A indicação do papo com a Naiara Nair Avi surgiu na entrevista que eu fiz com a Lari do Executa Aí. Tenho acompanhado e curtido bastante o insta dela, o @naiaranairavi, que tem diversas dicas de organização, hábitos e rotina, mostrando bastante do dia a dia e das coisas que ela faz.

naiara nair avi estúdio arte mais foto

De tudo que ela faz, o que mais me impressionou foi a questão do consumo consciente, a preferência pelo uso de produtos orgânicos e a organização do home office dela com uma rotina dedicada. Então dá uma olhada nas respostas dela:

Conhecendo um pouco mais da Naiara Nair Avi e do Estúdio Arte Mais

Me conte um pouco da sua história e o que te motivou a falar sobre rotina e produtividade

Tudo começou por causa da minha ansiedade e crises de pânico. Eu trabalhava fora (sou estilista e designer gráfica) e a noite ainda criava artes como forma de renda extra. Depois, percebi que o que eu fazia como freelancer, estava me dando mais retorno (pessoal e financeiro) do que trabalhar em CLT. E aí, veio a meta de trabalhar em casa, empreendendo somente no meu estúdio de criação ( o @estudioartemais).

Mas para isso, tive que fazer uma reserva de emergência e captar clientes necessários para cobrir aquele meu salário fixo, pra daí sim eu poder pedir demissão. Já pode imaginar a loucura que foi né? Eu trabalhava quase 18hrs por dia, e deixei de lado todas as outras áreas da vida… E com isso, as crises de pânico surgiram e eu não entendi porque estava assim se finalmente eu estava “quase lá!”. E daí, precisei tomar a decisão, de ou meter a cara logo, ou me contentar com o emprego fixo.

Criei coragem, pedi demissão, mudei toda a minha rotina para poder equilibrar “esses patinhos da vida” e conforme eu ia estudando sobre rotina, produtividade, empreendedorismo, minimalismo, essencialismo, ansiedade… Fui compartilhando essa minha caminhada no Instagram, assim, nem intenção nenhuma além de compartilhar o que estava aprendendo… Aquilo tudo estava me fazendo melhorar TANTO, que sentia quase que uma obrigação com o universo de compartilhar tudo aquilo que estava dando tão certo pra mim.

E assim, aos poucos e sem perceber… As pessoas começaram a me indicar pras amigas como “referência” no assunto, começaram a me pedir ajuda, a me mandar mensagens lindas agradecendo o quanto ajudo e inspiro elas… Acho que minha trajetória no Instagram foi a única que realmente eu não planejei na minha vida rsrsrs Só aconteceu mesmo! 

Que dicas você daria para alguém que quer levar uma vida minimalista?

Vá aos poucos! Você não precisa jogar tudo fora ou mudar todo o seu guarda roupas. Você levou uma vida toda para acumular todas essas coisas, não queira se desfazer de tudo em um mês.

E lembre-se sempre que minimalismo não é sobre quantidade, e sim sobre usar tudo o que se tem, fazer sentido guardar cada item. Você pode sim ter 10 bolsas e ser minimalista, desde que as 10 façam sentido pra você e sejam usadas com frequência. Quanto mais a gente entende que não precisa de tanta coisa (para suprir uma falta de algo), mais fácil vai ficando.

Quais ações e rotinas você adotou para consumir de forma mais consciente?

Primeiro, comecei desapegando. A cada 6 meses eu fazia uma liiimpa no guarda roupas e tirava tudo aquilo que eu não usava mais. No começo foi difícil, muito difícil (ainda mais por ser estilista e querer ter tantas opções).

No próximo semestre, ficava mais fácil, pois eu sabia que aquilo que eu falei “dessa vez vou usar”, eu realmente não usei de novo… E assim, a cada limpeza, menos apego emocional eu sentia com as peças. Depois de conseguir desapegar, parar de consumir foi sinceramente, automático pra mim. Foi muitooooo mais difícil me desfazer do que eu já tinha, do que deixar de consumir algo novo. Justamente porque depois de sofrer tanto para desapegar, eu entendi o que eu realmente usava e o que eu realmente precisava…E agora eu faço listas de desejos, no bloco de notas de celular mesmo.

Ahhh preciso de um liquidificador, de toalhas, de roupa fitness, de uma bota… Tuuudo vai pra lista! Quando eu sinto o impulso de comprar algo que vi na Internet ou loja, eu simplesmente lembro que aquilo nem estava na lista, que é algo que eu não precisava antes de ver, então não compro por impulso. Se no outro dia, aquilo ainda não me saiu da minha cabeça, é porque eu quero muito, e aí compro sem culpa (desde que seja algo que eu já não tenha).

Também excluí meu e-mail de todas as listas de marcas que já comprei e enviavam propagandas e deixei de seguir essas empresas no Instagram. Quando eu precisar, vou lá e pesquiso… Não fico mais recebendo esses gatilhos todos os dias. E também, passei a pesquisar MUUUUUITO antes de comprar, hoje só compro roupas de marcas com fabricação própria (nada de fast fashion) e só cosméticos veganos, ou no mínimo não testado em animais… Cada vez que algum produto meu acaba, eu pesquiso antes de repor e faço a substituição se julgar necessário. Tudo muito leve, e aos poucos.

O que motivou e como foi o processo de parar de comer carne para você?

Por ter sido criada em sítio, eu via meus avós matando as galinhas e porcos para o consumo. Eu chorava muito e nunca entendi aquilo, como eles podiam matar e comer o “pintinho” que eu brincava ou o porquinho que eu dava comida todo dia… Pra mim sempre foi igual os cachorros e os gatos. Mas como criança, sem acesso a informação, acreditava nos pais que diziam que “pra ficar forte, tinha que comer nem que seja um pedacinho…”

Quando saí de casa, e com acesso mais informação (lendo e vendo vídeos e documentários sobre o assunto), tomei a decisão de parar. Pesquisei e entendi que deixar de comer a carne não me deixaria doente, muito pelo contrário. Assim, procurei uma nutricionista e parei, de um dia para o outro. Neste caso não fui aos poucos… Eu tomei a decisão e simplesmente nunca mais coloquei nenhum tipo de carne na boca. Foi um processo realmente fácil pra mim e me sinto incrível por saber que não faço mais nenhum animal sofrer a quase 8 anos. Ahhh e meus exames, cada ano melhores!

Tem algum outro projeto além do @naiaranairavi? Se sim, qual?

Tenho o @estudioartemais onde mostro o dia a dia do meu trabalho em Home Office e dou dicas para designers e empreendedores. Confesso que estava meio abandonado, mas este ano estou sendo mais frequente por lá também.

Vida Produtiva

O que é produtividade para você?

Produtividade pra mim não é estar ocupada o tempo todo. Pelo contrário, é ter uma uma rotina organizada de forma que eu não precise pensar e tomar decisões todos os dias, apenas acordar já sabendo o que precisa ser feito, e ir dando check nas tarefas,  focada em uma de cada vez.

E entre elas, ter também tempo para descanso e lazer. Produtividade é saber o que é prioridade pra mim, e assim trabalhar muito pelos meus sonhos, mas tendo tempo para ser feliz todos os dias. É aproveitar a viagem, não só o destino final.

Como é um dia ideal de trabalho para você?

Sinceramente, posso me gabar em dizer que 90% dos meus dias são de acordo com o que eu planejei. Hoje em dia eu consigo dar conta das minhas tarefas do trabalho, fazer exercício físico, ter tempo de qualidade com minha família (e meus gatos), estudar, ler, cuidar da casa, descansar e até pintar aquarela e beber um vinho em uma Quinta feira comum…

Sabendo que tenho até mesmo um tempo para imprevistos na minha agenda. Não foi fácil nem rápido, mas eu finalmente criei uma rotina ideal pra mim, a minha Querida Rotina (que inclusive está virando um curso).

Qual o principal desafio relacionado à produtividade no seu trabalho hoje? 

No início foi aprender a dizer não. Eu deixei com que o meus clientes dominassem a minha rotina. Eu trabalhava sem horário pra acabar, respondia Whatssapp o dia todo e até trabalhava até finais de semana.

Com terapia, eu aprendi que não preciso agradar todo mundo, e que eu precisava me impor, a empresa é minha, e eu quem crio as regras. Santa terapia!!! Hoje isso não é mais um problema pra mim. Hoje, o que ainda tira meu foco é o Instagram, nessa minha sede de ajudar e inspirar as pessoas, as vezes me pego mais tempo na rede social do que deveria. Então meu desafio está sendo conciliar essas duas partes da minha vida, a profissional e a “digital”, que hoje também está me abrindo portas para parcerias e até retornos financeiros.

E o que tem feito para superá-lo?

Decidi criar apenas conteúdo orgânico, sem planejamento, sem investir hooooras gravando vídeos e pesquisando o que postar. Eu apenas compartilho a minha rotina real e o que acontece de mais relevante no meu dia, dando dicas e ensinando o que vou aprendendo também.

No feed, posto quando dá, tento manter uma frequência, claro… Mas se naquele dia sinto que não tenho nada relevante pra compartilhar, simplesmente não posto. O algoritmo que lute! Minimalismo ate nas coisas que posto. Se não vai fazer diferença nenhuma na vida das pessoas, não posto só pra “preencher tabela”. Também ativei o tempo de uso, que me envia uma notificação quando eu já passei tempo demais conectada.

Usa alguma técnica ou método para ser mais produtivo e se organizar?

Várias!!! Nesses quase 4 anos, eu pesquisei, li, e testei muita coisa. Muita coisa deu certo, e muita coisa não tinha nada haver com a minha realidade. Então hoje eu não sigo nenhuma técnica em específico. Sigo a minha própria rotina que criei, com a ajuda das ferramentas (Trello, Notas e Calendário digital). Posso até me atrever a dizer que criei meu próprio método, pois nunca vi ninguém fazer assim como faço.

Recomendações

O que você está lendo ou que livro(s) recomenda?

No momento estou lendo o livro Marketing 4.0… Eu leio 2 livros por mês, e meus preferidos são O milagre da manhã, Segredos da mente milionária e O segredo.

Indique 3 ferramentas (apps, softwares ou gadgets – online ou offline) que você não pode viver sem

Opa, essa até já dei spoiler! Calendário (do próprio iOS), onde programo todo o meu dia (pessoal e profissional), o Trello (onde organizo as minhas metas) e um bom e velho caderninho de ideias, onde “descarrego” na hora algum insight que tive, e depois decido se aquilo é um sonho, uma meta, uma tarefa… E crio uma ação para aquela ideia.

Quem você adoraria ver respondendo essas mesmas perguntas

@carlavolponi_ maravilhosa que já me deu várias dicas, inclusive com o lance de “não ter que estar disponível o tempo todo”!!!

Quer adicionar algo para os leitores do Sua Produtividade?

Gostaria de convida-los a me acompanhar no meu Instagram (@naiaranairavi) , onde diariamente conto um pouquinho sobre as minhas experiências e evolução, e onde em breve estarei lançando o meu curso Querida Rotina, onde vou ensinar tudo o que eu levei anos pra estudar e testar, reunidos neste passo a passo, para que em 20 dias (ou no seu ritmo, claro!) cada pessoa consiga começar a ter o controle da sua vida, descobrir suas prioridades e criar uma rotina descomplicado, para uma vida (e uma casa) mais organizadas,  com menos coisas e mais tempo para ser feliz todos os dias!

Outras Entrevistas

Veja outras entrevistas que já rolaram por aqui:

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta