O modelo TEA é um framework criado pela empresa Asian Efficiency para ajudar pessoas a serem mais produtivas. Ele foca em 3 pilares principais:

  • Tempo
  • Energia
  • Atenção

Agora, você pode estar se perguntando se temos sempre os 3 pilares do modelo TEA “a nossa disposição”. E a verdade é que nem sempre.

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O que acontece quando falta um desses pilares?

  • Tempo + Atenção – Energia = Exaustão

Para evitar ficar exausto, algumas dicas que podem ajudar são de dormir bem (normalmente 8 horas é o tempo ideal), fazer exercícios regularmente, tomar um café e focar em uma tarefa por vez

  • Energia + Atenção – Tempo = Sobrecarga

Para evitar ficar sobrecarregado, algumas dicas que podem ajudar são de marcar na sua agenda a tarefa que quer concluir, separar um highlight (Tarefa Mais Importante – TMI) por dia, contratar pessoas ou delegar atividades que não precisam ser feitas necessariamente por você e automatizar tarefas repetitivas.

  • Energia + Tempo – Atenção = Distração

Para evitar ficar distraído o tempo todo, algumas dicas que podem ajudar são de limpar a sua mesa antes de começar a trabalhar, colocar o celular no modo avião durante sessões de foco e usar a técnica pomodoro (use o aplicativo Forest).

O Modelo TEA

O modelo TEA é baseado no tempo, na energia e na atenção. Vou explicar um pouco mais do que cada um desses pilares pode englobar e como começar a analisar essas variáveis de maneira mais analítica

  • Tempo

Pensar no tempo envolve manipular os sistemas que funcionam e influenciam a sua vida para torná-los o mais eficiente possível. Os 3 componentes do tempo são os sistemas (estrutura de como você realiza atividades), as estratégias (que envolve a parte mais prática de como você executa sua tarefas) e as pessoas (que envolve com quem você se envolve pessoal e profissionalmente)

  • Energia

A energia envolve o esforço necessário para vencer a procrastinação. Os 3 componentes da energias são o sono (quanto mais dorme, mais energia tem), os rituais (para ter rotinas que permitam fazer mais gastando menos energia) e a motivação (que pode ter relação com seu propósito e valores)

  • Atenção

Tem relação com trabalhar no que importa. Os 3 componentes da atenção são o foco (para evitar distrações e fazer o trabalho), as metas (para dar direção e definição do que se pretende alcançar) e a mentalidade (sobre como você lida com tudo que acontece na sua rotina)

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Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

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