Eu gosto da frase tempo é vida. Acredito que é um belo contraponto a uma frase que você com certeza já ouviu, de que tempo é dinheiro.

Em um determinado nível, ele até faz sentido, afinal de contas, todos os dias usamos o nosso tempo para trabalhar e assim ganhar dinheiro para pagar as contas, sair com os amigos, comprar coisas, enfim, para viver.

Tempo é vida

Mas a verdade é que essa frase tempo é dinheiro está bastante defasada.

Atualmente eu gosto muito mais dessa visão de que tempo é vida. Afinal de contas, é nesse tempo (curto e extremamente efêmero que temos) que vivemos.

Todas as nossas experiências, amores, amizades, relacionamentos, viagens, trocas e tudo mais que fazemos se dá nesse curto período de tempo que passamos na Terra.

Na busca incessante por mais dinheiro, por vezes podemos esquecer de viver, que na minha opinião (e acho que você vai concordar), é bem mais importante. Isso não quer dizer que você deve esquecer de trabalhar ou de ganhar dinheiro, afinal de contas, isso faz parte da vida. Só tome cuidado com o peso que você dá para cada coisa.

Se precisar de uma ajuda, escrevi um post sobre como economizar dinheiro para ter mais liberdade e segurança.

Por isso, quando alguém te falar tempo é dinheiro, se lembre que tempo é bem mais do que dinheiro, é vida. Por isso, aproveite-o com mais experiências e mais momentos.

Lembre-se, SER é sempre melhor, mais importante e mais gostoso do que TER.

Essa reflexão me lembrou do livro Tempo é o melhor negócio, do Daniel Pereira, meu sócio. Se você não conhece, fica o convite para ler e pensar um pouco mais em ter essa filosofia de tempo é vida.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta