Acabamos de passar pela metade do ano e uma das perguntas que considero mais importantes é a de como está o seu acompanhamento anual?
Se fôssemos analisar a “barra de progresso do ano”, ela estaria mais ou menos assim (passamos um pouquinho da metade):

Ter o hábito de analisar o nosso progresso e fazer esse acompanhamento anual é essencial. Essa reflexão de hoje foi inspirada pela newsletter do Austin Kleon e pela pergunta que ele fez por lá se essa metade do seu ano está meio vazia ou meio cheia.

Penso que só é possível responder esse questionamento se você tiver feito um planejamento primeiro.
Planejamento de Metas do Ano
Você chegou a traçar metas para o seu ano ou a fazer resoluções de ano novo?
Se fez, independentemente se você gosta mais do planejamento anual, por trimestre ou mensal, minha ideia aqui é que você tenha traçado algum direcionamento para o que você quer do seu ano. Sem isso, você fica preso ao mar de aleatoriedades que acontecem na sua vida e acaba não chegando em lugar nenhum.
Por isso, caso não tenha feito nada a respeito, não se desespere. Ainda dá tempo de traçar uma direção um pouco mais organizada para o seu ano. Um dos direcionadores que eu gosto é você fazer algumas perguntas na sua revisão geral anual ou fazer seu planejamento no papel usando um planner.
Como fazer seu Acompanhamento Anual
Particularmente, apesar de eu ser um adepto da preocupação com os hábitos e com a jornada, gosto de ter minhas metas como direcionadores, afinal de contas, se eu não estou chegando perto delas, muito provavelmente não estou realizando os hábitos que me propus a fazer.
Eu curto muito ter metas para o ano que eu vou “quebrando” no que quero concluir a cada mês ou trimestre. Faço essa organização usando o Notion e meu quadro de metas para 2021 está mais ou menos assim:

No título eu deixo o percentual do ano que se passou (no momento, em Julho, é de 58% do ano) e, embaixo, coloco as metas separadas e vou fazendo o acompanhamento anual de cada uma delas.
Só como exemplo, veja que eu me propus a ler 48 livros esse ano e, até junho já havia lido 24. Isso me mostra que eu estou dentro do que eu gostaria.
Tento fazer semanalmente essa análise do acompanhamento anual e uma dica que te dou é ter esses planos e metas anuais sempre sendo refletidos no seu planejamento semanal.







