O Princípio de Pareto é também conhecido como regra dos 80/20. Isso porque trata-se de uma teoria segundo a qual 80% do resultado de qualquer processo é determinado por apenas 20% do esforço.

Claro que tal proporção – 80/20 – é apenas uma distribuição típica, não exata. O Princípio de Pareto refere-se, de forma mais generalizada, à ideia de que a minoria da aplicação produz a maioria dos resultados.

Aqui vão alguns exemplos para esclarecer a teoria:

  • 20% dos funcionários são responsáveis por 80% da produção de uma empresa;
  • 80% da produção dos funcionários vêm de 20% do tempo trabalhado;
  • 20% dos investimentos de uma companhia resultam em 80% dos lucros.

O homem por trás do Princípio de Pareto

Vilfredo Federico Damaso Pareto foi um importante filósofo e economista italiano. Diz-se que um dia ele percebeu que 20% das plantas de ervilha em seu jardim geravam 80% das vagens saudáveis, e essa observação o fez pensar em outras distribuições desiguais.

Ele descobriu, por exemplo, que, na Itália, 80% das terras estavam nas mãos de somente 20% da população e que 80% da produção industrial de cada setor se concentrava em apenas 20% das companhias. Então, ele entendeu que essa proporção aproximada definia uma espécie de “lei natural”. 

Mas o nome “Princípio de Pareto” foi cunhado muito mais tarde, pelo Dr. Joseph Juran, um engenheiro elétrico americano nos anos 1940, que acreditou que tal “lei” poderia ajudar a melhorar os negócios em geral, já que 80% dos problemas eram causados por 20% dos métodos de produção.

Com o tempo, outros estudiosos e organizações refinaram o Princípio de Pareto, ampliando sua aplicação para diversas outras áreas.

Vantagens do Princípio de Pareto

Como aplicar o Princípio de Pareto

Gestão de tempo

Este é o uso mais comum do Princípio de Pareto. Você pode poupar tempo ao focar nas tarefas mais importantes, ao invés de dividir seu tempo igualmente entre tudo o que precisa ser feito. 

Inclusive, você pode dedicar algum tempo no início da semana para fazer seu planejamento semanal, já que, ao invés de ser uma “perda de tempo”, como muitos pensam, é a melhor forma de ajudá-lo a focar em suas prioridades.

Também pode trabalhar por menos horas seguidas, já que mais horas não produzem mais resultado – ao contrário, às vezes uma carga horária excessiva reduz a produtividade ao mesmo tempo que causa burnout e estresse.

Relacionamentos

No que concerne aos relacionamentos, muitas pessoas querem garantir mais e mais amigos, e ficam sobrecarregadas e sofrendo de FOMO, por amizades de baixa qualidade.

Com o Princípio de Pareto, você pode determinar quais são as pessoas que representam os 20% mais valiosos das suas relações, para quem você deverá dedicar 80% de seu tempo de socialização.

O Princípio de Pareto também mostra que 80% dos problemas de um casal são causados por somente 20% do seu comportamento. Então, as causas dos conflitos podem ser identificadas, comunicadas e o relacionamento pode ser mais facilmente melhorado.

Lista de tarefas e metas

Aqui o Princípio de Pareto pode ser usado para concluir os 20% de atividades fundamentais. Escreva sua lista de tarefas e pense quais têm impacto mais significativo em sua vida e quais terão as consequências mais graves, se não entregues.

Então, concentre seus maiores esforços nos primeiros 20% das tarefas, para evitar gastar energia e perder a motivação com atividades secundárias.

Solução de problemas

Para aplicar o Princípio de Pareto aqui, você deve elencar todos os seus problemas com suas causas. Então, avalie quais poderão acarretar as piores consequências, se não resolvidos. Por fim, desenvolva um plano com foco nos 20% dos problemas, cujas soluções garantem 80% de melhoria. 

Gestão de negócios

Se você gerencia uma empresa, certamente encontra recursos e tempo limitados. Com o Princípio de Pareto, você precisa definir quais são os projetos mais relevantes da companhia, a fim de compreender quais são as tarefas mais imprescindíveis. Então, você se concentra nessas, e delega as demais.

Vendas

O Princípio de Pareto mostra que é imperativo que você identifique seus melhores clientes, já que cerca de 80% das vendas são realizadas para 20% dos consumidores. Concentre-se em quem agrega valor – e renda – ao seu negócio e fortaleça seu relacionamento com eles. 

Em resumo, o Princípio de Pareto pode ajudar você e a colocar o seu esforço e energia nos 20% que fazem a diferença, ao invés dos 80% que não oferecem muito retorno, em todas as esferas da sua vida. 

Porque, no fim das contas, cada hora adicional de esforço, cada trabalhador extra está adicionando mais prejuízo ao cálculo final. Você acaba gastando muito tempo nos pequenos detalhes.

Claro que isso não quer dizer que você só precisa cumprir 80% dos seus projetos e metas. Uma ponte pode ter 80% do seu total construído em 20% do tempo, mas você ainda precisa concluí-la para chegar do outro lado.

Quando você quer qualidade, você precisa buscar os 100%. Apenas foque seus maiores esforços no que traz mais resultado primeiro. 

E então, quais 20% do seu trabalho carregam 80% dos seus retornos?

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta