A priorização radical é uma forma de você estabelecer as suas prioridades mesmo quando tiver muitas coisas importantes e urgentes que precisam ser feitas.

banner post blog - produtividade sincera

Formas de priorização

A verdade é que existem diversos métodos de priorização, como por exemplo a Matriz de Eisenhower (que eu já até falei por aqui). Caso você não se lembre dela, esse é o formato, uma matriz com 4 quadrantes.

método moscow mscw matriz eisenhower

O problema dela e de outras ferramentas de priorização é que o resultado delas costuma levar para uma grande quantidade de itens que devem ser priorizados, ou seja, muitos itens analisados que são importantes E urgentes.

Então como você pode priorizar quando tudo é uma prioridade? Com a abordagem da priorização radical.

Priorização Radical na prática

A verdade é que mesmo no limite, existem formas de você diferenciar o que é realmente importante e o que, apesar de ter uma boa importância para você, deve ser deixado de lado até que o mais importante seja feito.

Conheci o termo da priorização radical no Radreads e achei que valia a pena compartilhar essas 4 abordagens:

1 – Atribua um valor para cada tarefa

Se você quer ter uma abordagem de priorização radical, precisa começar a ter um critério de avaliação mais específico. Uma forma de fazer isso é atribuindo um valor único para cada tarefa. Funciona mais ou menos assim, se você tem 20 tarefas para fazer, precisa ter uma numeração de 1 a 20 indicando qual é mais importante e quais são menos. Não vale repetir números.

2 – Use a frase “Eu valorizo … mais do que … pelo motivo …”

Uma outra forma de priorizar seus esforços é colocar as duas tarefas que precisam ser feitas lado a lado e indicar qual você valoriza mais e o motivo.

Por exemplo, se você está buscando um apartamento para morar, mas está em dúvida entre 2 imóveis, pode começar a avaliar os atributos que mais valoriza. Isso aconteceu comigo recentemente ao procurar um apê para alugar e uma das avaliações que eu precisei fazer foi entre um que tinha uma vista muito legal e outro que era perto da praia. Para mim, a frase ficou assim:

Eu valorizo praia mais do que uma boa vista por poder aproveitar um mergulho/caminhada ao ar livre diariamente – e assim eu fiz a minha priorização.

3 – Mensure retorno sobre o esforço

Uma coisa que por vezes fica esquecida é o retorno que você vai ter de cada atividade que faz. Na loucura do dia a dia acabamos fazendo muita coisa operacional e “inútil” no automático. Isso vale para uma tarefa pouco importante, mas também vale para as que importam.

Por exemplo, se você quer ter uma priorização radical nas tarefas do seu negócio, você pode pensar da seguinte forma. Se fizer um vídeo no Youtube (pela média de outros que já fez), gastará 2 horas e terá 12 novos assinantes. E se fizer um post para o Instagram gastará 30 minutos e terá 6 novos assinantes.

A conta matemática é simples:

  • Retorno Youtube = 12 assinantes em 120 minutos = 1 assinantes/10 minutos de trabalho
  • Retorno Instagram = 6 assinantes em 30 minutos = 2 assinantes/10 minutos de trabalho

Então se você precisar priorizar alguma ação, nessa situação, eu iria pelo Instagram (no nosso exemplo obviamente) – essa lógica vale para tarefas de casa e do dia a dia.

4 – Entenda as dependências

Se uma tarefa que você vai fazer é um gargalo para outras tarefas (suas ou de outras pessoas) ela acaba subindo mais na prioridade, porque ao não fazer uma priorização radical dela, você vai acabar ganhando de brinde distrações das pessoas ou problemas gerados por essa inação.

Por isso, sempre entenda o quanto uma determinada tarefa está na frente de outras.

banner post blog - produtividade sincera
Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta