O estado de flow é universal, podendo acontecer com pessoas de todas as idades, gêneros e culturas, e ser experimentado em qualquer atividade, oferecendo bem-estar, criatividade e produtividade – tudo de uma vez só. 

Trata-se de um conceito altamente relevante para a performance humana e tem sido estudado extensivamente. Mihaly Csikszentmihalyi, considerado um dos cofundadores da psicologia positiva, foi o pioneiro nessa pesquisa. No entanto, seu processo neurocognitivo ainda não foi completamente esclarecido.

Confira do que se trata e como cutivar o estado de flow.

banner post blog - masterplan método naghol

O que é o estado de flow

Estado de flow é o estado mental em que uma pessoa fica completamente imersa em uma atividade, com foco total sobre aquilo que está fazendo

“Existe esse foco que, uma vez que se torna intenso, leva a uma sensação de êxtase, uma sensação de clareza: você sabe exatamente o que quer fazer de um momento para o outro; você recebe feedback imediato ”, foi o resumo de Csikszentmihalyi em uma palestra do TED de 2004

Quando você coloca toda sua atenção em algo, você se entrega para aquilo, criando as condições para o estado de flow. A mente silencia e entra em uma zona de não distração, inibindo qualquer outra percepção que possa desviar sua atenção.

Esse estado de flow costuma ser mais comum ao executarmos tarefas desafiadoras e exigentes. Isso porque, segundo o pesquisador, os melhores momentos de nossas vidas não são os momentos passivos e relaxantes, mas sim aqueles em que nosso corpo ou mente são forçados ao limite. 

Conforme Csikszentmihalyi relatou em seu livro sobre o assunto, quando nos desafiamos, nosso cérebro atinge a capacidade mental máxima, podendo nos despertar uma sensação de motivação e realização que leva ao estado de flow.

estado de flow Mihaly Csikszentmihalyi livro

“O ego desaparece. O tempo voa. Cada ação, movimento e pensamento segue inevitavelmente o anterior, como tocar jazz. Todo o seu ser está envolvido e você está usando suas habilidades ao máximo”, disse Csíkszentmihalyi em uma entrevista para a revista Wired.

O estado de flow é, portanto, associado ao bem-estar, à felicidade, e  a uma satisfação geral com a vida. Do ponto de vista profissional, está ligado à produtividade, motivação e criatividade. 

Quem é Mihaly Csikszentmihalyi

Mihaly Csikszentmihalyi, como dito acima, é um dos fundadores da psicologia positiva e a passou a pesquisar sobre a felicidade devido às adversidades que ele enfrentou em sua infância e juventude.

estado de flow Mihaly Csikszentmihalyi foto

Húngaro de nascimento, ele cresceu na Europa devastada pela Segunda Guerra Mundial e viu os adultos ao seu redor lutarem para reconstruírem suas vidas, sendo que muitos se tornaram incapazes de serem felizes sem seus empregos, casas ou a segurança do pré-guerra. 

Foi então que ele começou a questionar o que faz a vida valer a pena. Um dia, ele assistiu a uma palestra de Carl Jung, sobre a psique traumatizada dos europeus no pós-guerra e passou a acompanhar o trabalho de Jung. Mais tarde, se mudou para os Estudos Unidos, para estudar psicologia e o propósito da vida

Então, Csikszentmihalyi percebeu que artistas e músicos, com frequência, dispensavam fama e fortuna em busca de algo que lhes trouxesse realização. Logo, a felicidade não estaria associada necessariamente a status ou bens materiais.

Foi quando um compositor lhe disse que quando seu trabalho “fluía”, ele experimentava uma espécie de estado de êxtase, que simplesmente fazia com que a música acontecesse. Atletas, poetas, jogadores de xadrez, todos repetiam o mesmo fenômeno.

Csikszentmihalyi chamou esse estado de absorção total e concentração que não exigia esforço algum de “estado de flow”. E descobriu que tal conceito não se restringia a artistas e esportistas. Mas que, ao contrário, todos nós podemos experimentá-lo quando estamos completamente engajados em nosso trabalho, hobbies e até relacionamentos. 

Benefícios de chegar no estado de flow

Além de tornar as tarefas mais agradáveis, o estado de flow tem inúmeras vantagens, tais como:

  • Inteligência emocional: o estado de flow permite que as pessoas alcancem uma maior complexidade emocional, ajudando-as a desenvolverem a habilidade de regular suas próprias emoções.
  • Senso de realização: as pessoas no estado de flow sentem que estão fazendo mais, porque as tarefas se tornam mais agradáveis e promovem um forte sentimento de recompensa.
  • Motivação intrínseca: o estado de flow também pode ajudar a aumentar a motivação, já que eleva a satisfação na execução das atividades.
  • Produtividade: o estado de flow melhora a performance em diversas áreas, incluindo ensino, aprendizagem, esportes e artes.
  • Desenvolvimento de habilidades: porque as pessoas querem continuar experenciando o estado de flow, elas precisam se manter em constante atualização e aprendizado, desafiando-se continuamente.
  • Criatividade: o estado de flow costuma acontecer durante tarefas criativas e artísticas, o que pode fomentar o desenvolvimento regular da criatividade.
  • Concentração: o estado de flow evita que as pessoas se distraiam com coisas que geralmente atrapalham a qualidade do trabalho, inclusive estresse e preocupações externas. 
  • Felicidade: o estado de flow promove mais do que simplesmente um estado momentâneo de contentamento, trazendo sensação de bem-estar e sentimento duradouro de alegria e realização.

4 condições para alcançar o estado de flow

Para alcançar o estado de flow, há quatro condições que precisam ser observadas:

  1. Você precisa de fato se importar com a tarefa que está executando;
  2. A atividade não pode ser nem fácil nem difícil demais;
  3. De preferência, você deve ser bom naquilo que está fazendo;
  4. Seu mindset deve estar focado no processo e não no resultado.

Por fim, aqui estão alguns fatores extras que podem ajudá-lo a chegar lá:

  • Faça algo que você ama, assim você tem satisfação ao fazê-lo, mesmo que seja algo complicado;
  • Crie um ritual, com uma série de ações que você repete toda vez que executa a tarefa, seja uma meditação ou uma xícara de café;
  • Priorize, elegendo a tarefa mais importante a cada vez, pois fazer muita coisa ao mesmo tempo impede o estado de flow;
  • Identifique o seu pico criativo e/ou produtivo e organize o seu planejamento para que a tarefa que depende do estado de flow seja executada nesse período;
  • Elimine distrações, criando um espaço pacífico e minimalista, evitando distrações com o celular ou o computador – se necessário, utilize ferramentas de bloqueio online. 
  • Estabeleça metas claras, para que sua atenção esteja completamente voltada à execução de um objetivo viável e realista;
  • Procure trabalhar com alguém, estudos mostram que o estado de flow é ainda mais positivo quando compartilhado.
banner post blog - masterplan método naghol
Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta