Saber como economizar dinheiro é o conselho mais basal e, portanto, mais repetido, quando se trata de educação financeira ou orientações orçamentárias.

Mas, se todos sabemos da necessidade de não gastar tudo o que ganhamos, por que é tão difícil colocá-lo em prática? A resposta é simples: porque requer disciplina e uma certa dose de sacrifício.

Importância de saber como economizar dinheiro

Não quero gastar o seu tempo de leitura com o óbvio, mas realmente acho importante entendermos a raiz dos benefícios de economizar dinheiro. Pra mim, são 3 benefícios principais que tem relação com:

  1. Liberdade
  2. Segurança
  3. Riscos

Deixa eu te falar o que acho.

1. Saber como economizar lhe dá liberdade

Pode ser difícil separar algum dinheiro em sua poupança quando você não tem nada em mente para aquele valor. Especialmente se você quer gastar essa quantia hoje. 

Mas a verdade é que, mesmo que você não veja razões para economizar agora, você provavelmente descobrirá algo no futuro. Trocar de carro, de casa, a faculdade dos filhos… Além disso, é de suma importância ter uma quantidade guardada para emergências e imprevistos – porque eles virão. 

No fim das contas, saber como economizar é uma forma de flexibilizar suas escolhas de vida. Quando você tem dinheiro no banco, você pode fazer o que quiser com ele, sem muito estresse, visto que suas possibilidades não ficam atreladas somente à sua folha de pagamento. Isso pra mim é um dos pilares da liberadade, poder fazer o que quiser sem a restrição financeira direta.

2. Saber como economizar lhe dá segurança

Sejamos realistas, ter dinheiro torna a vida mais fácil. Economizar dinheiro hoje significa assegurar que o seu futuro eu tenha o mesmo estilo de vida que você tem atualmente, sem ser arruinado por qualquer emergência financeira.

Por isso mesmo, alguns especialistas sugerem separar um valor em uma conta corrente, para despesas inesperadas, e outro em algum tipo de investimento a longo prazo, que não seja tocado dentro de poucos anos.

No meu caso, eu tenho alguns investimentos de baixo risco que servem como um fundo de reserva (tenho uma empresa que me auxilia, mas essencialmente você pode começar com uma conta na XP ou qualquer empresa similar). Esse é o meu porto seguro para o caso (vamos torcer para que não aconteça) das minhas empresas falirem e eu ficar sem nenhuma fonte de renda.

3. Saber como economizar reduz os riscos

Quando você tem dinheiro no banco, fica mais fácil para você se arriscar com seus sonhos. Se a sua paixão é empreender, por exemplo, qualquer novo negócio dependerá de capital para começar – e sobreviver aos primeiros anos.

Quando você já tem esse valor guardado, você pode se aventurar e explorar possibilidades, sem impactar demais a sua renda mensal. 

E não é tão difícil assim entender como economizar, principalmente se você começar logo. Assim que você estabelece o hábito de poupar, você vai até esquecer do tempo em que não construía sua poupança.

Conheça sua realidade financeira

A gente tem uma tendência em pensar que quem poupa mais está gerenciando seu dinheiro melhor do que quem poupa menos. Mas não existe exatamente um certo e um errado aqui.

Gastar demais agora pode exigir que você trabalhe durante mais tempo e atrase sua aposentadoria. Economizar demais, por outro lado, pode impedir que você viva as experiências que você merece, como fruto de seu esforço. 

Por isso, o primeiro passo a ser levado em conta ao aprender como economizar deve ser conhecer sua própria realidade financeira. Para ajudá-lo, confira as questões a seguir:

  • Você tem economias o suficiente para cobrir despesas inesperadas ou emergenciais? A regra básica de como economizar é ter dinheiro no banco que cubra de três a seis meses de seus gastos regulares.
  • Você está em dia com sua contribuição previdenciária? Isso inclui tanto a previdência pública quanto algum seguro ou previdência privada pelo que você tenha optado.
  • Você guarda dinheiro todo mês? O ideal é que você inclusive separe duas poupanças: uma para imprevistos e emergências e outra para suas metas de vida, como viagens, casa e carro.
  • Qual é a relação de seus gastos e sua renda? Esse é o ponto-chave. Se você não sabe, organize seu orçamento mensal:
  1. Some sua renda total. Inclua tudo o que você ganha, salários, juros de investimentos, pensão e qualquer outra receita mensal. 
  2. Estime seus gastos. Contas mensais, cartão de crédito, serviços e prestadores contratados, comida, diversão, e tudo o mais. Não esqueça de incluir os impostos deduzidos. Se suas despesas mensais variam demais, faça uma média avaliando os últimos três meses.
  3. Determine a diferença. Agora, basta subtrair as despesas da receita total. Se o saldo for positivo, ótimo. É preponderante que você gaste menos do que ganha. Se o saldo for negativo, você precisa cortar gastos imediatamente, a fim de viver de acordo com seus meios.

Importância de metas concretas

Quais são seus objetivos financeiros? Fica mais difícil saber como economizar quando isso não está claro para você. É menos provável que você cumpra seus planos se eles não forem concretos. 

Pense quais são suas metas. Defina como e quando (com que idade) você quer alcançá-las. Então, anote essas metas e crie um plano para elas, calculando quanto dinheiro da sua renda você precisa separar mensalmente para que isso se torne realidade. 

Dicas de como economizar seus primeiros R$ 1.000,00

Aqui vão algumas dicas simples de como economizar seus primeiros mil reais sem ser muquirana demais.

Crie uma meta concreta

Como mencionado acima, trata-se do primeiro passo a ser definido. Se não temos um valor específico a ser alcançado, qualquer coisa serve – inclusive zero. 

E é fácil perder de vista seu objetivo se você não tiver uma razão forte o suficiente. Nem que essa razão seja simplesmente fazer um fundo de reserva para emergências.

Identifique e corte gastos supérfluos

Além das despesas essenciais, como comida, roupa e moradia, qual é o seu Top 3 de necessidades? Quando se fala em cortar gastos superficiais, não se quer dizer cortar tudo o que não diz respeito à subsistência.

Talvez você seja um fã de livros e sua leitura diária seja o que permite que você relaxe, desconecte do trabalho ou mesmo tenha um sono melhor. Se você deixar de adquirir livros, certamente você sobreviverá – mas a qual preço?

Cortar supérfluos significa, por exemplo, fazer um reset digital e se livrar de todas as tecnologias que você não usa. Ou então parar de fazer compras por impulso, apenas porque estava entediado nas redes sociais ou foi para o shopping para esquecer a ansiedade.

Adote a regra das 48 horas

Falando em compras por impulso, sabemos que é um comportamento que pode acontecer com qualquer um – ocasionalmente. Porém, quando vira hábito, suas economias certamente serão prejudicadas.

Para evitá-lo, opte por segurar qualquer compra não-planejada por 48 horas. Isso lhe dará tempo para pensar se você realmente precisa daquilo.

Separe suas contas

Um ponto importante de como economizar é colocar as suas economias em uma conta diferente daquela que você usa para seus gastos regulares. Assim, quando você precisar fazer uma compra substancial, que exija que você mexa na sua poupança, você não terá acesso tão imediato, por meio do cartão que leva na carteira ou que está salvo no celular.

Vá com calma

Por último, mas não menos importante, saiba que, ao ler esse post, você provavelmente pensará que guardar dinheiro é muito simples, e tenha motivação para começar a guardar dinheiro no banco.

Mas a realidade é que poupar é mais ou menos como fazer dieta. Você não deve fazer mudanças radicais e cortes extremos, porque você não conseguirá aguentar por muito tempo. 

A chave para ter sucesso na empreitada de como economizar é, afinal, fazê-lo de maneira sustentável. 

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta