Recebi a indicação da Marília na entrevista que fiz com a Gabriela Brasil e curti muito conhecer a Organização Sincera. Ela faz de tudo um pouco no universo da produtividade e fiquei impressionado com as coincidências que temos, tanto no uso de ferramentas (você vai ver em uma das perguntas que ela usa as mesmas que eu uso) e também no livro que ela está lendo atualmente (que é o mesmo que estou lendo).

entrevista marilia sincera organização sincera foto

Quer descobrir quais são essas ferramentas e qual é o livro? Então confere a entrevista completa que está recheada de conteúdo muito útil para quem quer refletir mais sobre a sua produtividade

Conhecendo um pouco mais da Marília, da Organização Sincera

Me conte um pouco da sua história, da Organização Sincera e de como chegou onde está hoje

Sobre a minha história, é legal contar que eu estudei no Colégio Militar de Belo Horizonte e fiz engenharia civil na UFMG. Ter estudado para entrar no Colégio Militar foi algo muito significativo na minha história, porque com 10 anos eu me desafiei a passar num concurso que era super concorrido e aprendi a ter disciplina para estudar muito! Além disso, eu não passei de primeira, o que me trouxe outros aprendizados sobre resiliência e determinação. Ter passado por esse processo tão nova e entrar em um sistema (Colégio Militar) que te cobra e te avalia também pelo seu comportamento e pela disciplina com certeza influenciou na pessoa que sou hoje.

Quando me formei em engenharia civil eu já sabia que eu não queria continuar na área e comecei a minha saga da busca profissional. Esse processo foi bem angustiante, mas me proporcionou experiências diferentes e interessantes, que culminaram na Organização Sincera.

Primeiramente, passei no processo de trainees da Localiza e comecei a explorar o mundo corporativo por lá, através de um job rotation na diretoria de Franchising. Ainda na Localiza dei o meu primeiro curso de gestão do tempo e produtividade. Em paralelo, conheci a Fundação Estudar e fui apresentada para novos mundos, como o das startups. Iniciei um processo de ideação da minha própria startup, onde por 6 meses trabalhei durante o dia como trainee e a noite nela. Pedi demissão da Localiza para tocar o projeto, mas um tempo depois entendi que precisava fechar o negócio. 

Nesse momento fui trabalhar na empresa da minha família, um restaurante e uma loja de produtos naturais já tradicional aqui em BH. Enquanto estava lá, fui me empenhando em processos de desenvolvimento pessoal e acabei me formando em coaching pelo instituto do Augusto Cury e comecei a dar cursos pela Fundação Estudar.

Dois amigos, que trabalhavam com consultoria, me procuraram em períodos diferentes para dizer que as pessoas não estavam conseguindo realizar o que precisavam por falta de organização e que eles me achavam referência na área. Foi a primeira vez que pensei a respeito. A ideia só foi pra frente mesmo quando fui apresentada ao perfil da Gabriela Brasil. Quando descobri que tinha alguém trabalhando com assuntos que eu sempre gostei e com liberdade geográfica, eu acreditei que era possível!

Comecei o processo de criação da Organização Sincera aos poucos em 2017. Primeiro o instagram com alguns posts, depois muito estudo. A Organização Sincera começou de fato em Maio de 2018, depois de ter validado a consultoria com 2 clientes e finalizado o branding. Comecei a produzir conteúdo com frequência e a divulgar meu trabalho por lá desde então.

Onde você investe mais o seu tempo profissionalmente, nas consultorias, nos cursos online e in company ou nos produtos (como o planner 2021)?

Eu invisto o meu tempo de uma forma bem proporcional porque eu realmente preciso deixar a roda girando né? Eu dedico boa parte das minhas tardes para atendimentos de consultoria e para os cursos que vão surgindo tanto de demandas empresariais quanto da minha programação de lançamentos. 

Nos produtos eu tenho o planner que, por ser temporal, demanda mais em determinadas épocas do ano. A parte mais importante pra mim é a parte mais criativa.

E qual deles te dá mais retorno emocional (que você gosta de fazer)? E qual te dá mais retorno financeiro?

O que me dá mais retorno emocional é quando eu vejo que eu ajudei alguém a atingir seu objetivo. Eu consigo isso tanto nos cursos quanto na consultoria, especialmente nas consultorias, pois consigo acompanhar mais de perto o desenvolvimento da pessoa, o que é muito gratificante.

O que dá mais retorno financeiro são as consultorias e os cursos.

Vida Produtiva

O que é produtividade para você?

Viver com produtividade pra mim é ter qualidade de vida e utilizar melhor nossos recursos para alcançar os nossos sonhos. 

Eu não vejo muito sentido em querer apenas produzir mais, sem objetivos e sem conexão com os sonhos. Ao mesmo tempo que focar apenas na realização dos objetivos e deixar a vida de lado não é algo que defendo. 

Acredito que é preciso disciplina, foco e determinação para atingir os nossos objetivos e que o autocuidado é parte fundamental dessa fórmula.

Produtividade para mim é ter uma vida com sentido, com qualidade, onde você consiga realizar os seus sonhos e se dedicar ao que faz sentido pra você.

Quais foram as suas maiores inspirações para a criação da sua metodologia de gestão do tempo e produtividade?

Os meus clientes e os meus alunos são as minhas maiores inspirações.

A metodologia precisa resolver o problema e ter um processo válido e aplicável. Eu comecei sem ter tanta clareza de quais eram os meus próprios processos, mas sabia que eu fazia muita coisa que funcionava.

Com os meus alunos, entendo as principais dificuldades e busco resolvê-las da forma mais simples possível, unindo também ao que já aplico no dia a dia e ao que vou aprendendo com os meus estudos em diversas áreas.

Como é um dia ideal de trabalho para você?

O dia ideal de trabalho para mim é quando eu consigo realizar o que eu me propus. As manhãs são meus momentos mais produtivos, portanto, costumo priorizar com o mais importante do momento, geralmente se tenho que criar ou desenvolver algo, é o período que prefiro. Já a tarde eu faço atendimentos, me envolvo com os cursos e administrativo.

Não tenho muitas regras porque eu tenho dias flexíveis e como eu gosto muito do meu trabalho, me sinto realizada quando consigo fazer o que me planejei.

Qual o principal desafio relacionado à produtividade no seu trabalho hoje? E o que tem feito para superá-lo?

Meu principal desafio hoje é lidar com o volume de funções que eu tenho. Eu ainda sou uma “eu” presa. Eu tenho uma assistente que me ajuda com coisas pontuais, mas sei que preciso delegar mais para poder crescer e melhorar o ritmo de trabalho.

Usa alguma técnica ou método para ser mais produtivo e se organizar?

Eu uso a minha metodologia para ser mais produtiva e para me organizar. Uso o meu Planner para fazer a minha gestão do tempo, o funil do planejamento, a rotina flexível e a peneira da priorização.

Recomendações

O que você está lendo ou que livro(s) recomenda?

Estou lendo Mude seus horários mude sua vida e Você Pode Curar Sua Vida da Louise Hay. Estou adorando! Recomendo eles, e também Hábitos Atômicos do James Clear e Essencialismo do Greg Mckeown.

Indique 3 ferramentas (apps, softwares ou gadgets – online ou offline) que você não pode viver sem

Planner, Todoist e Evernote. Realmente eu estou sempre com eles. Acrescentaria o Mindmeister também.

Quem você adoraria ver respondendo essas mesmas perguntas?

Gostaria de ver o Lucas Veríssimo respondendo essa entrevista.

Quer adicionar algo para os leitores do Sua Produtividade?,

Quem quiser saber um pouquinho mais da minha metodologia e ficar em contato com essa produtividade sincera, que não é simplesmente mais por mais, mas que faz sentido e vai de acordo ccom os nossos sonhos pode me encontrar no LinkedIn, no Instagram, no YouTube e no meu podcast (De Frente com Marília Sincera).

Para quem quiser aprender comigo, tem os cursos online e as consultorias. Espero que tenham gostado. Me manda um alô aí quem leu para eu saber o que acharam! 🙂
Obrigada pelo convite, um abraço e até mais!

Outras Entrevistas

Se você curtiu a entrevista da Marília da Organização Sincera, vale conferir outras entrevista que já rolaram por aqui:

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta