Me dei conta esses dias que talvez eu ainda não tenha falado sobre a diferença entre produtivo e ocupado por aqui.

Se você não souber como diferenciar se você teve um dia produtivo ou ocupado, talvez faça sentido para você acompanhar essa reflexão de hoje.

Diferença entre produtivo e ocupado

A verdade é que se você faz muita coisa, mas não consegue realizar o que se planejou talvez esteja fazendo tarefas de pouco valor ou que não te levam a alcançar os seus objetivos.

Esse é o clássico ser humano ocupado.

Quando a gente “apaga incêndios”, se envolve demais nas demandas dos outros ou fica o dia inteiro fazendo tarefas operacionais, estamos no modo ocupado.

Isso não é necessariamente ruim, porque de fato existem atividades sem valor que precisam ser feitas. Esse só não pode ser o seu modelo padrão de atuação.

A principal diferença entre produtivo e ocupado é justamente você fazer com constância e intenção as tarefas e atividades que te aproximam dos seus objetivos e metas.

Como ser mais produtivo

Então se você está sentindo que ao final do dia você não conseguiu construir muitas coisas ou se já percebeu que não está conseguindo concretizar seus planos, talvez seja a hora de dar mais atenção para a sua produtividade.

Essa talvez seja a maior diferença entre produtivo e ocupado e as dicas que considero mais relevantes para você ser mais produtivo são:

  • Gerencie sua energia e não o seu tempo
  • Prepare a noite anterior (tenha uma rotina noturna)
  • Esqueça seu celular durante o período de trabalho
  • Se prepare para iniciar o dia (tenha uma rotina matinal)

Além dessas, se você gosta do assunto, talvez o meu post mais completo seja o guia da produtividade e também recomendo um outro post com as minhas principais referências e quem eu gosto de acompanhar.

Aproveitando, uma outra pessoa bem legal que já falou sobre produtividade e eu curto é o Josh Spector. Gosto tanto do que ele fala que escrevi um post com as 6 dicas de produtividade que ele usa.

Pra fechar, essa é uma das reflexões que eu considero mais importantes para entender se eu estou gastando o meu tempo da maneira como eu deveria ou não.

No fim do dia a ideia é começar a investir o seu tempo no que é realmente importante. Esse é o primeiro passo.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta