Hoje eu queria falar sobre autossabotagem e hábitos.

A verdade é que nos últimos 2 meses eu vivi altos e baixos em relação aos meus hábitos. Tudo que eu estava fazendo tão bem desde o início do ano deu uma desandada quando eu me senti sobrecarregado.

Não sei se você já fez isso, mas toda vez que um hábito meu dava certo e entrava na minha rotina eu ia lá e criava mais um hábito para fazer para “ocupar” esse novo tempo ocioso.

Depois de um tempo fui sentindo que alguns deles não faziam sentido e me sentindo frustrado por não ter energia para colocá-los em prática. Percebe a autossabotagem?

A solução veio no começo desse mês, quando decidi terminar com a tirania dos meus hábitos, abri mão de vários que já não estavam fazendo sentido e mantive os que considero essenciais, como a leitura, meu compromisso com a minha saúde e seguir criando novos textos aqui para o Sua Produtividade.

A moral da história é que acredito demais na criação de hábitos, desde que ela respeite seu tempo, energia e propósito. Então sempre que quiser colocar mais uma atividade na sua rotina, tenha certeza que faz sentido para você. Se fizer, vai fundo e, se não, deixa de lado que está tudo bem também.

Agora vamos às minhas indicações de Julho:

Conteúdo do Sua Produtividade

Dá uma olhada nos 9 novos artigos de Julho:

Outros posts e indicações gerais

Em Julho eu fiz mais um curso rapidinho do Ali Abdaal, desse vez sobre Como ser mais feliz com o Estoicismo. Alguns dos posts que saíram desse mês foram inspirados nele.

Também curti o post Diving In do Autin Kleon, que me trouxe a reflexão sobre mesclar momentos de foco e dedicação com tempo de navegação desfocada com atenção “rasa”. Se você só fica no modo 100% focado ou no modo de navegação desatenta do Instagram está perdendo uma boa oportunidade de aproveitar o melhor dos dois mundos.

Uma outra reflexão legal veio do post How to Avoid Becoming a Slave to Your Content Creation Platform, indicado pelo Tiago do Tira do Papel na News dele. Isso tem a ver com a minha reflexão inicial de criar rotinas em que aos poucos você vai se sentindo preso e prejudica a sua própria saúde mental.

Para fechar, nesse momento as inscrições para a nova turma da B School da Marie Forleo já fecharam, mas como curto o conteúdo dela e a forma como ela trata o empreendedorismo e a produtividade, te indico acompanhar o site dela, que costuma ser sempre uma boa fonte de inspiração.

Leituras

No mês de Julho foram 3 leituras:

  • O Princípio da Pirâmide da Barbara Minto: Esse é um conceito criado em 1973 e atual até os dias de hoje, por ter criado um framework de comunicação clara que serve para textos, apresentações e conversas. Para isso ela sugere a estrutura Situação – Complicação – Pergunta (e Solução) que pode te ajudar a organizar ideias em vários contextos diferentes. Apesar de ser interessante, achei a leitura pesada e difícil. Como se tratava de um assunto que me interessa bastante, acabei sendo resiliente e terminei. Se te interessou, mas você não quer passar pela dificuldade que eu tive e quiser um post com o resumo, me deixa saber nos comentários.
  • Os 4 Compromissos do Don Miguel Ruiz: Essa foi uma leitura super indicada pelo Murilo Gun no curso dele de Reaprendizagem Criativa (que ainda segue gratuito e recomendo demais). Curti bastante e indico que você conheça mais a visão do autor para os 4 compromissos de ser impecável com a sua palavra, de não levar nada para o lado pessoal, de não tirar conclusões e de sempre fazer o melhor que puder. Ele fala bastante sobre o processo de domesticação que passamos ao longo de toda a nossa vida e como podemos quebrar essas correntes.
  • Locke and Key – Bem vindo a Lovecraft do Joe Hill e Gabriel Rodriguez (HQ): Esse quadrinho conta a história de uma família assombrada pelo assassinato de seu patriarca que se “refugia” em uma mansão cheia de mistérios. Curti as ilustrações e a história é tão promissora que a Netflix até produziu a série, assista (se for assinante, aqui).

E a sua indicação?

Me conta qual indicação você mais curtiu e, se tiver alguma, deixa aqui nos comentários.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta