A distração é um dos grandes inimigos da produtividade e de chegar onde você realmente deseja. Deixa eu te mostrar alguns exemplos que já aconteceram comigo e talvez com você também.

Você já pegou o seu celular só para dar uma olhadinha e de repente se deu conta que 30 minutos haviam passado? Ou já comprou alguma coisa inútil só porque foi conferir o que tinha de novo no app de compras? Se isso já aconteceu com você – sabemos que sim – você faz parte da população normal que enfrenta o mal da distração cotidianamente.

Uma técnica para combater a distração é inserir fricção no seu dia a dia. Para você entender, o conceito vem da física mesmo: a fricção sempre trabalha na direção oposta ao movimento do objeto, o qual não mudará seu movimento, a menos que seja forçado a fazê-lo.

Então, para trabalhar na direção oposta da distração, você precisa adicionar fricção, ou seja, dificultar os hábitos ruins que se instalaram na sua rotina e que tiram sua atenção do que realmente importa, minando a sua produtividade.

Motivos para a distração

Segundo dois psicólogos de Harvard, o problema de nossa distração não está no ambiente. Está em nossa mente. Num estudo conduzido por Matthew Killingsworth e Daniel Gilbert, descobriu-se que nossa cabeça passa quase metade do nosso tempo acordados divagando. 

Ou seja, a distração é parte de nossa natureza. Imagine, então, no ambiente atual, em que estamos cercados de aparelhos, apps, chamadas e notificações… Se realmente queremos gerenciar melhor o nosso tempo, então precisamos buscar uma mudança de hábito, capaz de enfrentar a dispersão da vida digital. 

Provavelmente uma das melhores maneira para diminuir o excesso de distração à sua volta é justamente adicionando dificuldades para tudo que te distrai. Por exemplo, se você acorda e pega o celular, uma forma de tornar mais difícil de fazer isso é deixando ele longe de você logo de manhã (em outro cômodo).

Como adicionar fricção no hábito de se distrair

Na prática, fricção intencional é um conceito claro: trata-se de complicar uma ação simples, para que você não a execute no automático. Ao contrário, que você ganhe tempo para tomar uma decisão consciente a respeito.

É praticamente impossível remover todas as distrações diárias, por mais minimalista que seu estilo de vida seja. Mas há maneiras de reduzir o seu impacto e ganhar tempo de qualidade.

Dicas do livro Faça Tempo para acabar com o hábito da distração

No livro Faça Tempo, Jake Knapp e John Zeratsky reuniram táticas para ajudar as pessoas a otimizar energia, concentração e tempo, e as resumiram em uma estrutura diária de quatro passos.

resumo do livro faça tempo jake knapp capa

Com base na obra deles e um pouco da minha própria experiência, seguem algumas dicas dentro dessa estrutura:

Celular sem distrações

De acordo com o professor de psicologia Larry Rosen, a maioria das pessoas confere a tela de seu celular a cada 15 minutos ou menos, com uma ansiedade, como se estivéssemos sempre perdendo alguma coisa. Algumas dicas quanto ao seu smartphone, quando você estiver buscando foco e produtividade:

  • Estabeleça um intervalo específico para checar o celular. Por exemplo, um minuto a cada uma hora.
  • Desligue as notificações. 
  • Tire aplicativos que causam distração da tela inicial.
  • Use um smart speaker. Assim você deixará seu telefone longe das mãos por mais tempo.
  • Coloque sua tela em escala de cinza, para que o celular fique menos atraente.
  • Instale um app que registra seu tempo gasto em cada coisa no smartphone. Você vai se surpreender.
  • Deixe seu telefone longe da cama.

Suspenda a espiadinha matinal (no celular)

Estudos comprovam que 80% das pessoas conferem seus celulares dentro dos primeiros 15 minutos após acordar. Essa pode não ser a melhor maneira de começar a sua rotina matinal, visto que você pode entrar em um estado de estresse imediato com o excesso de mensagens, e-mails e tarefas, e acabam com sua chance de iniciar o dia com a cabeça leve. Portanto:

  • Desligue o telefone ou coloque-o em modo avião antes de ir para a cama. Assim você não é confrontado com as notificações ao abrir os olhos.
  • Personalize seu despertador com alguma música suave ou clássica. 
  • Policie-se para começar sua rotina diária com hábitos positivos, como meditação ou exercícios, antes de espiar seu telefone. 

Faça da TV um agrado ocasional

Você já deve ter ligado a televisão enquanto trabalhava, especialmente em época de home office ou hora extra em casa, para assistir àquele jogo ou não perder o episódio daquela série ou reality show – só para dar uma espiadinha de vez em quando.

Mas olhar a TV de canto de olho ainda é assistir TV! Ser multitarefas é um mito. Não importa quão capaz você acredita que seja de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo – você está, de fato, comprometendo sua produtividade.

Evite a distração com a televisão. Escolha um horário para ela, que não coincida com a hora de trabalhar.

Estabeleça um fluxo de trabalho sem distração

Crie um fluxo de trabalho que não deixe margem para a distração – ou pelo menos que estabeleça a hora certa para isso. Você pode incluir:

  • Priorização de tarefas. Separe o que é mais importante e urgente, e comece por isso. Você pode usar a Matriz de Eisenhower para ajudá-lo nessa organização.
  • Minimalismo digital. Elimine as notificações no seu celular, deixe-o longe da sua mesa. E defina um horário do dia para checar e-mails.
  • Dizer não. Considere negar ajuda ou participação em tarefas e atividades que consomem o seu tempo e tiram o seu foco daquilo que importa mais. Você pode inclusive estabelecer um período do dia para atender ligações e receber pessoas.
  • Efeito Zeigarnik. Introduza esse efeito em sua vida, simplesmente começando uma tarefa. Você não conseguirá deixá-la inacabada e isso promoverá uma rotina mais produtiva.

Como estudiosos comprovam, a distração é algo intrínseco do ser humano e faz parte do nosso dia a dia. Não somos máquinas e não conseguimos trabalhar em nossa capacidade máxima o tempo todo. Nosso cérebro precisa de pausas.

No entanto, é perfeitamente saudável que você busque uma mudança de hábitos quando percebe que a distração está impactando sua performance mais do que o que você considera aceitável.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta