Você já ouviu falar sobre o teste de personalidade MBTI?

Talvez você já tenha ouvido alguém descrever a si mesmo ou a outra pessoa por meio de uma sigla de quatro letras? ISFJ, ENTP e outras do gênero? Existem 16 combinações como essas e elas todas fazem parte do Indicador MBTI, o teste de personalidade mais usado no mundo, aplicado desde autoconhecimento até dinâmicas organizacionais. Quer entender melhor?

O que é o MBTI

Trata-se de um indicador, chamado Myers-Briggs, que visa a descobrir seu tipo de personalidade (dentro de 16 possibilidades distintas), desenvolvido por Isabel Myers e sua mãe Katherine Briggs, com base na teoria dos tipos de personalidades, de Carl Jung.

O propósito do MBTI é identificar e entender nossas preferências, interesses, forças, fraquezas e quais as nossas compatibilidades com as carreiras e profissões, e com as outras pessoas.

Você pode utilizar o MBTI para compreender e desenvolver:

  • autoconhecimento
  • trabalho em equipe
  • reação sob pressão
  • relacionamento profissional
  • estilo de comunicação
  • gestão de carreira
  • gestão de conflitos
  • gestão de mudanças
  • estilo de liderança
  • cultura organizacional
  • solução de problemas

Como surgiu o MBTI

Isabel Briggs Myers e sua mãe Katharine Cook Briggs haviam reconhecido a possibilidade de aplicar a teoria dos tipos de personalidade de Carl Jung na vida real e, assim, durante a Segunda Grande Guerra, desenvolveram uma ferramenta (MBTI) que indicava 16 padrões de personalidade, cada uma com suas singularidades.

O objetivo das pesquisadoras era permitir que as pessoas pudessem entender melhor a si mesmas, por meio dos resultados do teste, para que elas fossem capazes de identificar que ocupações e carreiras combinavam mais com cada uma, de forma a viver uma vida mais saudável e feliz. 

O primeiro teste MBTI foi criado por Myers em 1940, e elas aplicaram em seus parentes e amigos. Nas duas décadas seguintes, as estudiosas seguiram aperfeiçoando a ferramenta, até chegar ao indicador que conhecemos hoje.

Na minha opinião, quanto mais você se conhece, mais produtivo consegue ser e por isso sou fã de testes como esse.

Como funciona o MBTI

O MBTI utiliza quatro escalas para tratar de preferências, cada uma composta de dois opostos. São essas escalas que irão gerar 16 tipos, ao serem combinadas entre si. Elas são chamadas de dimensões do tipo e incluem:

  1. Extroversão (E) x Introversão (I)

Descreve como as pessoas interagem com o mundo ao seu redor e, embora esses termos sejam bastante familiares, sua aplicação difere um pouco do senso comum dentro do MBTI. 

ExtrovertidosIntrovertidos
Agem antes de pensarPensam antes de agir
Gostam de interação social frequenteGostam de interação social mais profunda
Recarregam em grupoRecarregam sozinhos
Preferem partir para a açãoPreferem um tempo para reflexão
São mais expressivos na interaçãoSão mais contidos na interação
Têm vários interesses ao mesmo tempoTêm poucos interesses mais aprofundados
  1. Sensação (S) x Intuição (N)

Trata-se de como as pessoas coletam informação do mundo.

SensentesIntuitivos
Prestam atenção às suas percepçõesPrestam atenção às suas impressões
Atêm-se aos fatosImaginam possibilidades 
Focam nos detalhesValorizam o todo
Concentram-se no presentePensam no futuro
Colocam as coisas em práticaAvaliam teoricamente
  1. Pensamento (T) x Sentimento (F)

Identifica como as pessoas tomam suas decisões com base no que perceberam e intuíram do mundo.

RacionaisSentimentais
Decidem com base na lógicaDecidem com base na emoção
São lógicos e impessoaisSão emotivos e sociais
Analisam causa e efeitoAnalisam pontos de vista
Buscam objetividadeBuscam harmonia
Focam nas tarefasFocam nos relacionamentos
CriticamElogiam
  1. Julgamento (J) x Percepção (P)

Informa como as pessoas lidam com o mundo exterior. 

JulgadoresPercebedores
São firmes e decididosSão flexíveis e adaptáveis
Chegam a uma conclusão rapidamenteAnalisam todas as possibilidades
Fazem planosEstão abertos ao imprevisto
Buscam controleReagem ao que se apresenta
Gostam de estruturaGostam de informação
Preferem um cronogramaPreferem seguir o fluxo espontaneamente

Tipos de personalidade do MBTI

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que não existe um tipo de personalidade melhor ou pior que o outro. Trata-se apenas de uma forma de conhecermos mais a respeito de nós e dos outros, com base na combinação das quatro dimensões anteriores. Cada tipo é designado por uma combinação de quatro letras:

  • ISTJ – O logístico: planejador, responsável, realista, tradicional, apreciador da ordem, lógico, focado, detalhista, observador, prático, organizado, centrado no agora, subjetivo, crítico, insensível, com tendência a pôr a culpa nos outros.
  • ISFJ – O defensor: caloroso, responsável, reservado, observador, prático, confiável, sensível, detalhista, tradicional, familiar, objetivo, com tendência a evitar confrontamento e conflitos, inapto à mudança, negligenciador das próprias necessidades.
  • ISTP – O virtuoso: independente, prático, livre, lógico, racional, voltado à ação, assertivo, orientado ao resultado, aventureiro, realista, autoconfiante, descontraído, arriscado, insensível, facilmente entediado, inquieto, inapto ao compromisso.
  • ISFP – O artista: quieto, pacífico, fácil de lidar, amigável, sensível, introvertido, reservado, consciente do seu ambiente, observador, prático, interessado por aprender, leal, guiado por seus valores, inapto a teoria e abstração, com tendência a evitar confrontamento e conflitos.
  • INFJ – O advogado: idealista, perfeccionista, racional e emocional ao mesmo tempo, criativo e analítico, compassivo, altruísta, empático, controlador, organizado, sensível, reservado, focado no futuro, adepto a relações profundas, de difícil abordagem, teimoso, com tendência a evitar conflitos e a criar expectativas.
  • INFP – O mediador: idealista, criativo, guiado por seus valores, introvertido, altruísta, quieto, reservado, focado no todo acima dos detalhes, sentimental, individualista, leal, dedicado, sensível, de difícil abordagem e com tendência a levar tudo para o lado pessoal.
  • INTJ – O arquiteto: analítico, criativo, lógico, introvertido, apreciador do trabalho individual, lógico, objetivo, planejador, controlador, teórico, bom ouvinte, autoconfiante, esforçado, perfeccionista, calado, reservado e com tendência a criar expectativas.
  • INTP – O lógico: quieto, analítico, apreciador da solitude, reservado, introvertido, teórico, objetivo, flexível, focado no todo acima dos detalhes, aberto às possibilidades, pensador abstrato, independente, leal, afetuoso com seus pares, de difícil abordagem, subversivo, com tendência a não se expressar, não seguir regras e duvidar de si mesmo.
  • ESTP – O empresário: extrovertido, dramático, guiado pela ação, focado nos detalhes e nos fatos, objetivo, assertivo, impulsivo, improvisador, sociável, persuasivo, agregador, divertido, enérgico, influenciador, adaptável, observador, competitivo, insensível, com tendência ao tédio e a tomar decisões rapidamente sem planejar muito.
  • ESTJ – O executivo: lógico, assertivo, tradicional, sensato, guiados por princípios, rigoroso, rígido, teimoso, líder, crítico, estável, comprometido, prático, realista, autoconfiante, esforçado, inflexível, insensível, “mandão”, com tendência a seguir regras, padrões e crenças, e com dificuldade em se expressar.
  • ESFP – O animado: descontraído, espontâneo, fácil de lidar, extrovertido, engenhoso, prático, sociável, guiado pela ação, compreensivo, consciente, simpático, compassivo, caloroso, otimista, agregador, focado no presente, facilmente entediado, impulsivo, alheio a planos e regras.
  • ESFJ – O cônsul: extrovertido, leal, caloroso, incentivador, compassivo, altruísta, inapto à mudança, intolerante, controlador, generoso, manipulador, observador, prático, organizado, consciente, sensível à crítica, com necessidade de aprovação e com tendência a agradar aos outros.
  • ENFP – O ativista: charmoso, carismático, independente, enérgico, criativo, inovador, entusiasmado, líder, inapto à rotina, focado no futuro, distraído, facilmente entediado e estressado, flexível, aberto, desorganizado, procrastinador, caloroso, empático, espontâneo, divertido, com dificuldade em seguir regras e em busca de aprovação. 
  • ENFJ – O protagonista: caloroso, extrovertido, leal, sensível, influenciador, manipulador, com desejo de ajudar e agradar os outros, guiado por valores, sociável, incentivador, devotado, negligenciador das próprias necessidades, autocrítico, líder, entusiasmado, empático, organizado, afetuoso, persuasivo, indeciso, mártir, superprotetor.
  • ENTJ – O comandante: assertivo, confiante, loquaz, articulado, sociável, comunicador habilidoso, focado no futuro, objetivo, lógico, planejador, previsível, controlador, racional, líder, seguro, organizador, solucionador de problemas, impaciente, teimoso, insensível, intolerante e agressivo.
  • ENTP – O inovador: esperto, expressivo, visionário, criativo, com visão do futuro e do todo, debatedor, sociável, relaxado, fácil de lidar, curioso, interessado pelo ambiente, observador, guiado por valores, argumentativo, inapto à rotina, desfocado, insensível, com tendência a começar e não terminar.

MBTI hoje

Como o indicador Myers-Briggs é relativamente simples, tornou-se uma das ferramentas psicológicas mais populares no mundo. 

No entanto, é importante destacar que, ainda que você encontre diversos instrumentos semelhantes disponíveis na internet, o questionário original, da The Myers & Briggs Foundation, é distribuído somente pelo CPP – The Myers & Briggs Company e inclui uma interpretação profissional dos resultados.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta