livro “Personal Organizer: Mudando Sua Vida” como coautora. E além de colocar a mão na massa em projetos de organização que despertaram o consumo consciente e o autoconhecimento, o que sempre fica, são as conexões. Artesanalmente uma galera muito maneira foi se juntando a mim e hoje em dia não troco essa relação que tenho com os -auto nomeados- Caoticats por nada.

Como você vê a influência do consumo consciente com a sua visão de organização no Caótica Suave

Acho que Personal Organizer é o profissional com maior potência pra despertar e instigar uma mudança efetiva no consumo de alguém. Muitos podem te despertar pro autoconhecimento, fazer refletir as motivações por trás do apego-acúmulo-desordem e repensar a relação que se tem com o consumo material. Mas pra qual profissional você abre as portas do seu lar e se revela de forma profunda? Abrir gavetas cheias de memórias, hábitos, lembranças pode ser dolorido, mas é muito pragmático e transformador.

De onde vem a sua inspiração para os temas que aborda no Caótica Suave?

Acredito que a gente sempre parte da nossa vivência, para então afetar o outro. Comecei olhando o que incomodava em mim, no meu escopo como redatora publicitária (estímulo ao consumo) e também na minha rotina (trabalhar num molde limitado para ser feliz apenas aos finais de semana).

Depois, fui ampliando as inspirações para falar sobre isso. Revisitei leituras sobre marketing e comportamento do consumidor, mas com outra visão. Dei um novo foco para os métodos de organização, como o da Marie Kondo, que muitas vezes culpabilizam o indivíduo, quando a problemática é muito mais social e cultural. Frequentei muitos eventos e encontros sobre moda consciente, desperdício zero, etc. A inspiração de temas é infinita, mas acho que meu diferencial é olhar pra todo esse caos com maior leveza, com um poquito de arte. Daí vem o Suave, da Caótica.

Quais serviços e produtos você oferece no Caótica Suave? O que te dá mais prazer em fazer atualmente?

Amo colocar a mão na massa, mas me demandava muita energia física e conciliação de agenda. Com a pandemia, ficou ainda mais inviável e acabei não transpondo a consultoria pro online ainda.

O que eu ofereço é basicamente informação sobre consumo responsável, com uma pegada leve, e essa produção de conteúdo está expandindo para marcas e serviços parceiros também, como no caso do Brechó Repassa, o maior brechó online do Brasil.  Escrevo para o Caotiblog, para o blog Repete Roupa e estou com projetos de produzir infoprodutos com Personal Organizers parceiras também. Escrever é o que me dá mais prazer, desde sempre.

Tem algum outro projeto além do Caótica Suave? Se sim, qual?

Meu projeto principal é como Redatora e Produtora de Conteúdo autônoma para mulheres empreendedoras, mas venho caminhando para que a Caótica Suave tome esse espaço e se torne o plano A.

Além disso, em 2020, ano em que a arte se provou essencial, assim como cuidar e decorar a casa, dei um empurrãozinho pro meu namorado, que é UX designer, enfim dar vida ao My Pantune. Um projeto que une arte visual e música, de forma muito personalizada e bonita, porque entra fisicamente na casa das pessoas (eu amo isso, de entrar e receber em casa, perceberam né…). Em apenas um mês, mais de 50 casas passaram a ter um quadro esteticamente atrativo e muito afetuoso. Estamos aprendendo demais, não só com a dinâmica da operação, mas com tantas histórias.

Mundo Produtivo

O que é produtividade para você?

Realizar o que devo, sem sofrer. E realizar o que desejo, desfrutando de uma sensação de completude.

Como é um dia ideal de trabalho para você?

Iluminação natural, céu aberto e até uma caminhada pra deixar a criatividade fluir. Muitas ideias levantadas e algumas concretizadas, em qual formato for: texto, foto, vídeo.

Meu dia fica sempre muito melhor com retornos positivos de clientes e da minha comunidade. E nunca pode faltar muitas pausas gostosas pra me alimentar, curtir os meus gatos e ter conversas profundas.

Qual o principal desafio relacionado à produtividade no seu trabalho hoje? E o que tem feito para superá-lo?

A vida de um profissional autônomo pode ser um grande lençol de elástico, em que você se inclina para arrumar de um lado e aí bagunça do outro. No início, mergulhava de cabeça em alguns projetos e deixava de equilibrar os demais pratinhos. Isso, por causa da Resistência, do perfeccionismo sabotador.

Pra isso, desde 2017 faço terapia, que me auxilia a priorizar, respeitar meu tempo e limites. Usar as ferramentas a meu favor também ajuda bastante: uso o Google Agenda para os compromissos e em paralelo organizo um Excel bonitão com as minhas tarefas diárias. E ainda assim, é um aprimoramento constante e um autocontrole diário para não desviar do que é prioritário – ainda mais pra mim, que sempre quero fazer as tarefas mais dinâmicas e procrastinar burocracias haha

Usa alguma técnica ou método para ser mais produtivo e se organizar?

Eu acredito que o autoconhecimento seja a melhor das ferramentas e assim, você transpõe isso para o pragmático. Só cheguei no formato do Google Agenda com Excel em paralelo depois de muito tempo observando e refinando minha forma de trabalhar – e também de procrastinar.

Recomendações

O que você está lendo ou que livro(s) recomenda?

Nesse ano de pandemia, a ficção me salvou, e em Dezembro li “Torto Arado” e “O Pintassilgo”, que me inspiraram muitíssimo. Mas vamos para recomendações mais técnicas:

“A Guerra da Arte” é o motivo pelo qual eu falo bastante aqui sobre a tal da Resistência. A leitura é tão simples, consultiva, mas muito poderosa. Recorro a ele sempre.

“How To Get sh*t Done” da Erin Falconer, se você é mulher e quer um livro mais certeiro, pé no chão e sincerão sobre produtividade, eis o dito cujo.

Personal Organizer: Mudando a Sua Vida”, não é apenas um jabá, mas de fato, traz visões bastante distintas de vários aspectos da organização, tanto residencial quanto pessoal.

Indique 3 ferramentas (apps, softwares ou gadgets – online ou offline) que você não pode viver sem

Minha vida se resume em Trello, onde organizo minhas publicações nas redes sociais e no Google Drive, que é meu escritório, basicamente haha

Quem você adoraria ver respondendo essas mesmas perguntas?

Rebeca Rosa do @organizandocomadeusa

Quer adicionar algo para os leitores do Sua Produtividade?

Ah, aquele convitinho básico pra gente se aglomerar virtualmente… Me envia uma mensagem no Instagram @Caótica Suave que vou amar saber que você me leu por aqui. E seguiremos com muitas reflexiones e muita leveza 🙂

Outras Entrevistas

Se você curtiu a entrevista da Caótica Suave, vale conferir outras entrevista que já rolaram por aqui:

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta