Seja 1% melhor todo dia e fique 37 vezes melhor em um ano. Parece loucura né?! Como fazer tão pouco pode levar a um resultado tão impactante?

A matemática é a seguinte, se você conseguir ficar 1% melhor todo dia ao longo de um período grande de um ano (ou seja, 365 vezes 1% melhor), você vai acabar muito melhor (aproximadamente 37 vezes o que você era inicialmente). Veja nesse gráfico:

Agora, como o próprio gráfico mostra, se você ficar 1% pior a cada dia durante esse mesmo ano, chegará a um declínio de quase zero.

Se o seu pensamento era de 1% x 365 = 3,65 vezes melhor, tem só um detalhe que é o justamente de pensar nessas melhorias pessoais como juros compostos, ou seja, você melhora 1% de um valor anterior que já estava melhorando e assim sucessivamente.

Hábitos são como juros compostos

A ideia por trás desse gráfico veio do livro Hábitos Atômicos, do James Clear (dá uma olhada no resumo que fiz dele aqui), simplesmente o melhor livro sobre hábitos na minha opinião.

Se você pensar como juros compostos, sempre que você melhora um pouquinho, está tendo um ganho sobre o que você já construiu e, cada vez mais, os resultados vão crescendo proporcionalmente.

Por isso eu tento sempre descartar o discurso de que o sucesso grandioso requer uma ação grandiosa. Isso simplesmente não é uma verdade.

Melhorar em 1% não é algo particularmente notável e nem difícil, às vezes nem é perceptível, mas no longo prazo é justamente esse ganho que vai te proporcionar ser muito melhor do que você já foi em qualquer coisa que você queira.

O poder das pequenas mudanças

Muitas vezes descartamos pequenas mudanças porque elas não parecem importar muito no momento:

  • Se você economizar um pouco de dinheiro agora, você ainda não será um milionário
  • Se você for à academia três dias seguidos, você ainda estará fora de forma
  • Se você estudar qualquer idioma por uma hora esta noite, você ainda não terá aprendido a língua

Por isso, tenha em mente que o sucesso é o produto de hábitos diários e não de transformações únicas na sua vida.

Se você passa a ser 1% melhor todo dia e se mantiver em uma trajetória positiva ao longo de um bom período, seus resultados irão aparecer:

  • O pouquinho de dinheiro economizado, irá se tornar uma boa grana
  • As idas à academia irão fazer sua saúde e corpo melhorarem
  • E o estudo de um idioma te fará conseguir se comunicar.

Uma história do livro Hábitos Atômicos

Vou resumir bem porque a história completa está no livro, mas o fato é real e bem explicado por lá. Se você quiser conhecer mais, separei esse post que conta de forma mais completa.

O que aconteceu foi que a equipe britânica de ciclismo depois de muito tempo sem ganhar nada (nem em Olimpíadas e nem no Tour de France), contratou um auxiliar (chamado Dave Brailsford) para ajudar nos processos, preparação e tudo mais.

O que ele implementou foi um compromisso implacável com uma estratégia que ele chamou de “a agregação de ganhos marginais”, que basicamente é a ideia de ser 1% melhor todo dia e procurar uma pequena margem de melhoria em tudo o que você faz.

Esses pequenos ganhos no preparo, na alimentação, nas rotinas e em tudo que a equipe de ciclismo fazia, fez (para transformar um história um pouco mais longo, em uma curta), com que depois de 5 anos, a equipe inglesa passasse a ser a mais vencedora de todos os tempos com medalhas em todas as Olimpíadas de 2004 a 2016, sem contar alguns títulos mundiais e vitórias no Tour de France.

Te falei sobre isso para que você realmente implemente na sua rotina a prática do 1% melhor todo dia.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta