O método Ivy Lee já tem mais de 100 anos de história e continua muito atual no que se refere a impulsionar a sua produtividade. Em poucas palavras – e poucas regras – a metodologia envolve basicamente focar-se em executar uma tarefa por vez, até completar a sua lista diária de 6 atividades mais importantes.

O objetivo do método Ivy Lee é reduzir a fadiga da tomada de decisões e o estresse que rola nesse processo de definir o que precisa ser feito por meio do planejamento de seu dia seguinte na noite anterior. Assim, você acorda sabendo o que precisa fazer, sem perder tempo tomando decisões pela manhã.

Vamos entender melhor como funciona o método Ivy Lee.

História do método Ivy Lee

Como dito antes, o surgimento do método Ivy Lee remonta ao século passado, mais especificamente o ano de 1918, quando Charles M. Schwab, presidente da Bethlehem Steel Corporation (maior construtora naval e a segunda maior produtora de aço dos EUA na época) era um dos homens mais ricos do mundo.

O empreendedor estava sempre em busca de técnicas e pessoas que pudessem melhorar a performance de sua corporação. Para isso, ele agendou uma reunião com um respeitado consultor em produtividade, o próprio Ivy Lee.

método ivy lee história

A história conta que Schwab teria chamado Lee ao seu escritório e perguntado o que fazer e o preço dos seus serviços. Como resposta não existiu cobrança, apenas algo como: “Se der certo, em três meses você pode me enviar um cheque com o valor que você achar justo”.

Passado o período combinado diz a lenda que Schwab pagou uma bolada no valor de 25 mil dólares – algo equivalente a cerca de 500 mil dólares na cotação atual.

Talvez agora você tenha ficado curioso em relação ao que é o método Ivy Lee e como implementar ele na sua rotina diária. Deixa eu te explicar.

O método Ivy Lee 

O método Ivy Lee é tão eficaz quanto é simples e pode ser resumido em cinco passos:

método ivy lee 5 passos
  1. Ao final de cada dia útil, faça uma lista com as seis coisas mais importantes que você precisa realizar no dia seguinte. É fundamental que você NÃO escreva mais do que seis tarefas.
  2. Organize a lista de seis tarefas por ordem de prioridade, começando pela mais importante, em ordem decrescente.
  3. Ao começar o dia seguinte, concentre-se SOMENTE na primeira tarefa da lista. Trabalhe em cima dela até que ela esteja completamente finalizada. Só então, passe para a número dois da lista.
  4. Siga as próximas cinco tarefas exatamente do mesmo jeito. Apenas ao concluir uma, passe para a seguinte. Se, ao final do dia houver algum item não finalizado, inclua-o na lista de seis tarefas do próximo dia.
  5. Repita esse processo a cada dia da semana.

Por que o método Ivy Lee funciona?

Já que estamos falando de um método focado em somente cinco passos, você já percebeu que se trata de algo bastante simples de incluir em sua rotina diária, mais especificamente em sua rotina noturna.

método ivy lee benefícios

Mas como o Método Ivy Lee, algo tão “básico”, pode ser tão eficiente?

Simplicidade

Às vezes, pensamos que, para algo ter resultado real, precisa ser profundo e completo, capaz de abranger todas as áreas da vida. Mas a verdade é que, com frequência, quando algo é muito complexo e complicado, a gente acaba se perdendo e deixando de lado. O simples, por outro lado, é fácil de manter na linha.

Direciona decisões

A tomada de decisões já começa no ato de fazer a lista de tarefas. Você precisa se impor um limite de apenas seis itens – nunca mais do que isso. E ainda deverá colocá-los em hierarquia de importância. Isso impede que haja espaço para qualquer distração ou coisas supérfluas.

Monotarefas

Existe um mito na sociedade moderna de que ser multitarefas é ser produtivo. Mas a verdade é exatamente o oposto. O foco em prioridades é que leva à otimização e melhor gestão do tempo, exatamente como defende o método Eat that frog, de Brian Tracy. Ninguém consegue dar a atenção adequada a várias coisas ao mesmo tempo. Contudo, isso é possível quando se faz uma de cada vez. O sucesso exige consistência.

Ajuda a começar

Em geral, é mais difícil começar uma tarefa do que terminá-la. O método Ivy Lee o obriga a decidir por onde você vai começar ainda na noite anterior. Então, não tem enrolação. Você não vai gastar tempo pensando e debatendo por onde começar. Essa escolha já está feita há horas. Você levanta da cama e começa.

Reduz o estresse

Desde o momento em que você sai da cama, você começa a tomar decisões para o seu dia. Mesmo que você seja uma pessoa organizada e racional, isso causa exaustão mental, em algum momento, e a sua capacidade de tomar decisões se deteriora. Uma lista de afazeres bem-estruturada ajuda a evitar esse estado.

Estabelece limites

Quando você tenta fazer tudo, é mais provável que você acabe por não fazer nada. O método Ivy Lee o limita, já que não pode exceder seis itens. Esse limite irá evitar que você se sobrecarregue e permitirá que você termine, de fato, o que começar. Essa ideia é corroborada por outros métodos de sucesso, como o Essencialismo, de Greg McKeown, sobre o qual já falamos aqui no blog.

Ferramentas úteis para o método Ivy Lee

Como já falamos, o método é tão simples que basta você ter uma agenda, um planner ou uma ferramenta de controle de tarefas para anotar as seis tarefas essenciais para o dia seguinte.

Existem algumas ferramentas que já mencionei aqui no blog que podem ser bastante úteis para você inserir o método Ivy Lee em seu dia a dia. São elas:

  • Todoist: um software bastante simples e grátis, de gerenciamento de tarefas. Você pode registrar, diariamente, as tarefas que precisam ser feitas, e fazer o acompanhamento da execução.
  • Evernote: um app de armazenamento de anotações – uma espécie de bloco de notas digital. Assim, sempre que uma ideia vier à sua cabeça, você pode incluí-las em suas anotações na mesma hora, sem correr o risco de esquecimento. E elas podem virar alguma das seis tarefas do próximo dia, por exemplo.
  • Matriz de Eisenhower: um quadro estratégico dividido, que te auxilia a organizar e a categorizar suas tarefas, de forma a estabelecer o que você precisa fazer e em que ordem de prioridades.

Agora que você já tem todas as informações e ferramentas necessárias para impulsionar a sua produtividade e um método mais simples impossível, que tal deixar a procrastinação de lado e escolher as seis tarefas de amanhã?

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

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