Acho engraçado eu falar de infoveganismo, termo que li no livro Conexão Essencial. Digo isso, pois estou bem longe de ser vegano (e nem pretendo ser em um futuro próximo), mas curti tanto a ideia desse conceito aplicado para nossas atividades digitais que achei que valia a pena compartilhar ele com você por aqui.
Então se queremos entender o infoveganismo, vale a pena começar com o entendimento do veganismo, que é “uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade e, por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente.”. Essa é uma definição do grupo que criou o termo em 1944.
Do veganismo ao infoveganismo
Então na minha visão, o infoveganismo é justamente ter um estilo de vida que busque excluir, na medida do possível e praticável, todas as atividades digitais tóxicas que nos levam à ansiedade, estresse, desorganização e perda de foco.
Um pouco dessa minha forma de pensar eu já compartilhei por aqui nos posts como se livrar do vício em tecnologia e também na entrevista sobre minimalismo digital com a própria Gabriela Brasil.
Então se você se interessou em ter uma relação mais saudável com a tecnologia, eu recomendo que você siga esses 4 passos.
Infoveganismo em 4 passos:
Os 4 passos para ter uma rotina mais saudável com a tecnologia são: