Em uma das últimas entrevistas que fiz por aqui, a @naiaranairavi me indicou a Carla Volponi para um bate papo. Vou te falar, gosto muito de encontrar entrevistados dessa forma, afinal de contas, nada melhor do que uma boa indicação para conversar com gente boa que está fazendo um bom trabalho.

carla volponi foto

A Carla Volponi me pareceu um caso clássico (e bem sucedido) da busca pelo propósito de vida e de um equilíbrio maior entre a vida pessoal e a profissional, mas ninguém melhor do que ela para contar essa história e falar sobre o universo da produtividade:

Conhecendo um pouco mais da Carla Volponi e do seu trabalho

Me conte um pouco da sua história e o que te motivou a trabalhar com produtividade 

Começou em 2015, aos 36 anos quando estava no auge da carreira, ganhava bem, trabalhava em um escritório de advocacia renomado (sou advogada), família, filho, casa, carro, tinha tudo para estar bem, mas não estava.

Percebi que nunca “tive tempo” pra saber o que de fato eu queria, nunca tinha planejado nada na vida, não tinha metas, objetivos, só fazia. Entrava no escritório antes do sol nascer e saía depois que ele já tinha se posto.  Isso começou a me incomodar porque só tinha tempo pra trabalho na minha vida.

Fui buscar entender de produtividade para ver se “sobrava” tempo pra fazer mais coisas que gostava. Aí se abriu um portal. Não se trata de técnicas de produtividade apenas, mas de decisões, autoconhecimento e muita autorresponsabilidade. Resolvi que iria começar de fato a viver. Deu certo, as pessoas me procuravam pra saber o que eu tinha feito e foi algo natural fazer disso profissão porque sempre estive disposta a ajudar.

Quais são os maiores desafios que seus clientes tem em relação à produtividade?

O mesmo que os meus, falta de objetivos, clareza de saber exatamente o que quer pra vida, pra carreira e pros relacionamentos.

Quando não somos obrigados a “pensar com a própria cabeça” somos guiados por valores, objetivos e sonhos de outras pessoas. A frustração uma hora chega e aí queremos mudar tudo do dia pra noite, e aí não temos “suporte” para sustentar tanta mudança.

É preciso desaprender para aprender a se construir novamente, com novos hábitos, escolhas e determinação.  

E qual costuma ser a sua abordagem para eles?

Começou de forma natural, as pessoas se aproximavam por terem visto a mudança em mim mesma, depois foram as indicações dos clientes e amigos.

Hoje eu já me adaptei à era virtual. Faço cursos, palestras, treinamentos, workshops, mentoria e consultoria online.

Tenho um perfil bastante ativo no instagram, site, mas o que realmente funciona é o direct! Faço questão de responder a todos que me procuram. 

Qual atividade profissional que você faz hoje que te dá mais prazer? Porque?  

Ensinar. Fazer a pessoa concluir que os resultados que tem atualmente é consequência única dos seus atos ou omissões. Então, contribuir para que ela descubra o caminho da  mudança e ver os resultados acontecendo é o que mais me dá prazer. Vejo negócios nascerem e crescerem, vejo a qualidade de vida fazendo parte do dia a dia, vejo novamente o brilho no olhar que um dia eu perdi e recuperei.

Tem algum outro projeto paralelo? Se sim, qual?

Ainda advogo, representa 20% da minha atuação diária. Profissionalmente, além da advocacia e consultoria autônoma também sou facilitadora do Sebrae, dou assessoria para organização de eventos, sou revisora de artigos, textos, peças jurídicas, e quero me arriscar no artesanato. Fora isso, participo de várias comissões de empreendedorismo, marketing, oficinas de profissionalização, tudo que tem desenvolvimento pessoal eu estou dentro.

Vida Produtiva

O que é produtividade para você?

Ter resultados sem perder a qualidade de vida. 

Como é um dia ideal de trabalho para você?

Fazer o planejado, sem interrupções e ao final do dia me sentir satisfeita e realizada.

Qual o principal desafio relacionado à produtividade no seu trabalho hoje?  

Distrações, esse é o maior desafio. Mas com disciplina é possível diminuir bastante o impacto negativo delas.

E o que tem feito para superá-lo?

Uso aplicativos que bloqueiam notificações, tenho horários específicos para atender e responder ligações e mensagens, faço combinado com as pessoas que estão no mesmo ambiente de trabalho e o melhor de tudo, mantenho papel e caneta para anotar tudo o que começo a fazer para não me perder. 

Usa alguma técnica ou método para ser mais produtivo e se organizar?

Testo quase todos os aplicativos que me sugerem para identificar qual se ajusta melhor a cada perfil de cliente. Hoje os que mais funcionam pra mim são google agenda, trello, acelerador de vídeo e pomodoro.

Recomendações da Carla Volponi

O que você está lendo ou que livro(s) recomenda?

Leio muito, sou viciada, hoje estou lendo Desperte seu gigante interior do Tony Robbins, mas sempre recomendo que leiam tudo que envolva mentalidade. É pela forma de pensar que tudo começa. 

Indique 3 ferramentas (apps, softwares ou gadgets – online ou offline) que você não pode viver sem

Hoje não vivo sem Gooogle Agenda, Trello, WhatsApp Business, Canva, Estudio de Criação, o velho despertador e o melhor deles, papel e caneta, sempre. 

Quem você adoraria ver respondendo essas mesmas perguntas?

Fiz muitas amizades online, seguindo a linha da produtividade e qualidade de vida, queria indicar a Van (@euvanvasconcellos)

Quer adicionar algo para os leitores do Sua Produtividade?

Busquem os verdadeiros motivos para acordar todos os dias. Pare de correr tanto sem saber para onde está indo. Pare de sobreviver e comece a viver.

Outras Entrevistas

Veja outras entrevistas que já rolaram por aqui:

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta