Hoje eu quero compartilhar com você a Semana A2 (você pode se inscrever nesse link), um evento gratuito sobre aprendizagem autodirigida criado pelo Alex Bretas que começa amanhã (26/10/2021) e vai até o dia 02/11/2021.

Caso você esteja lendo esse texto depois da Semana A2 já ter sido realizada, sem problemas porque além do evento, vou fazer algumas indicações abaixo que são atemporais e podem te ajudar com a sua aprendizagem.

Porque eu resolvi falar da Semana A2 por aqui

Já acompanho o trabalho do Alex Bretas tem algum tempo. O primeiro contato veio na época de embaixador Choice há mais de 10 anos atrás, depois voltei a ver as suas ideias no livro Doutorado Informal e atualmente sou um assinante da newsletter dele (se você gosta do tema, super recomendo). Sou um grande fã das reflexões e das ideias que ele defende.

semana a2 alex bretas foto

Se você quiser conhecer um pouco mais, aqui vai a primeira dica atemporal. Ele disponibiliza uma série de ebooks excelentes sobre o universo da aprendizagem gratuitamente aqui.

Mas além de curtir e acompanhar o trabalho dele, fiquei impactado com um post que ele escreveu contando da decisão dele de parar com an´úncios pagos para a Semana A2. Lá ele falou sobre como gostaria que as pessoas cheguem até ele:

Eu quero que as pessoas cheguem até mim porque algum de vocês contou sobre o meu trabalho pra elas, e isso ligou a chavinha da curiosidade dentro delas. Eu quero que as pessoas cheguem até mim porque elas descobriram algum conteúdo meu, e isso as inspirou ou ajudou de alguma forma.

E nada mais justo então, se por mais de uma vez eu me senti inspirado pelo conteúdo do Alex, compartilhar esse evento tão legal e gratuito sobre aprendizagem. Espero que ao ler o meu relato, você pense um pouco mais dessa forma para tudo que está fazendo.

Acredito demais nas possibilidades que as nossas redes nos proporcionam e, talvez, só talvez, nem sempre você dê os créditos ou a divulgação para trabalhos que você admira. É isso que estou tentando fazer agora 😉

Os detalhes da Semana A2

Então se o assunto principal é a Semana A2, vou resumir um pouco aqui embaixo, mas se a data já tiver passado, você pode passar para o próximo tópico onde conto um pouquinho de alguns textos que escrevi sobre aprendizagem.

Sobre o evento mesmo, o melhor lugar é ver no post escrito pelo próprio Alex: Tintim por tintim, saiba tudo sobre a semana A2. Vai também o convite feito pelo próprio Alex:

Pra você que tem um pouco mais de preguiça. deixa eu te contar aqui embaixo o que vai rolar:

  • Dia 1 – 26/10/2021 (terça) – Evento de lançamento do meu novo livro Crenças Escolarizantes: a educação heterodirigida e tradicional que ainda vive em você (e quem se inscrever terá acesso gratuito ao livro)
  • Dia 2 – 27/10/2021 (quarta) – Aula Gênios anônimos e famosos: conhecendo as histórias de aprendizes autodirigidos
  • Dia 3 – 29/10/2021 (sexta) – Vídeo da conversa sobre CEP+R com Alex Bretas e Conrado Schlochauer + Infográfico CEP+R
  • Dia 4 – 01/11/2021 (segunda) – Encontro ao vivo O que é e o que não é aprendizagem autodirigida + 6 armadilhas comuns
  • Dia 5 – 02/11/2021 (terça) – Infográfico sobre o tema Registro, organização e sensemaking: como sistematizar e extrair sentido do que você aprende

E parece que no dia 02 você terá um bônus surpresa do Alex! Eu já me inscrevi.

Alguns textos que já escrevi sobre aprendizagem

E pra fechar, aqui vão mais algumas dicas atemporais pra você. Já que o assunto da Semana A2 é aprendizagem, nada mais justo do que retomar algumas das minhas reflexões sobre o tema por aqui.

A primeira delas é sobre o conceito de lifelong learning ou de aprendizagem ao longo da vida. Gosto de me ver como um eterno aprendiz. Tento tangibilizar esse propósito no meu dia a dia por meio da leitura, da exploração, da curiosidade, da troca com outras pessoas, das experiências e de tudo mais que está no meu entorno.

A verdade é que muito mais do que ler livros ou fazer cursos, ser um eterno aprendiz tem uma relação direta (pelo menos pra mim), com a forma como enxergamos o mundo. Tem relação com estar sempre atento para um aprendizado ativo e curioso. Tem relação também com não achar nunca que somos donos de uma verdade, mas que existem várias e que vale muito estar sempre em um processo de transformação pelo conhecimento e pelo novo.

Falando especificamente da prática da leitura, para quem curte, eu já escrevi sobre algumas técnicas que podem te ajudar. E, se você gosta de ler, talvez ter uma meta de leitura possa ser o que você precisa em alguns momentos quando você está mais travado em um livro (uma outra técnica muito válida é deixar ele de lado).

Minha última (e talvez melhor) dica atemporal sobre aprendizagem é pra você passar a acompanhar o trabalho do Alex 😉

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta