O trabalho remoto, que já era uma realidade há muitos anos, se tornou mais popular especialmente após a pandemia do Covid-19, quando o conceito home office passou a fazer parte do cotidiano de milhares de pessoas da noite para o dia.

Esse método de trabalho inclusive evoluiu para o que chamamos de trabalho assíncrono que, em palavras simples, se trata de um trabalho remoto atualizado e aperfeiçoado, o qual permite que os funcionários desenvolvam suas atividades e façam contato com os colegas quando lhes for conveniente, maximizando a produtividade global.

O trabalho remoto tem funcionado muito bem e grandes corporações já informaram que manterão parte de suas operações nesse sistema, devido ao aumento da produtividade. No entanto, ainda há quem questione o comprometimento do pessoal envolvido.

Elon Musk, por exemplo, considerado um visionário por muitos, parece estar um tanto ‘atrasado’ nesse quesito… O famoso CEO da Tesla quer que seus funcionários estejam presentes na empresa pelo menos 40 horas por semana.

Musk acredita que sua presença física constante foi essencial para o sucesso da Tesla ao longo desses anos e que, do contrário, a empresa já teria falido há muito tempo. Em um e-mail interno, o CEO foi categórico: “Se você não aparecer, entenderemos que você renunciou”. 

Portanto, de um lado, temos empresas como Buffer, Doist, e Github que já operam 100% em trabalho remoto e assíncrono (e não parecem estar perto da falência). Do outro, temos CEOs dizendo que esse formato pode destruir a sua carreira. 

Então, como evitar comprometer a carreira? Isto é, como ser notado no trabalho remoto?

Se não há métricas, como ser notado no trabalho remoto?

No ambiente corporativo, a maneira mais simples para determinar a produtividade de um funcionário é por meio de uma métrica que seja capaz de demonstrar se você está fazendo um bom trabalho.

Essas métricas costumam ser quantificáveis, tais como o número de unidades entregues, de pedidos fechados, de clientes adquiridos, de views, de contatos realizados, entre outros. Mas o problema acontece quando:

  • os indicadores se referem a um departamento ou uma equipe inteira ou
  • não há como definir quantificadores para o trabalho executado.

Na ausência, portanto, de indicadores claros, a maioria dos profissionais apela para fazer seu trabalho da forma mais “visível” possível, respondendo e-mails e mensagens rapidamente, participando de diversas reuniões etc. 

Mas nem sempre isso é capaz de demonstrar quanto valor  você, de fato, agrega à companhia. Então, aqui vão três passos para construir e mostrar seu valor frente à organização:

1. Entenda o conceito de valor

Existem dois tipos de valor para um empresa, o valor intensivo e o extensivo:

  • Valor intensivo é referente a uma única habilidade específica: desenho, bordado em pérolas, rebobinagem de motores, programação em JavaScript. Ou seja, algo em que você é especialista de maneira que será lembrado quando alguém tiver qualquer dúvida nessa área.
  • Valor extensivo tem a ver com a sua maneira de se relacionar com os outros, se você é responsável por conectar as pessoas dentro de uma organização, de forma a manter as atividades correndo satisfatoriamente.

Ambos os caminhos podem levar ao sucesso, mas é importante que você escolha um ou outro. Ser mediano em ambos não será suficiente para ser notado no trabalho remoto. Se você escolher o valor intensivo:

  • faça aulas e cursos na área,
  • leia livros sobre o assunto,
  • abrace diferentes projetos para dominar o campo,
  • participe de comunidades fora da empresa,
  • crie relacionamento e tenha mentorias com especialistas,
  • encontre forma de mostrar sua expertise dentro da companhia;
  • o seu foco é estar sempre atualizado.

Já se você prefere desenvolver seu valor extensivo, então a chave é relacionamentos e networking. Você precisará se envolver em múltiplas áreas da organização, bem ao contrário do valor intensivo:

  • conheça cada departamento e como eles se relacionam um com o outro;
  • esteja a par dos projetos principais de cada departamento;
  • conheça as pessoas, seus pontos fortes e fracos, gostos, metas e medos;
  • ofereça ajuda sempre;
  • use seu relacionamento para conectar outras pessoas e facilitar o trabalho;
  • o seu foco é construir uma rede de relacionamento consigo no centro.

2. Crie sua própria avaliação de desempenho

Após definir que tipo de valor você quer agregar à empresa, você precisa descobrir como demonstrar esse valor dentro da companhia, através de uma avaliação de desempenho capaz de representar o seu diferencial.

Por exemplo, se você trabalha com vendas, simplesmente mostrar quantos negócios foram fechados pode ser uma métrica muito superficial. Não testemunha a qualidade do cliente adquirido ou a dificuldade do acesso superado, por exemplo.

Portanto, no início de um determinado período, seja um ano ou um trimestre, por exemplo, identifique qual a melhor maneira de você medir seu sucesso dentro da sua área de atuação. Para isso:

  • escolha métricas simples de mensurar mas que demonstrem progresso semanal;
  • selecione uma narrativa e atenha-se a ela – se você ficar trocando de sistema de avaliação, não haverá nenhum progresso a ser acompanhado;
  • associe suas métricas com os objetivos da empresa – quanto o seu trabalho particular está colaborando com as metas da organização?

3. Envie atualizações regulares

Quando se trata de ser notado no trabalho remoto, você precisa se concentrar em como irá comunicar o seu progresso para quem realmente importa. Você não pode ficar esperando sua liderança ou o RH vir atrás e pedir um relatório.

Especialmente porque você está operando em trabalho remoto, você pode mostrar iniciativa e enviar seus resultados mensais ou semanais para seu supervisor ou para o RH. Quem e quando você terá de eleger, de acordo com seu ambiente de trabalho. O importante é manter as partes relevantes atualizadas.

Mas cuidado: há uma linha tênue entre manter as pessoas atualizadas e sobrecarregá-las com informações a seu respeito. Para ajudar, você pode se fazer algumas perguntas pontuais, tais como:

  • Que projetos você desenvolveu este mês?
  • Como esses projetos impactam na companhia como um todo?
  • De que formas você foi além do que se espera de você?
  • De acordo com suas próprias metas, onde e como você progrediu?

Lembre-se: o objetivo é deixar seu relatório claro e com os detalhes essenciais, embora sucinto (concentre-se entre 250 a 300 palavras, no máximo). Por fim, não se esqueça de manter um registro completo, para saber de onde a avaliação deverá partir no próximo período.  

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta