Ter bons hábitos matinais pode ser a diferença entre um bom dia ou um dia ruim.

Pensa comigo, tudo que você faz logo cedo se reflete no resto do seu dia, então se você nutre bons hábitos matinais tem uma grande chance de ter um bom reflexo no resto do seu dia. Por outro lado, se você deixa sua manhã ao acaso ou pior, se começa reforçando hábitos ruins, é bem provável que seu dia seja arrastado.

E isso me leva a uma reflexão simples. Você já parou para pensar o que você gostaria de fazer nas suas manhãs?

Talvez eu só tenha começado essa preocupação e direcionamento dos meus hábitos matinais depois de ler o Milagre da Manhã (fiz um resumo dele aqui). Então deixa eu te contar dos meus principais hábitos que procuro praticar toda manhã.

Os meus hábitos matinais

Antes de mais nada, deixa eu te falar o óbvio, não sou um robô. Então por mais que eu seja bem regrado, em uma época ou outra (seja por viagens ou por uma recaída mesmo) posso não colocar todos esses hábitos em prática, mas gosto de pensar que na grande maioria dos dias, eu consigo seguir essa rotina matinal.

  • Logo ao acordar, ter o meu momento de gratidão
  • em seguida, gosto muito de ler um pouquinho do livro que eu estiver lendo,
  • depois (dependendo do tempo disponível) faço exercícios (ou na academia ou uma corridinha)
  • para fechar os hábitos matinais, tomo um banho e pulo o café da manhã na maioria dos dias (costumo fazer jejum)
  • PS: um dia da semana eu curto fazer uma trilha pela manhã

É isso, nada muito difícil ou extenso. O tempo em cada uma dessas atividades varia de acordo com o horário que eu acordo, que atualmente tem variado entre 7h e 8h.

Se você tiver curiosidade, eu falei um pouco mais sobre a minha rotina matinal aqui. E uma das coisas que vale lembrar é de não mexer no celular logo cedo (veja 3 razões para deixar ele de lado).

O que você gostaria de fazer todas as manhãs?

Ter esses hábitos matinais impulsiona o meu dia e é impressionante, nas manhãs que consigo praticar todos e me dedicar a mim, o dia costuma fluir bem e cheio de energia.

Quando me enrolo com alguma coisa, durmo tarde e deixo o exercício ou a leitura de lado, sempre sinto que estou correndo atrás do atraso ao longo do dia.

Essa é só uma lista simples para te inspirar a fazer a sua. E lembre-se só ter uma lista não adianta de nada se você não colocar ela em prática.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta