No artigo de hoje vamos explorar o papel do planner e alguns passos que você pode dar para se planejar melhor para 2021. Esse é um post convidado, escrito pela Dani do Wish Planner (vale a pena dar uma olhada na entrevista do Tiago, seu parceiro e sócio que fiz por aqui e também acompanhar o instagram deles). Então vamos ao que interessa:

O Wish Planner foi criado com o objetivo de te proporcionar um momento para parar e fazer o planejamento da sua vida, refletir e desenhar o mapa da sua jornada. Esse processo de imersão em nosso propósito, possibilidades e trajetórias precisa da liberdade, simplicidade e concretude do papel.

wish planner 2021 métodos

Depois de um ano difícil, tudo o que queremos é um recomeço refrescante no novo ciclo que se inicia. Olhar pra frente com a energia renovada e muitos planos para conquistar. E é por isso que o ritual de planejamento tem um papel fundamental no começo do ano. 

O que é um planner

O planner, diferente de uma agenda, não serve apenas para registrar os compromissos, mas para planejar de forma mais integrada e proativa todas as áreas da nossa vida. Assim, com uma visão geral dos meses e semanas, ele associa a realização das metas a organização da rotina.

Conhecendo o Wish Planner

Todos nós merecemos nos conectar com o que nutre nossa alma e fortalece nossos sonhos. Por isso, o Wish Planner 2021 é uma versão mais nutritiva de um planner, pois ele é vitaminado com um método exclusivo que dá apoio e autonomia para fazer um planejamento pessoal completo: o Método AGORA.

wish planner 2021 capa

Método AGORA

O Método AGORA é formado por 5 fases essenciais para que um planejamento esteja alinhado a quem você é, aquilo que acredita e o que pratica.

wish planner 2021 método agora

Abaixo eu vou te apresentar cada uma com algumas propostas para colocar em prática, mas no Wish Planner 2021 você encontra toda a estrutura com ferramentas prontas para aplicar.

1. Autoconhecimento

O Autoconhecimento é a primeira fase do Método AGORA porque acreditamos que para que o planejamento seja autêntico é preciso ter uma raíz forte nutrida pela essência de quem irá caminhar essa jornada.

Sem autoconhecimento suas metas correm o risco de serem influenciadas por demandas puramente externas, já que não definiu pelos seus próprios termos o que é significativo para você.

Em termos práticos, antes de definir em qual direção seguir, você precisa saber onde está, ou seja: o que você acha importante na vida e como ela está no momento. Uma ótima ferramenta para ter a fotografia atual analisando cada área da vida é a Roda da Vida. Eu deixei ela disponível para baixar e imprimir aqui.

2. Garimpo

Essa fase é importante para refinar a sua percepção do que você realmente quer e fortalecer a sua habilidade de priorizar: eliminar o que é distração e focar no que importa. 

Um conceito que gostamos bastante é a Lei de Pareto. Essa lei pode ser aplicada em diversas ocasiões. Mas basicamente a reflexão que ela nos dá é que devemos focar em poucas tarefas para ter os melhores resultados. Ou seja, há sempre 20% das atividades que vai entregar 80% dos nossos resultados desejados. 

Nosso tempo e energia são dois recursos finitos e valiosos. E quando tentamos realizar tudo, acabamos tirando o tempo e energia do que é importante para gastar no que é trivial. Então o segredo é saber identificar aquela parcela que realmente importa e vale a pena focar.

Para identificar e selecionar o que importa você pode usar critérios. É difícil conseguir priorizar algo se você não tiver critérios para basear a sua tomada de decisão, né.

Para as metas eu sugiro usar os critérios de esforço e impacto. Então, pegue a sua lista de objetivos para 2021 e analise cada um de acordo com o impacto que irão causar na sua vida e o esforço que depende para realizá-la. Os que causarão grande impacto e muito esforço são importantes e grandes o suficiente para criarmos um plano de ação para serem realizados.

3. Organização

Muitas vezes chegamos no final do ano com uma lista imensa de metas das quais poucas foram realizadas. Muito disso se deve, além de não estarem conectadas com o que é importante para nós e priorizadas com critério, ao fato de não terem sido desmembradas em um plano de ação.

Então nessa fase você deve organizar os recursos necessários para transformar os seus objetivos em um plano tangível e eficaz a ser realizado:

Descreva o seu objetivo da forma mais específica possível, e a partir dessa informações comece a quebrá-lo em ações menores. O que você precisa fazer para realizá-lo? Qual o próximo passo? E o próximo? Não esqueça de estipular um prazo para cada um.

4. Realização

Um planejamento estratégico pode estar impecável com metas conectadas ao seu propósito e felicidade, mas se não tiver um planejamento operacional para colocar isso em prática, essas metas irão rapidamente afundar no mar de demandas e urgências ao longo do ano.

Por isso é tão importante alinhar o que você planejou até agora com o planejamento da sua rotina. Esse planejamento de rotina merece o seu engajamento semanal fazendo a revisão dele para mantê-lo claro, atualizado e criativo.

É pelo seu planejamento semanal que você conseguirá ter clareza de como emprega seu tempo e energia, tendo uma visão geral dos seus compromissos e atividades, associando a organização do seu dia a dia a realização dos seus objetivos.

Para isso, crie um ritual de fazer o seu planejamento semanal sempre no mesmo dia (no Domingo, por exemplo). Anote no plano semanal do Wish Planner, ou numa folha com os dias da semana escritos em colunas, tudo o que for relacionado a esses dias:

  • Datas comemorativas e eventos
  • Compromissos marcados
  • Ações relacionadas às metas
  • Tarefas (novas e pendentes)
  • Atividades de rotina
  • Lembretes de acompanhamento do que foi delegado

Para esse processo, revise todas as suas anotações, o seu plano de ação das metas, projetos, calendário anual e mensal, plano semanal anterior… e transfira tudo o que ainda fizer sentido e tiver uma próxima ação para o seu planejamento semanal.

5. Agradecimento

Entenda que o planejamento não é apenas sobre resultados. Entre o planejar e a realização de uma meta existe todo um processo que é viver. Por isso, curta o seu processo passo a passo, pois ele é um ciclo de refinamento e melhoria contínua.

Quando você celebra o processo, identificando pelo que agradece, não precisa esperar para ser feliz apenas no “final”. Então faça a sua lista de gratidão: a cada final de uma semana, anote pelo que agradece. Ao final do ano você terá 52 motivos para celebrar.

O exercício da gratidão nos ajuda a valorizar o que temos e focar nossa atenção no presente. O segredo é valorizar os aprendizados, visualizar o progresso e comemorar as pequenas vitórias. 

Como planejar o seu 2021

Espero que o Método AGORA te ajude a planejar a sua vida, e se você deseja ter uma ferramenta completa, ele está presente no Wish Planner 2021 prontinho para você aplicar de forma fluida e organizada ao longo de todo o ano! Fica o meu convite para você conhecê-lo.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta