Se você quer chegar nas soluções certas, precisa aprender como definir problemas da maneira correta.

Na minha opinião a melhor maneira de fazer isso é definindo esse problema da maneira mais precisa possível, assim você terá mais facilidade para chegar em uma solução.

Pra mim, sempre que você está mais perto de entender a causa de forma clara, fica mais fácil de entender as consequências.

Como definir problemas

Se o seu problema é que você “está se sentindo mal”, vai ser quase impossível chegar em uma solução que te ajude, afinal de contas se sentir mal pode ter uma infinidade de causas diferentes.

Agora, se você define o seu problema como “eu dormi mal ontem e não faço exercícios tem duas semanas”, as soluções começam a ficar bem claras.

Nesse caso, bastaria ter uma boa noite de sono e voltar a praticar exercícios. Viu como é fácil chegar em uma solução quando você entende como definir problemas de maneira precisa?

Esse post foi inspirado em um trecho da newsletter 3-2-1 do James Clear. Recomendo bastante que você assine ela e leia o livro Hábitos Atômicos que ele escreveu.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta