O 5AM Club (também conhecido como Clube das 5) é um conceito criado pelo Robin Sharma, onde você acorda às 5 da manhã e coloca em prática a sua hora vitoriosa, dividindo-a em 3 partes de 20 minutos (20/20/20). A ideia é passar essa hora fazendo exercícios, planejando e aprendendo uma coisa nova.

Vale aqui uma observação que considero bem importante. Eu não acredito e nem sigo cegamente nenhum método de produtividade e aconselho que você não faça o mesmo. É fundamental ter a capacidade crítica de entender a essência das ideias que são passadas e saber como adaptar esses conceitos para a sua realidade.

Mais abaixo vou te explicar quais adaptações eu fiz no 5AM Club para que ele funcionasse para o meu dia a dia.

O que é o 5AM Club (Clube das 5)

Esse é um método que propõe uma ideia simples e desafiadora: acordar às 5 horas da manhã todos os dias e ter uma rotina matinal. A promessa é que implementar essa rotina pode te levar a ganhos de produtividade e a criar uma vantagem competitiva em relação às outras pessoas.

Eu acho a ideia de acordar cedo sensacional, principalmente pelo fato de acreditar que isso pode me proporcionar tempo para aproveitar mais e melhor o meu dia. Começar de uma maneira produtiva e fazer coisas que vão me ajudar a melhorar o meu corpo, organização e mente está totalmente alinhado com o que eu acredito ser importante para ser minha melhor versão diariamente.

Robin Sharma, o criador do Clube das 5, ficou conhecido por livros como O monge que vendeu a sua Ferrari, Quem vai chorar quando você morrer e do próprio 5AM Club, que apesar de já ter suas ideias praticadas por diversas pessoas há mais de 20 anos, foi publicado como livro em 2018.

5am club clube das 5

No livro 5AM Club você vai encontrar histórias de grandes personalidades que acordam bem cedo para atingir suas metas, vai ver um passo a passo para aproveitar as primeiras horas silenciosas da manhã, a afastar distrações triviais e aprender técnicas para sua inspiração, foco e energia.

Como funciona o Clube das 5

Uma das grandes premissas do Clube das 5 é que não basta acordar cedo, é necessário fazer com que a sua manhã seja produtiva. A ideia não é acordar cedo para usar as horas matinais “extras” com tarefas triviais.

Robin Sharma recomenda que você comece o dia com a “hora da vitória”:

E para fazer ela ser a mais produtiva possível, ele recomenda a fórmula 20/20/20, que (em tese) deve seguir essa ordem

  • 20 minutos de exercícios físicos para acelerar o organismo e te deixar alerta para produzir mais
  • 20 minutos de meditação e planejamento para refletir, limpar a mente e aproveitar o silêncio para organizar seu dia
  • 20 minutos de crescimento para aprender alguma coisa nova. Pode ler um livro, ouvir um podcast ou assistir vídeos

Se você conseguir seguir esses passos do 5AM Club, às 6 da manhã já terá preparado seu corpo, relaxado a mente e evoluído como ser humano antes dos outros acordarem. Isso é o que ele chama de vantagem competitiva.

Acho que esse processo de auto desenvolvimento tem tudo a ver com uma das lições que eu mais gosto do livro Eat That Frog! do Brian Tacy, que recomenda que você maximize seu poderes pessoais.

Particularmente, apesar de eu achar a hora da vitória do Clube das 5 bem legal, eu gosto de usar uma rotina matinal similar (mas diferente) que envolve um momento de gratidão, uso de afirmações positivas, escrita de um projeto pessoal, leitura de livros e exercícios. Vou explicar um pouco mais dessa rotina (que foi inspirada pelo livro Milagre da Manhã do Hal Elrod) mais abaixo.

5 benefícios do 5AM Club

Existem diversos benefícios em se acordar mais cedo (e dormir mais cedo consequentemente). Essas são as vantagens que o Clube das 5 da manhã podem te proporcionar:

  1. Menos interrupções: Ao acordar mais cedo, enquanto boa parte das outras pessoas estão dormindo, você vai ter tranquilidade e poucas distrações para fazer o que quiser.
  2. Planejamento do seu dia: Quando você se predispõe a acordar mais cedo com o 5AM Club, você define exatamente o que vai fazer e na maioria das vezes implementa uma rotina matinal para fazer as coisas que gostaria de fazer logo de manhã.
  3. Foco no seu desenvolvimento: Enquanto muitas pessoas acordam já no horário de entrar na sua rotina de trabalho, ao acordar mais cedo, você separa tempo dedicado para se desenvolver fisicamente e mentalmente.
  4. Mais disciplina: Ninguém gosta de acordar cedo, mas quase todo mundo gosta de ter acordado cedo. Ao criar o hábito de sair da cama todo dia de manhã cedinho, você está reforçando a sua disciplina e força de vontade.
  5. Mais positividade: Se você implementar rotinas de gratidão e afirmações positivas junto com o 5AM Club diariamente na sua manhã, estará reforçando uma mentalidade otimista.

Cuidados e “regras” do 5AM Club

Para você aproveitar ao máximo as suas manhãs e fazer com que elas sejam as mais produtivas possíveis, algumas regrinhas podem te ajudar ao implementar o 5AM Club.

Para começo de conversa, evite distrações triviais. Se for possível, não mexa no seu celular até ter terminado a sua rotina matinal do Clube das 5. Isso significa (por mais doloroso que possa parecer) não ver mensagens no Whatsapp, não abrir o Facebook, o Instagram ou o TikTok.

Uma dica boa para te auxiliar com a dependência do celular é comprar um despertador analógico especificamente para te ajudar a implementar o 5AM Club. Assim você não precisa nem pegar o celular para clicar no botão de soneca ou desligar o alarme e ter a tentação de dar uma olhada rápida em uma rede social.

Um outro ponto que é mais do que essencial é o sono. Não adianta nada acordar cedo todo os dias se você não está dormindo horas suficientes. Essa costuma ser a fórmula para fazer com que suas manhãs deixem de ser produtivas e para que mais cedo ou mais tarde você abandone esse hábito.

Por isso, não se prive de uma boa noite de sono. Para ter certeza que você conseguirá manter o 5AM Club, saiba quantas horas você precisa dormir e passe a dormir mais cedo para respeitar a quantidade de horas que você necessita.

No meu caso, cerca de 7 horas de sono é mais do que suficiente, então se quero acordar as 5h ou 6h, preciso dormir entre 22h e 23h. Uma boa dica é usar o Sleep Cycle para controlar a qualidade do seu sono e o tempo que você tem gasto dormindo a cada noite.

Clube das 5 da manhã adaptado para a minha realidade

Como eu falei no começo desse artigo eu acredito que qualquer método é uma diretriz que deve ser adaptada da melhor maneira possível para o que eu acredito e o 5AM Club não foge dessa regra.

Essas são as modificações que eu fiz e que me ajudaram a implementar o Clube das 5 na minha realidade e a manter o hábito de acordar cedo todos os dias:

  • Ao invés de acordar às 5h, acordo às 6h
  • Uso cerca de 2h30 na minha rotina matinal
  • Ao invés da Hora da Vitória, uso a rotina do Milagre da Manhã

Na prática, acordo às 6h todos os dias (com algumas poucas exceções). Eventualmente em dias que durmo um pouco mais tarde, acordo às 7h e a sensação de produtividade e de realização que eu tenho é incrível.

Saber que eu estou investindo tempo intencionalmente para me desenvolver e me tornar o meu melhor é uma coisa que me faz muito bem.

Como funciona a minha rotina matinal com o 5AM Club

Para você ter uma ideia e talvez te ajudar a moldar a sua rotina para o Clube das 5 da manhã, essa é a rotina que sigo todos os dias:

  • 6h: Para começar o 5AM Club, logo que eu acordo tomo um copo d’água e saio da cama. Demoro cerca de 15 minutos para fazer meu agradecimento diário no app Gratitude e ler minhas afirmações positivas.
  • 6h15: A primeira atividade do meu dia é uma das que considero mais importantes em relação ao meu propósito de ajudar outras pessoas, que é me dedicar a escrever para o Sua Produtividade por 1 hora.
  • 7h15: Depois disso, seguindo a minha rotina matinal de crescimento pessoal, leio por cerca de 45 minutos. Aqui eu não faço restrições ao tipo de livro, mas falando do que eu mais gosto, costumo ler livros sobre produtividade, ficção científica, histórias em quadrinhos e outros temas. Se quiser saber mais, me pergunte da minha lista de livros lidos esse ano nos comentários.
  • 8h: Para fechar a minha rotina matinal do 5AM Club, pratico exercícios. O mínimo básico que eu pratico são 50 flexões e 100 abdominais. Em dias que eu tenho a possibilidade tento correr cerca de 4km ou fazer uma série de exercícios com amigos. Isso pode demorar de 15 minutos até 1 hora dependendo das atividades.
  • 9h: Começo minha rotina dedicada à LUZ

Se você não tiver todo esse tempo livre, pode adaptar essa rotina matinal para a sua realidade, ler por menos tempo, fazer menos exercícios ou ficar menos do que uma hora escrevendo no seu projeto paralelo.

Como entrar para Clube das 5 da manhã

Se você quer se tornar um adepto do 5AM Club, tenha em mente que você não precisa mudar sua rotina completamente de uma hora para outra, é possível ir mudando aos poucos.

Se você não acorda tão cedo, não adianta começar às 5 da manhã, para entrar no Clube das 5 de forma natural, comece a acordar um pouco mais cedo a cada dia, até chegar no horário desejado.

Não se prenda a um horário fixo. Não existe nenhuma evidência que diga que é necessário acordar as 5 da manhã para que esse método funcione. A ideia é que você consiga fazer a sua manhã ser produtiva. Por isso, se você conseguir fazer as mesmas coisas acordando às 6h ou às 7h, vá em frente e seja feliz. Isso foi exatamente o que eu fiz. Só tenha certeza que, mesmo acordando mais tarde, você terá tempo para o seu desenvolvimento pessoal.

Para fechar, principalmente se você não for uma pessoa matinal, procure incentivo e inspiração para se manter fiel a esse novo hábito. Para isso, compartilhe experiências com outros adeptos, leia depoimentos de outros praticantes em blogs e combine com amigos de praticarem juntos. Uma outra forma simples é usar o 5AM Club App.

Conclusão

Acordar mais cedo e usar esse tempo intencionalmente para me aprimorar e me aproximar da pessoa que eu quero ser tem sido extremamente gratificante para mim. Me faz começar o dia com a sensação de que o dia já valeu a pena.

Além disso, um outro fator que me ajudou bastante foi adaptar o conteúdo do livro 5AM Club para a minha realidade e para os meus limites. Não acredito e não acho que você deva fazer tudo exatamente como mandam ou dizem que é o “certo”. A essência aqui é aproveitar o seu dia e investir tempo produtivo no seu desenvolvimento pessoal.

E você, já tentou praticar o clube das 5? Ainda pratica ou teve alguma dificuldade que te fez abandonar? Se praticar, compartilha comigo como é a sua rotina matinal aqui nos comentários.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

3 Comentários

Deixe uma resposta