Você já parou para pensar se as suas atitudes e hábitos estão alinhados com o tipo de pessoa que você quer ser?

A verdade é que nem sempre a resposta é positiva. Pode ser que você tenha a intenção de ser mais saudável, mas acaba deixando os exercícios de lado. Que você queira ler mais, mas não toque em um livro desde o ano passado. Que queira aprender uma coisa nova, mas não se mexa para isso.

Então, o que a gente pode fazer quando não somos exatamente quem gostaríamos de ser?

Mude o que você faz

Eu gosto muito da visão do James Clear, que escreveu o livro Hábitos Atômicos sobre esse assunto. Se você ainda não é exatamente o tipo de pessoa que gostaria de ser, deve entender que a maneira mais prática de mudar quem você é, é mudar o que você faz.

A ideia é que quanto mais você repete um comportamento, mais você reforça a identidade associada a esse comportamento. Ou seja, os seus hábitos são a maneira como você incorpora sua identidade.

Deixa eu te dar o meu exemplo de maneira resumida. A identidade que eu gostaria de ter é a de uma pessoa saudável, com mais conhecimento e que ajuda os outros. Por isso:

  • Toda vez que eu leio, incorporo um pouco mais a identidade de alguém que gosta de ler
  • Toda vez que eu me alimento bem e me exercito, incorporo um pouco mais a identidade de uma pessoa saudável
  • Toda vez que eu escrevo aqui no SuaProdutividade, incorporo um pouco mais a identidade de alguém que escreve sobre assuntos que podem ajudar outras pessoas

Como mudar seus hábitos

E se você está se perguntando como implementar esse tipo de mudança, eu gosto de seguir esses 3 passos:

  • Decida o tipo de pessoa que você quer ser
  • Determine o principal hábito a se fazer
  • Conquiste pequenas vitórias todos os dias

1 – Decida o tipo de pessoa que você quer ser

Por trás de cada conjunto de ações, hábitos e coisas que você faz, existe um sistema de crenças de como você se vê. Se você não alterar a maneira como se enxerga, ou seja, a sua identidade, dificilmente vai mudar o que faz.

Por isso, comece definindo o tipo de pessoa que você quer ser. Se você estiver um pouco perdido, comece de maneira simples:

  • Quero ser uma pessoa organizada
  • Quero ser uma pessoa saudável
  • Quero ser uma pessoa culta
  • Quero ser uma pessoa…(escreva o que você quer ser)

2 – Determine o principal hábito a se fazer

Agora escolha qual é o principal hábito que mais vai te aproximar do tipo de pessoa que você quer ser.

Para ser uma pessoa organizada, talvez você escolha arrumar a sua cama ou deixar a casa sempre arrumada. Para ser uma pessoa saudável, eu gosto de pensar na minha alimentação e em fazer exercícios diariamente. Em relação a ser mais culto, você poderia pensar em ler jornais, revistas ou livros todos os dias.

O mais importante é escolher um único hábito

3 – Conquiste pequenas vitórias todos os dias

Seus hábitos moldam sua identidade, e sua identidade molda seus hábitos. É uma via de mão dupla. Por isso, depois de definir o que você quer fazer, se organize para implementar essas atitudes no seu dia a dia.

Sendo a pessoa que você quer ser

Na minha opinião, a forma como você pensa e se vê faz toda a diferença nos seus hábitos e nas atitudes que realiza.

Imagine duas pessoas que não gostam tanto de fazer exercícios ou ir para a academia, mas que querem mudar para ser pessoas mais atléticas. Quando acordam e são perguntadas se vão malhar ou não:

A primeira responde “Acho que vou sim, não estou com muita vontade, mas estou tentando começar a fazer exercícios”. Nesse caso, está claro que ele não quer, mas que vai se esforçar bastante para fazer. No longo prazo eu posso te dar certeza que essa pessoa vai abandonar esse hábito e essa identidade atlética.

A segunda responde “Vou sim, adoro correr e exercitar o meu corpo”. Veja que a identidade da pessoa é outra completamente diferente da primeira. Nessa caso, quem ela se tornou sente prazer em fazer exercícios e isso é um estímulo para ela.

Uma coisa é dizer que você é o tipo de pessoa que quer alguma coisa. E é outra completamente diferente dizer que você é o tipo de pessoa que faz essa coisa. Você até pode começar um hábito por motivação, mas só vai manter ele como uma rotina quando ele se tornar parte de sua identidade.

E você, já é a pessoa que gostaria de ser? O que falta? Que tal começar a mudar hoje mesmo? Se quiser se responsabilizar por essa mudança, faça um comentário aqui embaixo agora mesmo dizendo qual hábito você vai implementar e volte em uma semana para dizer se conseguiu manter ele ou não.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.