Eu acredito que não exista um dia que passe sem eu ter feito alguma busca no Google. Não sei você, mas uso o Chrome como meu navegador padrão e o Google como minha ferramenta de pesquisa e recomendo que você faça o mesmo.

E se a busca no Google é tão presente na minha rotina (e talvez seja na sua também), nada melhor do que entender o seu funcionamento e como fazer pesquisas de maneira mais assertivas.

Vi essas 8 dicas em uma sequência de tweets do Chris Hladczuk e achei que valia a pena compartilhar com você.

Como fazer sua busca no Google ser muito melhor

1 – Use “aspas” para ser mais assertivo

Exemplo: “consultoria estratégica”

Ao usar o termo buscado entre aspas, você indica para a busca no Google que quer ver apenas resultados desse termo exatamente como ele está, sem retornar valores para só uma palavra ou outra.

2 – Use a barra vertical |(ou)

Exemplo: matriz de eisenhower | método moscow

A barra vertical funciona como um OU. A ideia é buscar duas palavras ou termos em um mesmo momento sem que eles estejam relacionados. Normalmente é útil quando você está na dúvida exata do que quer de resultado entre termos similares e não quer saber da relação entre eles.

busca no google uso da barra vertical ou

2 – Use hífen – para negativar palavras

Exemplo: manga -mangá

Nesse caso, estou indicando para a busca no Google que o termo mangá não deve ser encontrado. Essa é uma forma de “negativar” uma determinada palavra que não deve ser encontrada.

3 – Use o til ~

Exemplo: consultoria ~financeira

Nesse caso, você vai encontrar sinônimos para a palavra financeira (que pode incluir finanças, financeiro, etc)

5 – Use site: para resultados do site escolhido

Exemplo: ferramentas site:suaprodutividade.com.br

Se você já sabe que quer ver apenas os resultados de um determinado site, pode indicar para a busca no Google que quer isso digitando site:link do site depois do termo buscado.

O primeiro resultado mostrado é a categoria de ferramentas aqui do site, como você pode ver abaixo:

busca no google uso do site

6 – Use dois pontos .. para intervalos de tempo

Exemplo: James Clear 2019..2020

Ao usar os dois pontos entre anos, você indica para o Google que deseja apenas resultados no período indicado. Isso serve para encontrar filmes que você quer ver em um determinado período, posts de um blog para datas específicas e outros fins.

7 – Use location: para locais específicos

Exemplo: flamengo: montevideo

Assim como fizemos com o site:, você pode usar o location: para especificar um determinado local geográfico da sua busca. Nesse exemplo, estou buscando notícias do flamengo relacionadas a Montevideu, local onde será disputada a final da Libertadores desse ano (2021)

8 – Use filetype:

Exemplo: habit tracker filetype:xls

Essa é uma das melhores dicas aqui, pois permite que você busque por tipos de arquivo. Gosto de usar para encontrar arquivos de planilhas ou em pdf mais facilmente.

busca no google uso do filetype
Rafael Avila

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Deixe uma resposta