O paradoxo da produtividade diz que quanto mais tempo você trabalhar, menos coisas irá fazer.

O que é o paradoxo da produtividade

Pode parecer confuso, mas a verdade é que quanto mais tempo você separa para uma determinada tarefa, menos resultado ou coisas prontas você terá. Eu cheguei a falar um pouco desse paradoxo no artigo da Lei de Parkinson.

cyril parkinson lei de parkinson gráfico

A lógica do paradoxo da produtividade (e da Lei de Parkinson) é que o trabalho vai se expandir para ocupar o tempo disponível até o prazo definido.

Por isso, quando você estabelece horas ou prazos para o seu trabalho, muito provavelmente vai encontrar maneiras pouco produtivas para ocupar esse tempo e entregar o resultado dentro do prazo (mas nunca antes).

Como fazer mais em menos tempo

A minha sugestão aqui é que você trabalhe de maneira focada, fazendo sprints, descansando e repetindo o processo até conseguir finalizar suas tarefas. Siga repetindo esse processo que você nunca mais vai finalizar atividades no limite do prazo.

Para te mostrar que é possível ter essa mentalidade, eu fiz um sprint para escrever diversos artigos aqui para o blog de uma vez. Então ao invés de estabelecer um prazo de 1 mês para escrever 8 artigos, mudei a lógica e sentei a bunda na cadeira e fui escrevendo até terminar.

Só para você ter uma ideia, o que eu talvez fosse demorar 1 mês de forma pouco estruturada eu consegui fazer em um único dia (esse é o oitavo artigo que estou escrevendo hoje, em um sábado que tirei exclusivamente para me dedicar ao blog).

Esse post foi inspirado pelo Sahil Bloom

banner post blog - produtividade sincera
Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta