No vídeo “veja isso antes de tomar a sua próxima decisão”, Gary Vee explica como sair de cima do muro.

Na prática, estar “em cima do muro” é um lugar de não decisão, de paralisia ou de ficar na sua zona de conforto. Por mais que exista o lado positivo, no longo prazo, esse é o tipo de atitude que vai te manter estagnado.

Como sair de cima do muro

Acredito que toda vez que eu fico pensando demais em uma decisão, nas possibilidades e consequências de ir para um lado ou para o outro, estou perdendo tempo. Tempo esse que é escasso e passa rápido demais para eu desperdiçar.

Por isso, a minha filosofia tem sido cada vez maior de escolher o caminho que me faz sentir melhor naquele determinado momento.

A verdade é que acreditar que temos o controle sobre todas as consequências e desdobramentos das nossas decisões é quase uma piada. A gente tem muito pouco controle sobre o que acontece, por isso se queremos pensar em como sair de cima do muro, devemos simplesmente decidir.

Está na dúvida sobre usar investir na ação A ou na B? Busque as informações que precisa de maneira rápida, veja qual te faz se sentir melhor e escolha. Se no futuro der errado, faz parte da vida, reorganize a rota e evolua para mais decisões.

Cuidado com o que você acha que deve fazer e o que os outros acham

Talvez um dos grandes problemas para a tomada de decisões e para pensar em como sair de cima do muro seja o fato de estarmos o tempo inteiro sendo bombardeados pela opinião dos outros. Seja nas redes sociais, em rodas com amigos ou no ambiente de trabalho.

Uma das maneiras de eliminar esse medo por seguir um caminho que não é o que foi “indicado” para você é tendo a consciência clara e objetiva de que é você que vai lidar com as consequências do que for feito. Não serão os outros.

Por isso, ao invés de focar demais no que os outros pensam ou querem de você, eu volto para a ideia de seguir o caminho que te faz se sentir melhor. Que parece mais certo. Que você de fato quer seguir.

Se você tiver essa noção, basta tomar a sua decisão e, para não enrolar muito tempo, tenho algumas dicas para você.

Tomando decisões mais rápidas

Para começar, pare de remoer as decisões erradas que você já tomou. Elas são passado e nada pode ser feito. Você só tem controle sobre o que decidir daqui pra frente.

Um outro problema que pode te impedir de tomar decisões mais rápidas é quando sua vida já é repleta de decisões e em um determinado momento você cansa e simplesmente para de decidir. Eu já cheguei a falar por aqui de 3 estratégias para acabar com a fadiga de tomada de decisão.

Para fechar, também vejo muito o perfeccionismo como uma trava que muitas vezes paralisa a gente na tomada de decisões mais rápidas. Nesse post eu dou a minha visão de como tentar se afatastar desse problema).

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta