A comparação de escrita de pedaços de textos que você escreve é um recursos que pode te permitir entender se você chegou onde gostaria de chegar ou não.
Comparação de Escrita
Então a dica de hoje é de sempre que você for escrever um texto (que pode ser um post no seu blog, um email ou um relatório no trabalho) compare o seu primeiro com o último parágrafo.
Eles fazem sentido quando comparados? Essa comparação de escrita pode te mostrar se você realmente chegou onde gostaria ou se perdeu ao longo do caminho.
Lembro de uma conversa com uma das minhas professoras da faculdade onde ela falava que fazia algo bem parecido para corrigir monografias e trabalhos de conclusão de curso. Ela dizia que sempre lia a introdução e conclusão do texto para entender se faziam sentido entre si e, se algo estava faltando, era exatamente o que ela buscava quando lia o resto.
Inspiração no mundo dos filmes
Um recurso similar ao da comparação de escrita que é muito empregado por diretores de filmes é a simetria entre a cena inicial e a cena final de suas obras.
Esse é um vídeo bom demais e me abriu para uma percepção que eu não tinha antes ao ver filmes. Curti e indico ver, afinal só tem filmaço e vai te fazer lembrar de algumas boas cenas (pelo menos foi o que eu senti):
Pra variar, essa foi mais uma referência que eu recebi na newsletter do Josh Spector. Vale muito a pena assinar.
Espero que essa técnica te ajude a fazer textos que façam mais sentido e, consequentemente, que exista uma retenção maior do conhecimento para o seu leitor.