O livro Anything You Want (“O Que Você Quiser” em tradução livre porque não encontrei uma versão em português) fala sobre 40 lições rápidas do período em que Derek Sivers empreendeu com a CD Baby, uma empresa de distribuição de CDs independentes, falando dos seus erros (que chegaram a custar mais de $3 milhões) e acertos (que fizeram ele vender a empresa por $22 milhões).

O Livro Anything You Want

Esse é um livro super rápido de se ler e que mostra a trajetória de 10 anos de experiência do Sivers resumidas em 40 lições. A grande maioria das dicas mostra a realidade dele empreendendo e, por isso, é um excelente livro para quem quer começar um novo negócio.

livro anything you want derek sivers imagem

O que eu achei bem legal do livro Anything You Want é que o autor logo de cara te convida a discordar das ideias que ele mostra, explica que é a realidade dele e que ele vai ficar feliz se você achar as ideias úteis para a sua vida. Eu achei e resolvi separar várias delas para você ao longo desse texto, mas em especial 4 que vou detalhar um pouquinho mais abaixo.

A questão é que a maioria das pessoas não sabe o porque estão fazendo o que estão fazendo. Elas imitam outras, seguem o fluxo e caminhos sem fazer os seus próprios e acham que está tudo bem viver de maneira pouco intencional, só deixando a vida passar.

Talvez o grande foco do livro seja te estimular a entender qual é a sua filosofia, propósito e o que te faz feliz. Cheguei a falar um pouco mais dessa “causa justa” no meu artigo sobre 5 os pilares da mentalidade infinita.

Mas vamos ao que interessa, as 4 lições que achei mais importantes do livro Anything You Want, que servem tanto para quem quer ser mais produtivo como para quem quer empreender.

Lição 1 – Pequenas Ações

A primeira lição que eu curti do livro Anything You Want foi a ideia de que passamos muito tempo pensando em como fazer coisas grandiosas. Seja na nossa função como colaborador de uma empresa ou empreendendo no nosso próprio negócio.

Esse foco em desenvolver o próximo grande produto, de ter a próxima grande ideia ou de resolver todos os problemas de uma só vez pode até ajudar, mas a verdade é que na maioria das vezes focar nos pequenos detalhes pode gerar grandes resultados.

Um exemplo que ele dá no livro Anything You Want foi de um email padrão que a CD Baby mandava e que, ao alterar a linguagem para uma comunicação mais amigável e irreverente, ele passou a ganhar muitas referências e, consequentemente, passou a vender muito mais.

Levando para o seu dia a dia, pense nos pequenos mecanismos dos seus sistemas e rotina que podem ser modificados sem muito trabalho para melhorar sua produtividade.

Lição 2 – Seja Desnecessário

A segunda que eu achei mais importante do livro Anything You Want foi a de se tornar desnecessário. A verdade é que quando temos um emprego ou empresa, muitas vezes podemos ter a convicção de que somos essenciais. Com essa mentalidade, o que pode acontecer é você se tornar um gargalo para a evolução do seu negócio ou da sua atividade.

Por isso, uma lição essencial (que tenho tentado aplicar cotidianamente nas minhas funções da LUZ Planilhas) é a de se tornar desnecessário para a sua empresa.

A ideia aqui é conseguir delegar ou automatizar as atividades operacionais que você precisa executar ao máximo, para poder ter tempo de sobra para ser mais estratégico e pensar em como mudar o seu sistema de execução para ser cada vez mais produtivo.

Você deve poder viajar sem impactar na operação do seu negócio. O exemplo que ele dá é de começar criando um manual e preparando pessoas para tomarem decisões que você tomaria. Nesse processo lembre-se de acompanhar as etapas e ajudar sempre que necessário, não “delargue” tudo.

Quando eu penso no dia a dia de rotinas, eu tenho certeza que existe alguma coisa que você faz que talvez já pudesse estar automatizada ou que você poderia deixar na mão de uma outra pessoa. Pense em quais atividades são essas e comece a se tornar desnecessário para ter mais tempo para o que realmente importa.

Lição 3 – Foco Empreendedor

Essa lição do livro Anything You Want é essencial tanto para quem está empreendendo/tem vontade como para quem está em uma carreira e quer ser produtivo ou ter destaque.

Não imite ninguém. Saiba exatamente porque você está fazendo o que faz. Isso pode fazer uma diferença brutal na hora de você tomar decisões, afinal de contas, se você não tem muita certeza de qual é o seu foco, pode fazer coisas desnecessárias, pode se envolver com atividades que só tomam o seu tempo ou inclusive fazer coisas que vão contra os seus valores.

Tenha uma atividade para satisfazer o seu cliente (seja ele seu chefe, seu colega de trabalho ou o cliente da sua empresa mesmo) e não para ganhar dinheiro (pelo menos não como propósito final). Com essa mentalidade é bem provável que você evolua bastante, deixe seus clientes felizes e ainda ganhe dinheiro no processo.

Lição 4 – Sobre andar de lado

A última lição (e talvez a mais importante) do livro Anything You Want foi a de você nunca esquecer a razão pela qual você está fazendo o que você faz. É muito comum no mundo competitivo em que vivemos termos muitas comparações e uma ganância por crescimento sem igual.

Então se o seu negócio estiver andando um pouco de lado, sem um crescimento ideal que você planejou ou se você não recebe uma promoção há algum tempo no seu trabalho, talvez esse não seja o fim do mundo.

A lição é “Você está ajudando pessoas? Elas estão felizes? Você está feliz? Você é lucrativo? Isso não é suficiente?”

Vale a pena ler com calma depois e refletir. São anos e mais anos onde somos bombardeados com a necessidade de crescer sempre e de ter sempre mais. Talvez essa linha de pensamento não esteja tão correta como muitos acreditam.

Conhecendo um pouco do Derek Sivers

Só para fechar, simpatizei bastante com a visão do Sivers de que quanto menos ele tem, mais feliz é. Essa é uma forma minimalista de pensar. E essa é mais uma bela lição do autor: a falta de TER coisas, dá a liberdade para SER mais.

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Para conhecer mais dele, visite o site Sive.rs e conheça outros livros dele e o que ele tem feito atualmente (um spoiler: um novo livro).

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

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