Na minha opinião criar hábitos divertidos é a resposta ideal para todo mundo que tem alguma dificuldade de manter a sua rotina.
Ouvi em um papo da Marie Forleo com a Mel Robbins uma coisa que acredito muito:
Cuidado para não tirar a diversão do que se está fazendo pelo resultado. Ser implacável e trabalhar duro é bom, desde que te respeite.
Os hábitos divertidos
Para mim, essa pegada da diversão é a essência da produtividade e da criação de bons hábitos. E não é só a Marie Forleo que fala disso. O Ali Abdaal, outro cara que curto muito quando o assunto é produtividade coloca a diversão como um fator essencial dessa equação.
A verdade é só uma, se um determinado hábito estiver “pesado”, se estiver ruim para mantê-lo, não existe rotina que dure eternamente.
Pode até ser que, se você for bem resiliente, consiga fazer durar um pouco mais, mas a verdade é que uma hora o seu castelo de cartas cai.
Por isso, sempre que for pensar em criar um novo hábito, reflita sobre como criar hábitos divertidos.
Dois caminhos para criar hábitos divertidos
Quando eu penso em criar hábitos divertidos eu costumo ter 2 caminhos:
1 – Escolha hábitos que te dão prazer e estejam alinhados com quem você quer ser
Esse primeiro caminho é bem óbvio, se você fizer coisas que você realmente gosta de fazer, será muito mais fácil manter seu hábito.
Agora, não adianta só ser divertido, se não estiver alinhado com o tipo de pessoa que você quer ser. Tem muitos hábitos divertidos que podem te levar a um resultado no longo prazo que não te agrade. Deixa eu te dar alguns exemplos baseados nos meus hábitos:
- Eu curto bastante estar em contato com a natureza e conhecer novos lugares – por isso, alguns hábitos que eu criei e mantenho são os de fazer uma trilha ou passeio semanalmente e viajar uma vez por mês pelo menos
- Eu acredito demais em lifelong learning e gosto de ler – então um dos meus hábitos preferidos (e me divirto bastante com ele) é o de ler diariamente (normalmente quando acordo ou quando vou dormir)
- Eu tenho como propósito de vida ajudar quem está a minha volta – por isso criei o hábito de compartilhar o que eu aprendo e acho interessante por aqui e nos meus outros projetos (LUZ Planilhas, Academia do Consultor, Norte e Sustentabilidade Agora)
Isso é o que me move. Pra mim, são hábitos divertidos e gostosos de se fazer, que mantenho em uma boa constância pelos últimos 2 anos (obviamente com um ou outro deslize no percurso hehe).
Algumas outras ideias para você podem ser:
- Tirar uma foto com seu telefone todos os dias
- Assistir um filme, TED ou série semanalmente
- Fazer um ato de bondade aleatório diariamente (se for o caso, conheça o projeto 365 dias de agir da Argilando)
- Encontrar um amigo ou familiar toda semana
- Praticar um esporte periodicamente
- Ir pra praia todo final de semana (que o tempo permitir)
- Sair para comer em um restaurante novo todo mês
- Caminhar todo dia de manhã
- Ou qualquer outro hábito que te dê felicidade
Lembre-se apenas de buscar hábitos que estejam alinhados com o tipo de pessoa que você quer ser
2 – Crie recompensas para hábitos não tão divertidos ou mude para algo mais interessante
O segundo caminho é uma maneira de você “se enganar” um pouco para tornar aquele hábito que você não é apaixonado em algo mais palatável.
Não tem muito mistério, se você não gosta de comer salada, mas está precisando perder um pouco de peso e se alimentar melhor, você pode criar um desafio interno de se recompensar com um pedacinho de chocolate sem açúcar toda vez que almoçar salada ao invés de comer besteira.
A lógica é a mesma para qualquer coisa que você não goste de fazer. Por exemplo, se você está com dificuldade de ir na academia, pode criar a recompensa de ver um filme toda vez que voltar do exercício.
Agora, eu prefiro inverter um pouco esse mecanismo para algo menos chato. Então o meu pensamento é em sempre transformar um hábito não tão legal em hábitos divertidos e mais interessantes.
Um exemplo simples é a própria academia, que não curto tanto. Só de pensar em perder de 30-45 minutos levantando peso já costumo ficar cansado, mas adoro esportes, então substitui recentemente a academia pelo futebol, futvôlei e exercícios ao ar livre semanalmente.
Da mesma forma, infelizmente eu odeio comer salada, mas adoro legumes e sopa. Então para manter a minha alimentação em dia sem precisar me “forçar” nas verduras, criei o hábito de comer legumes nos almoços, de jantar sopa algumas vezes na semana e ainda curto um suco verde em algumas manhãs. Assim criei a rotina com hábitos que pra mim são divertidos (ou gostosos nesse caso).
3 dicas para manter seus hábitos divertidos
Para fechar, sempre que você estiver com um novo hábito, que você considera divertido, cuide bem dele para que em algum momento ou outro ele não se perca. Para isso:
- Mantenha o hábito pequeno – assim você afasta o perfeccionista que tem em você e não se desmotiva no processo
- Não esqueça da diversão – a partir do momento que é algo chato, a chance de você se afastar é muito maior
- Guarde para você – pelo menos até ser um hábito mesmo. Ter o peso dos outros perguntando é desnecessário