O modelo TEA é um framework criado pela empresa Asian Efficiency para ajudar pessoas a serem mais produtivas. Ele foca em 3 pilares principais:
- Tempo
- Energia
- Atenção
Agora, você pode estar se perguntando se temos sempre os 3 pilares do modelo TEA “a nossa disposição”. E a verdade é que nem sempre.
O que acontece quando falta um desses pilares?
- Tempo + Atenção – Energia = Exaustão
Para evitar ficar exausto, algumas dicas que podem ajudar são de dormir bem (normalmente 8 horas é o tempo ideal), fazer exercícios regularmente, tomar um café e focar em uma tarefa por vez
- Energia + Atenção – Tempo = Sobrecarga
Para evitar ficar sobrecarregado, algumas dicas que podem ajudar são de marcar na sua agenda a tarefa que quer concluir, separar um highlight (Tarefa Mais Importante – TMI) por dia, contratar pessoas ou delegar atividades que não precisam ser feitas necessariamente por você e automatizar tarefas repetitivas.
- Energia + Tempo – Atenção = Distração
Para evitar ficar distraído o tempo todo, algumas dicas que podem ajudar são de limpar a sua mesa antes de começar a trabalhar, colocar o celular no modo avião durante sessões de foco e usar a técnica pomodoro (use o aplicativo Forest).
O Modelo TEA
O modelo TEA é baseado no tempo, na energia e na atenção. Vou explicar um pouco mais do que cada um desses pilares pode englobar e como começar a analisar essas variáveis de maneira mais analítica
- Tempo
Pensar no tempo envolve manipular os sistemas que funcionam e influenciam a sua vida para torná-los o mais eficiente possível. Os 3 componentes do tempo são os sistemas (estrutura de como você realiza atividades), as estratégias (que envolve a parte mais prática de como você executa sua tarefas) e as pessoas (que envolve com quem você se envolve pessoal e profissionalmente)
- Energia
A energia envolve o esforço necessário para vencer a procrastinação. Os 3 componentes da energias são o sono (quanto mais dorme, mais energia tem), os rituais (para ter rotinas que permitam fazer mais gastando menos energia) e a motivação (que pode ter relação com seu propósito e valores)
- Atenção
Tem relação com trabalhar no que importa. Os 3 componentes da atenção são o foco (para evitar distrações e fazer o trabalho), as metas (para dar direção e definição do que se pretende alcançar) e a mentalidade (sobre como você lida com tudo que acontece na sua rotina)