A lei da atração é a técnica ou método de construir a realidade que queremos por meio dos nossos pensamentos e emoções.

Essa ideia, apesar de antiga, ganhou força com o lançamento do documentário e do livro O Segredo (The Secret), em 2006, que colocou a Lei da Atração em destaque. Mais recentemente, em 2020, o filme O Segredo: Ouse Sonhar reforçou ainda mais essa ideia. Neles, a lei da atração aparece como o grande “segredo” para se alcançar o que se deseja na vida.

lei da atração o segredo dare to dream

Você já ouviu alguém dizendo “você atrai aquilo que pensa”? Ou a versão pessimista “não fala assim, que você atrai”? De maneira bastante simplista, essas citações se referem à essa lei.

A ideia por trás da lei da atração é que ao focar seus pensamentos e sua energia em alguma coisa, ela pode ser alcançada.

Antes de continuar nesse artigo, quero deixar bem claro que apesar de eu gostar bastante da lei da atração e acreditar que a forma como enxergamos o mundo molda como sentimos o que nos acontece, não sou ingênuo ao ponto de achar que só o pensamento positivo basta.

Por isso, tenha sempre em mente que o pensamento e as emoções positivas precisam estar intimamente ligados às ações e práticas positivas, bem direcionadas e planejadas.

Vale mencionar também que existem críticas de algumas associações médicas e entidades científicas para a lei da atração pela falta de comprovação empírica dos seus resultados e para fechar essa introdução, também é importante tirarmos o peso que existe desse pensamento positivo excessivo como o único caminho do sucesso.

O que é a Lei da Atração

Dito isso, imagine que tudo sobre o que você pensa, fala, sente, quer ou tem medo cria uma espécie de “campo energético” com uma vibração correspondente a tal ação, emoção ou pensamento. Esse campo energético atrai situações, pessoas e coisas que se encontram em sincronia com tais vibrações.

Claro que não se trata de um “campo magnético” do plano das ideias, do tipo “vou pensar na minha promoção que ela vem”. Mas significa que o seu subconsciente identifica que resultados você quer alcançar e começa a focar a sua atenção apenas naquilo que está em ressonância com essas vibrações, fazendo com que você perceba com mais clareza quais pessoas, eventos e ações lhe colocarão naquele caminho, e quais outros não fazem parte desse “campo energético”.

Ou seja, em última instância, você é quem define que tipo de energia, pessoas e experiências você quer trazer para sua vida. Por exemplo, se você escolher reclamar por aquilo que você não tem e lamentar as dificuldades da vida, você está focando sua mente na escassez – e só vai atrair ainda mais do mesmo: desafios, problemas, pessoas tóxicas e negatividade.

Por outro lado, se você dedicar seu tempo em enxergar as oportunidades que você tem na vida e em agradecer por todas as coisas e pessoas que estão ao seu redor, então a lei da atração responderá de acordo, mais um vez, atraindo aquilo que for semelhante aos seus pensamentos, ações e sentimentos.

Isso quer dizer que você pode, de certa forma, fazer a lei da atração trabalhar a seu favor, focando seus pensamentos e atenção naquilo que você quer atrair para si.

Como aplicar a Lei da Atração na prática

Para aplicar a lei da atração no seu dia a dia e assim atingir suas metas, basta que você siga três passos simples: pedir, acreditar e receber.

peça acredite e receba lei da atração o segredo
  1. Peça – No entanto, para pedir, você precisa saber de verdade o que quer. Mentalize aquilo que você mais quer, seja no campo pessoal ou profissional, e coloque toda sua atenção nisso. E, claro, eleja prioridades, não tem como querer tudo ao mesmo tempo.
  2. Acredite – A lei da atração não é uma questão de fé. Mas se você não conseguir visualizar a sua meta, muito provavelmente é sinal de que você não sabe direito onde quer chegar e, consequentemente, não saberá identificar quando a oportunidade aparecer. Se você tem dúvidas, por que acha que a lei da atração é que irá resolvê-las?
  3. Receba – Se a recepção fosse um ato passivo, como esperar sentado por um presente, então, a lei da atração seria composta apenas de dois passos, pedir e acreditar. E o restante seria resultado. Mas não é assim que funciona. Não basta pensar positivo e cruzar os dedos. Você precisa fazer a sua parte. Se você quer ser promovido, trabalhe de forma a merecer essa promoção e atraia o reconhecimento de seu chefe. Se você quer perder peso, cuide da sua alimentação e veja seu corpo responder com mais saúde e vitalidade.

Se quiser se aprofundar um pouco mais, pode ler o livro: A Lei da Atração

lei da atração livro

O inimigo da Lei da Atração

A lei da atração encara um grande inimigo quando você busca acioná-la: o pessimismo. O pensamento negativo, com frequência, está enraizado em nossa mente, de uma maneira que às vezes nem nos damos conta.

Sem motivo aparente, começamos a pensar coisas como “o chefe não reconhece o que eu faço, eu nunca vou receber aquela promoção”, “nunca deu certo nos outros empregos, por que seria dessa vez?” e tantas outras crenças limitantes.

Sem perceber, acionamos diversos mecanismos de autossabotagem, procrastinação e negatividade. E isso não dá espaço para que a lei da atração trabalhe a nosso favor.

Portanto, a solução é uma espécie de limpeza mental. Tente identificar os pensamentos e emoções tóxicas, a fim de removê-los. Policie suas ideias, controle suas reações, combata toda a negatividade, a fim de reprogramar esse comportamento prejudicial.

7 dicas para aproveitar a Lei da Atração

  1. Policie seus pensamentos. Eles são energia. Aquilo que está em sua mente hoje produz um campo de força que irá influenciar seus sentimentos e ações de amanhã. Por isso, é necessário que você dê espaço em sua mente somente para aquilo que deseja para si. Com frequência, ficamos pensando em nossos arrependimentos, frustrações e medos. Mas isso se refere a coisas e eventos que você não quer mais. Então, melhor reprogramar seu mindset e investir energia em outras questões, que podem trazer algo de positivo em sua vida.
  2. Use afirmações positivas. Quando você repete uma mesma declaração várias vezes, o seu subconsciente entende que aquilo é verdade e trabalha para atrair pessoas e eventos que realmente transformem tal afirmação em realidade. Portanto, se você repetir cotidianamente afirmações positivas, você será capaz de transformar a realidade em torno de si. Cada pensamento seu é uma percepção de mundo. Mas quando você verbaliza isso, em voz alta, ou escrevendo em um papel, por exemplo, eles ficam ainda mais reais e poderosos.
  3. Permita-se sonhar. Sim, todos nós conhecemos as limitações do mundo real e palpável. Porém, isso não quer dizer que você precise limitar as suas metas. Permita-se visualizar seus objetivos sem pensar, ao menos em um primeiro momento, nos meios para atingi-las. Conforme você for afirmando e visualizando seus sonhos, você estará permitindo que o seu subconsciente se abra para aquilo e comece a lhe mostrar meios e etapas a serem vencidas para chegar à meta final.
  4. Visualize. As visualizações são ferramentas tão fortes quanto as afirmações positivas. Elas são um retrato que você está mostrando para sua mente daquilo que você enxerga em seu futuro. Assim, faça uma imagem mental do que deseja, com o maior número possível de detalhes. Visualize-se ocupando o escritório da posição que almeja na empresa, que roupas você estará vestindo, qual será a primeira coisa que fará quando chegar ao trabalho nessa nova função, veja-se sendo cumprimentado por seus colegas pela promoção. Mostre à lei da atração o que você quer atrair.
  5. Agradeça. Mais do que apenas pedir aquilo que você quer, agradeça. Agradeça por tudo aquilo que você já tem. Faça um diário da gratidão e anote tudo aquilo pelo que você é grato. Agradeça até pelas coisas “ruins” que foram capazes de lhe ensinar alguma lição importante para sua vida. Ao demonstrar gratidão, você está vibrando uma energia positiva, de contentamento e realização, o que atrairá apenas aquilo que vibra em ressonância com tal energia.
  6. Entre em ação. Como dito anteriormente, não adianta esperar que o universo realize seus desejos se você ficar de braços cruzados aguardando – a lei da atração não é um gênio da lâmpada. Seria o mesmo que esperar uma colheita rica sem ter plantado semente alguma. Plante a semente, trabalhe na direção daquilo que você almeja. E não seja hipócrita. Não adianta esperar prosperidade se você oferece aos outros mesquinhez. Tenha atitudes coerentes com suas inteções.

Confie. Por fim, não fique ansioso e não perca seu sono se as coisas demorarem para acontecer. Foque no como acima do quando. Quando você duvida ou reclama, você está mostrando ao seu subconsciente que você não merece aquilo. A lei da atração é uma experiência de uma vida inteira. Você deve aplicá-la dia a dia, para ter os resultados que procura.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta