Causa ou consequência? Toda vez que você resolve um problema ou executa uma tarefa, você sabe identificar se está seguindo em frente ou se está apagando apenas mais um incêndio?

É muito comum nos sentirmos super produtivos quando vamos eliminando todas as tarefas da nossa lista diariamente, mas será que só ser um bom executor te torna produtivo?

Uma reflexão que eu tenho feito cada vez mais é sobre cada atividade, tarefa ou problema que eu executo. Tenho tentado me perguntar se ele é causa ou consequência.

Causa ou Consequência

Um “problema consequência” é um resultado de um problema maior que está acontecendo (e vai continuar acontecendo até você resolver).

Um exemplo simples da lógica de causa ou consequência é um casa com um telhado ruim que tem goteiras e deixa a sua casa cheia de poças. Se você não estiver atento, pode passar uma vida inteira enxugando poças do chão (que são problemas consequentes da goteira), quando deveria mesmo consertar o telhado (o verdadeiro “problema causa”).

Quantas vezes eu não passei dias e mais dias resolvendo pendências no suporte da LUZ referente a um erro em uma planilha (consequência), mas quando na verdade o que eu devia fazer era parar e ajustar a planilha (causa) para que aquele erro relatado não existisse mais?

Foram algumas para ser sincero e, por isso mesmo, tento ficar sempre vigilante para corrigir os problemas que geram novos problemas e para fazer as tarefas que me movem para a frente.

No nosso dia a dia é muito comum realizarmos tarefas extremamente operacionais ou resolver problemas estúpidos com a sensação que somos excelentes executores. O problema é que se essas tarefas ou problemas forem apenas consequências que surgem todos os dias porque nossa estrutura está desorganizada ou falha.

Por mais produtivo que você seja, com o tempo, com certeza você vai ficar cansado, estressado e sem saco nenhum para resolver mais esse tipo de problema. E sabe qual é o pior? Que a causa ainda estará lá gerando mais problemas cotidianamente.

Mentalidade de Sistemas

Um livro que me ajudou bastante nessa reflexão foi o Systems Mindset, do Sam Carpenter.

A proposta é simples, olhe para os seus sistemas e resolva os problemas que originam mais problemas. Faça as tarefas que impedem de surgir novas tarefas.

Isso vale tanto para a sua vida profissional como para a pessoal. Quando você entende como os seus mecanismos funcionam (seja a sua casa, o seu relacionamento ou a forma como você trabalha), você está mais perto de entender se eles são causa ou consequência.

Gosto muito desse exercício diário em 4 passos que pode te ajudar nessa análise.

Quando um novo problema surgir, você deve se perguntar se você está corrigindo uma causa ou consequência.

Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta