E 2021 começou. Esse costuma ser o mês em que todo mundo cria suas metas e resoluções de ano. Acho um momento incrível e muito positivo. O único problema costuma ser o fato de 80% das pessoas abandonarem suas resoluções de ano novo já na segunda semana de fevereiro.

Para você não fazer parte dessa estatística eu te recomendo criar hábitos que vão te levar mais próximo das suas metas. A ferramenta que eu tenho usado é o canvas de criação de hábitos, que pode ser baixado gratuitamente aqui.

canva de criação de hábitos preenchido sua produtividade

Se você pensar em um objetivo ou meta do seu ano e entender o que precisa fazer para chegar lá, o próximo passo é justamente desenvolver um hábito que te permita consistentemente realizar ações e tarefas que te aproximem dele.

Site Novo

Uma das coisas mais legais e que me deram mais prazer do final do ano pra cá foi dar uma repaginada no site. Apesar de curtir o que eu tinha feito inicialmente, a verdade é que ele era bem tosquinho. Com uma ajuda cheguei na versão nova que muito me orgulha:

tendências de produtividade 2021 - suaprodutividade.com.br

Instagram

Outra novidade do momento foi a criação do Instagram do Sua Produtividade. Lá estou dando dicas sobre produtividade, criação de hábitos e mostrando alguns exemplos com um pouco do meu dia a dia. Se você está por lá, não deixe de me seguir, vai ser um prazer trocar mais em outra plataforma.

Essa foi uma barreira que eu tive que quebrar, porque quem me conhece sabe que não sou tão fã das redes sociais. Estou me acostumando a postar, criar stories e criar conteúdo relevante por lá, então adoraria ouvir a sua opinião e receber dicas do que poderia fazer a mais.

Conteúdo do Sua Produtividade

Ao longo do mês de Janeiro eu criei esses conteúdos aqui:

Outros posts e indicações gerais

Leituras

Essas foram as minhas leituras do mês de Janeiro.

  • Mude seus Hábitos, Mude a sua Vida do Dr. Suhas Kshirsagar: Primeiro livro de produtividade do ano e achei bem legal. Ele fala sobre muita coisa que talvez a gente “já saiba”, mas que deixamos de lado cotidiamente. Ele explica de uma maneira simples o que é Ayurveda, como as estações do ano te influenciam e como colocar seu sono, alimentação e exercícios em dia, principalmente por meio dos horários em que você faz cada uma dessas coisas.
  • Floresta Sombria do Cixin Liu: Segundo livro da trilogia dos Três Corpos, que aborda muito do comportamento da humanidade depois de descobrir que uma civilização alienígena está a caminho. Estilo de ficção científica que eu mais gosto.
  • Descender do Jeff Lemire e Dustin Ngwen (HQ): Mais um quadrinho de ficção científica e, nesse aqui robôs gigantes invadiram a galáxia e destruíram civilizações inteiras, criando uma aversão às máquinas e políticas de perseguição e extermínio de robôs. Essa caça implacável põe em risco a vida de Tim-21, um jovem androide de aparência humana que passou uma década em sono profundo.
  • Gaytástrofes de Guilherme Luz: Essa é a história de um grupo de quatro gays moradores do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Apesar de ser uma ficção, a história mostra a realidade nua e crua dos personagens (muito embasada na realidade) abordando questões políticas, do uso de drogas, do preconceito sofrido e uma série de reflexões importantes sobre a vida tanto para homossexuais como para héteros. Além disso, tenho orgulho de dizer que sou um grande amigo do autor! Se quiser saber um pouco mais dele, vá no @genteprecisofalar

E a sua indicação?

Me conta qual indicação você mais curtiu e, se tiver alguma, deixa aqui nos comentários.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta