Refletir e pensar sobre como escrever melhor passou a ser parte da minha rotina há alguns anos, afinal de contas, compartilhar meus aprendizados sempre foi uma paixão e algo que eu busco continuamente.

E se a ideia é compartilhar o que eu penso sobre como escrever melhor, nada mais objetivo do que mostrar por onde eu comecei

Como escrever melhor por meio da leitura

Na leitura existem 2 caminhos interessantes para se tornar um escritor melhor. O primeiro e talvez mais óbvio é pelo fato de que ao ler a forma como outros autores escrevem, muito provavelmente você vai “sugando” um pouquinho de determinados estilos para chegar no seu.

Um outro caminho para aprender como escrever melhor é pela leitura de livros que mostram a direção de grandes autores e, nesse aspecto, um dos meus livros preferidos é o Sobre a Escrita, do Stephen King, que traz um pouco da história e das dicas desse autor incrível (que tem muita coisa boa publicada).

O hábito da leitura

É por essas e outras que eu me preocupo tanto em manter o meu hábito de leitura.

É a partir da leitura de livros de desenvolvimento pessoal, de ficções científicas e de quadrinhos que eu vou juntando ideias que fazem sentido compartilhar com vocês.

Esse post por exemplo, eu usei como inspiração de um parágrafo do livro Conexão Essencial, da Gabriela Brasil (aqui você encontra a entrevista que fiz com ela sobre minimalismo digital).

Ao ler, as palavras vão entrando e se misturando com o meu conhecimento passado. Essa mistura vai formando novas possibilidades

O ponto de partida para entender como escrever melhor

Então se você quer saber como escrever melhor, eu diria que o ponto de partida é se tornar um leitor melhor.

Não precisa de nada muito drástico, comece com um livro que tenha um tema que te interesse. Leia devagar, mas constantemente e vá evoluindo para outras possibilidades.

Quando tiver um estilo que realmente goste, vá “pegando” técnicas e formas para aplicar nos seus textos e veja a evolução.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta