Esses dias eu parei para refletir sobre os medos que temos e o quanto eles tem a capacidade de influenciar a nossa tomada de decisão.

A verdade é que estamos sempre buscando uma zona de conforto que nos mantém longe de potenciais fracassos, que impede que a gente enfrente os nossos medos e que faça tudo ficar bem.

Apesar de eu achar que esse é um comportamento normal e até desejável em certos aspectos, temos que tomar cuidado para não mascarar e evitar os nossos medos. Afinal de contas, se eles existem é porque sempre vai ter o risco de algo errado acontecer.

Os meus medos

Para mim um grande medo sempre foi o que fazer se um dia eu não tivesse mais as minhas empresas.

Só para te contextualizar, hoje sou sócio da LUZ Planilhas, tenho minha própria empresa de consultoria em gestão, sustentabilidade e soluções de Excel (se precisar pode mandar um email para planilhapersonalizada@gmail.com).

Como tudo que é inerente ao empreendedorismo, o risco de algo dar errado faz parte do processo. E, por isso mesmo, sempre tive um cuidado de pensar o que eu poderia fazer caso o fracasso realmente batesse na porta.

Será que eu iria abrir outro negócio? Ou passaria para CLT em uma consultoria ou empresa de mercado?

Acho que ter consciência desses meus medos sempre me impulsionaram a ter uma postura de visão de futuro mais apurada. Sempre com algum plano B para a eventualidade de precisar fazer alguma mudança.

Mas ao mesmo tempo, sempre me questiono se não deixei de tomar alguma decisão dessas de mudança de carreira por conta desses medos. Acho que nunca temos uma resposta 100% objetiva, mas pensar sobre te ajuda a colocar tudo em perspectiva e entender se está no caminho certo ou não.

Os seus medos controlam suas decisões?

No final do dia, essa análise dos nossos receios vale para nossa vida pessoal, para viagens e para conversas difíceis.

Enquanto você tiver consciência dos seus medos, enfrentar as situações complexas e tomar decisões sabendo dos riscos, mas sem deixar de fazer nada por conta deles, acredito que estará no caminho certo.

Com essa visão, lembre-se também de não tomar decisões precipitadas só por medo de ficar de fora (FOMO).

E você, é controlado pelos seus medos?

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta